Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Museu é o mundo

Domingo fui à exposição de Hélio Oiticica, Museu é o mundo, com a curadoria do seu próprio filho César Oiticica entre outros. Na instalação o artista carioca (1937-1980), acredito eu quer nos transmitir a sensação do inacabado, pois todas as obras são criadas com restos de materiais de construção, você pode andar pela areia, brita entre outras sensações táteis o olfato também é aguçado com o inconfundível cheiro de terra molhada, os pés maltratados pelas britas. Há outros trabalhos como vídeos, desenhos, pintoras, esculturas, escritos e quadros.
A princípio não gostei das obras, pois me incomodava de alguma maneira que não sei definir com palavras terrenas, o incompleto dentro de cada um de nós é ressaltado contra a nossa vontade e talvez isso seja o incômodo, a vontade de esconder.
A exposição vai até 22 de fevereiro e fica no Museu nacional, o acesso é livre para todas as idades e gratuito, vale a pena conferir.







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A China pelo olhar de uma estrangeira

Está acontecendo uma exposição sobre a China sob a perspectiva da fotógrafa Graça Seligma. A amostra é composta por vídeos, fotos e objetos adornados com fotos tiradas em Pequim, Xangai e na Grande Muralha tudo isso você encontra lá no Museu nacional no térreo (aquele perto da rodoviária). Quem quiser conhecer mais sobre a cultura do curioso e diferente país pode ir até o dia 30 de janeiro, o acesso é livre e a entrada é franca.



Não existe cargos pequenos, existem pessoas pequenas...

Sexta-feira assisti um filme muito legal inspirado no clássico da literatura: As viagens de Gulliver! Que óbvio!
A história é incrível, trata-se de um cara que trabalha na expedição de um jornal há 10 anos, chega um novo funcionário e em apenas um dia este é promovido fazendo Gulliver questionar-se quanto suas atitudes profissionais. Ele entra no escritório de uma editora que ele paquera em silêncio há tempos e ela entende que ele se voluntaria para fazer uma expedição ao triângulo das bermudas de barco e sozinho, ela passa por uma tempestade e entra em um furacão invertido acordando em Liliputh, um país de pessoas pequeninas, o resto você vai ter que ver o filme, pois é a partir daí que começa tudo e Gulliver recupera sua auto-estima de maneira irreverente.
A obra proporciona muitas risadas e reflexões ao final.
Em mim, deu um dor de cabeça e quase fiquei vesga, pois o assisti em 3D, detestei, peguei um óculos gorduroso em uma embalagem plástica que estava escrito: ESTERELIZADO! Deviam colocar: ESTERELIZADO não DESENGORDURADO, nem HIGIENIZADO!
Assisti o filme com minha amiga e os dois filhos dela, agradeci imensamente por não ter filhos e essa vontade ficou tão looooooooooonge.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Observem bem as fotos e comparem, podem ser semelhantes. Vocês irão se perguntar se não se trata dos mesmos lugares. A verdade é que são estados diferentes a primeira é da Vila Rabelo, uma invasão aqui no Distrito Federal e as outras das enchentes do Rio de Janeiro deste ano.








            Poderíamos até mesmo afirmar que é o antes e o depois. Os governantes possuem em suas mãos a possibilidade de evitar ambos os desastres(o quase todos os outros), a diferença do DF é que isso ainda não aconteceu por um “milagre”, pois se chover com a mesma intensidade que vêm acontecendo nos outros estados isso inevitavelmente acontecerá.
            A situação trágica é uma combinação de ocupação desordenada dos espaços, construção sobre solo instável, problema de moradia e irresponsabilidade tanto dos governantes como das famílias que ali residem.
            É muita ignorância dizer que as pessoas só moram ali por não ter outro local para abrigar suas famílias, em partes isso é verdade. Porém aqui em Brasília há um mercado sujo de lotes públicos. Muitos indivíduos conseguem mais de um espaço, o vendem e continuam nesse processo de “esperteza” enquanto tantos outros que necessitam muito mais que ele nunca obtém esse benefício garantido na constituição.
A responsabilidade do poder público está na falta de políticas públicas eficientes para solucionar o grave problema de habitação tanto no DF como no Rio de Janeiro, assim como todos os demais estados.
Essas tragédias são todas iminentes, buracos, bueiros entupidos (também por falta de educação da população) a falta de manutenção do poder público e sua irresponsabilidade ocasionam milhares de mortes, desabrigados, prejuízos financeiros e morais. É preciso a população se instruir mais, cobrar mais, exercer seu papel de cidadão conhecedor de seus direitos e deveres, ou vamos todas as férias assistir pela televisão, pessoalmente ou viver essa situação, todos os anos sim, pois ano passado assistimos logo na passagem de ano inúmeros desastres e esse ano é a mesma coisa, será que o sofrimento humano vai se tornar banal?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Animais não são brinquedos


Hoje assisti uma reportagem no Jornal de Brasília que me emocionou bastante, trata-se de um casal que cuida de um lar abrigo para cães e gatos abandonados, em sua maioria maltratados e encontrados na rua. Esses animais são castrados, vacinados, vermifugados e recebem atendimento veterinário.
São lindos filhotes, jovens e adultos que esperam uma ajuda financeira, um lar ou até mesmo um carinho e brincadeiras, tudo isso você pode doar junto ou separadamente. Pois por mês eles têm gastos com materiais de limpeza como água sanitária e sabão em pó, ração para cães e gatos, vacinas, shampoo para higienização dos cães, remédios diversos entre outros. As doações podem ser feitas pelas contas:


Banco do Brasil 

Ag. 0941-5 
c/c 40168-4 
Tipo Poupança 



CEF 

Ag. 0804 
c/c 21686-3 

Operação 13


ou ligue para o Augusto Abrigo e saiba mais. Os telefones são: (61) 3603-1774 e (61) 9156-4441  


Todo final de ano muitos animais são abandonados à própria sorte nas ruas da cidade, ajude um a ter o final feliz, uma casa com papai e mamãe, carinho, brincadeiras e uma caminha para dormir tenho absoluta certeza que serão agradecidos com muitas lambidas, rabos balançando, latidos alegres e companhia fiel e amiga. Eu já fiz isso e posso afirmar que vale muito à pena, ganhei uma cachorrinha do meu pai tem uns dois anos e ela me ensinou a ser uma pessoa melhor.

olha a cara dessa safadinha querendo brincar de bolinha


São muitas histórias tristes que você pode mudar.




sábado, 8 de janeiro de 2011

Dicas para comprar material escolar

Todo início de ano é a mesma correria, vai acabando as férias, as festas e se iniciando os compromissos financeiros IPTU, IPVA, as faturas chegam. Uma preocupação inevitável para quem tem crianças em idade escolar são as listas de material e livros didáticos.
Com a intenção de ajudar o PROCON realizou uma pesquisa por cidade satélite apontando as diferenças de preços que chegam até 140% de diferença, uma das mais caras foi Taguatinga, porém eu tenho de chamar atenção para a amostra que foi utilizada para se chegar aos resultados, foram investigadas somente as papelarias e livrarias grandes e caras como as que ficam nos shoppings, por exemplo.
Confira a pesquisa completa no site: www.procon.df.gov.br, com os nomes das papelarias e suas respectivas localidades.
Acho importante essa pesquisa por parte do PROCON, pois assim está cumprindo seu papel em defesa do consumidor, porém não são todas as papelarias pesquisadas, nem poderia ser pois dispensa um grande investimento financeiro para isso. O resultado é tendencioso.
Em suma, é importante o consumidor visitar diferentes estabelecimentos para comparar preços, pois tenho absoluta certeza que com essa atitude o indivíduo tende a fazer o melhor negócio, fiz também uma pesquisa informal de preços aqui em Taguatinga, visitei seis papelarias e encontrei os melhores preços de cadernos, lápis de cor e os demais componentes escolares nas papelarias do Taguacenter e M norte, onde pude perceber diferenças de até R$ 5,00 em um mesmo produto, assim como preços muito bons para materiais de qualidade, mas sem decorações de personagens. Não se deixe levar pelas aparências das lojas em pequenos armarinhos também encontrei algumas promoções especiais. Sem falar que há a possibilidade de comprar por atacado em locais com o Armarinhos São Paulo em Taguatinga, junte pessoas da família, grupos de pais, etc.
            Acredito que a pesquisa tem justamente a intenção de alertar os consumidores nas discrepâncias de preços que existem em diversos estabelecimentos e localidades. Fique de olho, pesquise e não gaste dinheiro à toa e não deixe para a última hora!




Pensamento positivo

Apesar de ainda não ter uma turma para dar aula, não aguentei esperar e fiz o caderno para planos de aulas que há muito tempo vinha idealizando na minha cabeça. Fui hoje à loja várias lojas de tecidos próximas a minha casa e encontrei este tão charmoso tricoline marrom chocolate estampado com a cor rosa bebê, ainda fiz uma composição com fitas de cetim, pano e renda, coloquei uma fita no centro para amarrar com laço e um marcador de páginas.
Amei meu caderno, agora só falta a escola, minha turma, os meus pequenos e os beijos molhados que eles gostam de dar.






CORPOS REDONDOS