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quinta-feira, 31 de março de 2011

Plano de aula - Letra M na semana da alimentação

PROFESSORA MIRELLA AZENHA
JARDIM VESPERTINO
COMPONENTE CURRICULAR: LINGUAGEM E MATEMÁTICA
CONTEÚDO:  LETRA M, PALAVRAS: MELANCIA E MORANGO, NÚMEROS 7 E 8.

31/03/2011 QUINTA-FEIRA

Recepção:  Receber os alunos em sala e esperar 5 minutos para descer ao pátio para realizar a oração e cantar ( A nossa aula agora... ), voltar em fila para a sala e iniciar rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, Alongamento, músicas e relaxamento. Leitura compartilhada da História: Maria Melancia, Carlos Eduardo Fialho, editora Salada de frutas.

Competências:
v  Reconhecer a letra M e caixa alta e cursiva, maiúscula e minúscula,
v  Distinguir letra cursiva de letra de imprensa,
v  Escrever a letra M maiúscula e minúscula cursiva (Jardim II),
v  Numerar quantidades de letras nas palavras MELANCIA E MORANGO.
v  Grafar os números 7 e 8.

Desenvolvimento:

Entregar para cada aluno a letra M grafada nas quatro formas, para que façam suas hipóteses sobre as identidades das mesmas. Mostrar no quadro a diferença dessas letras (imprensa e cursiva).
M
m
M
m
Fazer uma espécie de bingo com as letras e pedir que pintem de cores determinadas pela professora. Essa tira com a letra M deve ser fixada no caderno de sala. Investigar se algum aluno conhece alguma fruta cujo nome comece com a letra M. falar dos benefícios da ingestão da melancia e morango. Com o papel criativo fazer moldes nos formatos das referidas frutas. Expor as frutas na mesa com o nome de cada criança escrito e convidá-las a buscar as suas. Colar a fruta e as palavras no caderno e fazer o bingo das letras, contar a quantidade de letras em cada e grafar no espaço adequado. Ao final fazer acabamento com cola colorida verde e preta para folhas, casca e sementes respectivamente.
Dever de casa: (  ) caderno    (  ) livro
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Recursos: letras móveis, lápis de escrever, moldes já cortados e identificados, papel criativo na cor vermelha, cola, tesura, lápis de cor, giz de cera, cola coloria ou guache nas cores verde e preto.

Fontes de pesquisa:
Alfabetização sem Bá-bé-bi-bó-bu, Carlos Gagliari.

terça-feira, 29 de março de 2011

Plano de aula - Artes Paul Cézanne

 Vasos, cesta e frutas, 1888/90 - Paul Cézanne
PROFESSORA MIRELLA AZENHA
JARDIM VESPERTINO
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS E ARTES
CONTEÚDO: MY LUNCHBOX E PAUL CÉZANNE

29/03/2011 TERÇA-FEIRA

                                                      


                                                 


Recepção:

Receber os alunos em sala e esperar 5 minutos para descer ao pátio para realizar a oração e cantar ( A nossa aula agora... ), voltar em fila para a sala e iniciar rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, Alongamento, músicas e relaxamento. Leitura compartilhada da História: A patinha Esmeralda, página 3 do livro Uma história por dia.

Objetivos

§    Conhecer vocabulário sobre alimentação palavras
§    Utilizar os termos aprendidos em situações conflito,
§    Apreciar e conhecer Paul Cézanne,
§    Produzir trabalho artístico inspirado no artista (natureza morta),
§    Interpretar obras do artista (ler).

Desenvolvimento

            Iniciar a aula perguntando quais artistas eles já conheceram nas aulas, relembrar mostrando imagens usadas e os trabalhos produzidos pelos alunos. Apresentar o artista Paul Cézanne, suas obras, preferências de temas, materiais para confecção de pinturas entre outros aspectos. Entregar para os alunos frutas para eles pintarem com tinta guache e compor quando secar uma cesta de frutas (natureza morta). Levar molde de cesta de palha feita com papel marrom e papel crepom para imitar uma toalha ou pano. No horário do lanche falar os nomes dos alimentos que as crianças trouxerem em inglês e mostrar ainda alguns que faltarem no livro didático. Realizar atividades propostas no livro.


Recreação: Parquinho e filme A era do gelo 3


Recursos: Papel crepom branco ou de cor bem clara, papel marrom, moldes recortados, tinta guache, ramos de trigo, livros de inglês.


Fontes de pesquisa

Grandes artistas vida e obra, Editora Melhoramentos, 2004. Páginas 113-163.







Plano de aula - Alimentação saudável


PROFESSORA MIRELLA AZENHA
JARDIM VESPERTINO
COMPONENTE CURRICULAR: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

SEGUNDA-FEIRA 28/03/2011

Recepção:
Receber os alunos em sala e esperar 5 minutos para descer ao pátio para realizar a oração e cantar ( A nossa aula agora... ), voltar em fila para a sala e iniciar rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, Alongamento, músicas e relaxamento. Leitura compartilhada da História: O concerto dos gatos, página 8 do livro Uma história por dia.

Objetivos

§      Conhecer sobre hábitos de alimentação saudável,
§      Entender benefícios para o corpo através da alimentação,
§      Compreender os malefícios de uma alimentação desregrada,

Desenvolvimento

Iniciar a aula com alguma história ou notícia sobre alimentação saudável, discutir com os alunos sobre os hábitos errados de alimentação, se eles conhecem esses erros. Levar para a sala recortes de jornais e revistas de alimentos industrializados como salgadinhos e refrigerantes e de alimentos saudáveis como frutas e legumes.
 As crianças irão produzir cartazes mostrando os alimentos que possuem muita gordura, açúcar e sal e os alimentos saudáveis. Dispor revistas e tesouras para que as crianças busquem tais alimentos.

Dever de casa: 

Jardim 2 Caderno de casa: Desenhe ou recorte de jornais e revistas os alimentos que sua família consome e é muito saudável (tente escrever os nomes) e Agora faça o mesmo com os alimentos pouco saudáveis (tente escrever os nomes). Jardim 1 - Caderno de casa: DESENHE OU RECORTE DE JORNAIS E REVISTAS OS ALIMENTOS QUE SUA FAMÍLIA CONSOME E É MUITO SAUDÁVEL(espaço) AGORA FAÇA O MESMO COM OS ALIMENTOS POUCO SAUDÁVEIS:

Recursos

            Imagens de alimentos, lápis, borracha, apontador, giz de cera, folha A3, cola branca.

Fontes de pesquisa


essa atividade foi um sucesso!


Cute colors - Coelhinhos

Cansada de tanto perder essas figurinhas que tanto amo e uso para fazer as decorações funcionais em sala resolvi arquivá-las em meu blog. Como estamos chegando na páscoa vou colocar primeiro os coelhinhos. As fontes de pesquisas que usei foram os domínios que hospedam essas imagens como o site magiagifs.com.br




































Ler, pensar e treinar para escrever


                Ontem encontrei na minha estante esse livro que comprei há uns cinco anos quando entrei na faculdade de artes e não sabia nada de nada. Tranquei a faculdade e esqueci o livro.
É um manual rápido destinado a jornalistas e profissionais do texto, mas pode ajudar também os estudantes ou quem se interesse pela escrita. Escrito por Dad Squarisi e Arlete Salvador, A arte de escrever bem, da Editora Contexto, oferece boas dicas de como tecer um texto objetivo, claro e sucinto. Com exemplos de antes e depois mostra de que maneira se pode trocar verbos, eliminar palavras, os vícios de linguagem, técnicas de jogos de palavras entre outras medidas. A obra é disposta de capítulos rápidos de até duas páginas, as letras são grandes e a linguagem de fácil compreensão, em 40 minutos li 52 das 105 páginas. os pensamentos que me  chamaram atenção foram esses trechos:
O texto passa a existir muito antes de tomar corpo a tela. Nasce, primeiro, na cabeça do autor. A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática. (página 13)
Falar bem não é dom divino. Fala bem – como nadar bem, escrever bem, saltar bem – é habilidade. Exige treino. (página 52)
Vai me ajudar já que estou escrevendo meu projeto de pesquisa.

Segue a dica o livro pode ser encontrado nas Livrarias Saraiva site ele custa R$ 27,00 e 20,50 o livro digital.

segunda-feira, 28 de março de 2011

cores primárias, pintura com bolinha de gude

Nesse dia, eu ensinei as cores primárias em inglês e aproveitei para executar uma atividade que há muito tempo tinha vontade: a pintura com bolinha de gude é bem simples basta mergulhar as bolinhas de gude nos potes de tinta guache, retirar com uma colher e colocá-las dentro de uma caixa de sapatos com uma folha fixada com fita crepe no fundo, fechar a caixa e entregar para a criança movimentar o mais rápido o possível, as criança ficam empolgadíssimas.
obs: não entreguem nenhuma bolinha de gude aos alunos, pode ser perigoso, essa atividade fiz um a um, pedindo atenção de todos exigindo palmas para os trabalhos produzidos após sua conclusão, afim de desenvolver o respeito pelo trabalho alheio.

Planos de aulas

resolví abrir um novo marcador aqui no blog, serão os planos de aulas que uso nas minha aulas e os registros delas.

Professora: Mirella Azenha        
Turma: Jardim                        
Turno: Vespertino                      
Disciplina: artes e inglês
Conteúdo: cores secundárias


Data: 15/03/2011 (terça-feira)
RECEPÇÃO
Receber os alunos em sala, esperar alguns minutos até que todos cheguem (10 minutos), levar as crianças ao pátio para fazer a oração com as outras turmas. Voltar à sala e iniciar a rotina diária: quantos somos hoje?, calendário, músicas, alongamento e roda de conversa.
OBJETIVOS

  • Nomear cores em inglês (purple, Orange and Green),
  • Revisar as cores primárias aprendidas na semana passada,
  • Conhecer as cores secundárias (laranja, roxo e verde),
  • Perceber as cores originadas da mistura das cores primárias (azul, amarelo e vermelho),
  • Experimentar sensações táteis através do contato com a tinta,
  • Despertar o prazer no fazer artístico,
  • Estimular a leitura de obras,
  • Conhecer o artista brasileiro Romero Brito, assim como suas obras.

DESENVOLVIMENTO

Após rotina diária, em roda de conversa perguntar quem se lembra das cores primárias (o objetivo é que eles lembrem esses nomes e os pronuncie em inglês), expor os tubos de cola colorida sobre a mesa e apontar pedindo seus nomes na língua indicada. Mostrar a foto do artista Romero Brito e suas obras explorando os instrumentos que ele pode ter usado para confeccioná-las, cores, formas texturas. Explicar às crianças que misturando aquelas cores surgirão novas cores as quais eles irão descobrir na atividade do dia. Usar o papel canson para colocar fazer as misturas e o trabalho proposto. Na metade do tempo a aula será interrompida para lanche e recreação no parquinho. Na volta as crianças pintarão desenho no estilo Romero Brito.

RECURSOS

Papel canson, tinta guache, pincéis, impressões e livros que falem sobre o referido artista e cola colorida.           
FONTES DE PESQUISA

Referencial Curricular para a Educação Infantil, volume 3, páginas 86, tópico: artes plásticas. E site www.apostilasdigitais.com.br

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O trabalho que confeccionei para estudar o artista eu não gostei pois era uma atividade somente para pintar, não podia dar em outra coisa senão na vulgaridade, mas hoje eu faria de outra maneira, colocaria à disposição dos alunos diversas formas geométricas para que eles pudessem compor algo figurativo e usar outros materiais como a tinta guache, giz de cera, lápis de cor.

Registro aqui a atividade a respeito das cores concluídas, após secagem resolvi imprimir os nomes das cores em inglês para que os aluno pudessem identificar a grafia, ligando-as a cor.



quarta-feira, 23 de março de 2011

Capital cultural


No nosso encontro de hoje assistimos a segunda parte do Filme Nós que aqui estamos por vós esperamos disponível no youtube http://www.youtube.com/watch?v=1gX5s-LE5u8&feature=related, novamente com início no cemitério onde o enredo parece avivar as histórias dos personagens. Nesse trecho o que mais me impressionou foram as transformações que as profissões, ocupações sofreram em minha opinião em tão curto espaço de tempo, em um dia o operário rosqueia parafusos no outro precisa dominar a máquina que faz isso, outra encaixota cigarros e torna-se telefonista tem um ainda que era engenheiro e passa a vender maçãs nas vias públicas, as relações de direitos trabalhistas também ganham espaço, a segurança no trabalho era outra. A construção do muro de Berlin e sua queda em duas imagens unidas. A revolução cultural e sua herança de morte, o formigueiro humano em Serra Pelada, as minas na Índia, o mexicano que nunca viu televisão, mas gostava de Coca cola, o Crash da bolsa de valores.

A discussão relembrou o último encontro onde conhecemos um pouco sobre a Sociedade agrária, industrial e do conhecimento. A ênfase esteve sobre esse último. Com o apoio em um trecho do Livro de BOUDIEU pude conhecer sobre o capital cultural que é a moeda de troca na contemporaneidade. O francês afirma nesse trecho que o capital cultural depende da família, mas precisamente do grupo familiar, do acúmulo de experiências culturais e intelectuais que esta possua e possa transmitir aos filhos, pois a formação desses não depende exclusivamente da “educação bancária”. Ele fala também da hierarquização do capital em questão, em miúdos cada peça de teatro, livro, espetáculo que você tem a oportunidade de conhecer aumenta degraus nessa escala “evolutiva”, o nível de investimento cultural garantirá essa ascensão, inferimos ainda que a quantidade de filhos que uma família possui influencia nessa qualidade de cultura, é diretamente afetada, ter muitos filhos é sinônimo de  falta de investimento nesse setor.
O mundo atual te cobra isso, esse patrimônio cultural próprio, hoje não é prioridade ter apenas um punhado de terra, ou o capital estamos na era do conhecimento.
p.s A referência deste texto está manuscrita no documento.


CORPOS REDONDOS