Seguidores

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pintura de mandalas

Essa atividade é simples, basta buscar mandalas no google e imprimir. Pedi para as crianças pintarem, é uma atividade bem relaxante, eu fiz e expliquei que era uma forma de meditar consegui um bom resultado. Depois coloquei essa faixa de papel colorido atrás  e colei em uma folha branca.






Pintura com bolinha de sabão

            Essa pintura é muito simples e bem barata também, coloca-se anilina em uma mistura de água para fazer bolinha de sabão em usei somente 3 cores e ficou muito bom. Entrega-se uma folha para cada criança em um grupo de 3 e um potinho de bolinha de sabão de cor diferente para cada um, a criança deve soprar as bolinhas e deixar que elas pousem ou estourem perto do papel. As crianças acham lindo o efeito.






Pintura com barbantes

Essa atividade é uma das minhas preferidas!
Passo-a-passo:  1º Forrar o chão,
2º Colocar a tinta nos pratos,
3º Cortar os barbantes,
4º Em pequenos grupos de crianças entregar uma folha grossa e mostrar como fazer essa pintura.
Mergulhar o barbante na tinta, apertar para tirar o excesso e colocar em cima da folha da maneira que quiser. 
P.s. Quem quiser, pode adicionar um pouco de cola à tinta para fixar melhor o barbante na folha (suporte). Tanto pode ser deixado o barbante na folha, como pode-se  usar o barbante só para pintar sem deixá-lo.




Pintura com giz de quadro colorido

           As fotos não ficaram muito boas ou talvez ficassem melhor em papel preto, essa atividade é feita com giz de quadro molhado em uma solução de uma parte de cola para 4 de água, coloca-se os giz nessa mistura em um prato fica melhor e pede-se que as crianças desenhem livremente. Ao vivo, o resultado é bastante interessante e diferente, a solução não deixa que o desenho saia, é uma espécie de fixador.








Pintura cega com bolinha de gude

Essa atividade precisa de muita atenção e as crianças não podem pegar na bolinha de gude por motivos óbvios (elas podem engolir). 
Materiais necessários: Caixa de sapato, bolinha de gude, fita crepe, colheres, tinta guache, papel canson ou outro que seja durinho.
Execução: Coloquei as tinta na petisqueira e chamei as crianças uma a uma, mas com uma grande platéia, pois elas ficam muito curiosas, fixei a folha no fundo da caixa e perguntei quais cores de tintas elas queriam e ia colocando delicadamente em cima da folha, fechei a caixa com fita adesiva e pedi que balançassem muito forte da maneira e tempo que elas desejassem.
As fotos estão fora de ordem, ainda não sei mexer muito bem nesse recurso aqui no blog.









Intervenção fotográfica

                  Essa atividade é muito interessante, pois estimula a criança perceber e inventar uma proporção para um corpo, para economizar tempo em sala, eu levo bastante imagens já recortadas e peço que as crianças escolham sua preferida, a escolha deles é bastante surpreendente. Colo em uma folha e entrego aos pequenos pedindo que eles desenhem o que estiver faltando. As figuras podem ser bastante variadas como meia pessoa, um sapato grande, um braço etc. Peço que pintem, e, para finalizar, passar uma canetinha no contorno. Essa atitude á importante para que as crianças treinem a coordenação motora.




Pintura chapiscada com Jackson Pollock

          Para essa atividade apresentei o Artista Plástico Norte americano Jackson Pollock, mostrei suas obras e expliquei com ele as realizava. Diluí novamente as tintas mais grossas em água, forrei o chão com jornal e entreguei para um grupo de 6 crianças uma folha branca (canson) para cada, assim que uma terminava entreguei uma preta. Com os palitos de picolé dentro do copo descartável a criança deveria balançar bastante para jogar os pingos dentro do papel, as obras ficaram maravilhosas.
             Para ficar bem claro, essa atividade faz muita sujeira e as crianças ficar cheias de pingos por todos os lados, eu não tenho problema algum com os pais, e se tiver explico à eles o objetivo desses trabalhos e o desenvolvimento valioso que seus filhos irão ter com tal ação, tais como: Estímulo à criatividade, apreciação e prazer pelo fazer artístico, respeito pela produção alheia, colaboração e compartilhamento de materiais entre muitas outras.
               Ao final, vale muito a pena ver cada rostinho orgulhoso observando suas obras sem parar.




















CORPOS REDONDOS