Hoje venho trazer uma dica de onde fazer cursos virtuais, na verdade um local onde fiz e gostei muito. É a Escola Virtual da Fundação Bradesco http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx Eu fiz o curso: De acordo com o novo acordo, que fala sobre a novo acordo ortográfico. A plataforma de curso é bem dinâmica, atrativa pois usa situações do cotidiano, além de ser animada (em desenho animado). Lá são oferecidos cursos variados de informática, comportamento, escrita, fotografia entre outros, são mais de 30 cursos com variados períodos para a conclusão. Basta você se cadastrar e se matricular nos cursos à sua escolha e com certificado de conclusão. Vale à pena!
Um cantinho de artesanatos, ideias, educação, planejamentos, passo-a-passo "tudo junto e misturado!"
Seguidores
terça-feira, 14 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Jacaré de papelão, caixa de ovo e outras ideias
Ideias para trabalhar os seres vivos, os répteis, a letra J, o fonema /j/, a cor verde, musicalização, a proporção, a reciclagem, criatividade e preservação do meio ambiente...
Atividade 1:
Atividade 2: Faça um retângulo. Recorte conforme o desenho. Monte o Jacaré. Desenhe os detalhes do jacaré.
Atividade 3: Pintura na mão.
Atividade 4: Origami/dobradura que balança.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Roteiro para 3ª semana de aula
Roteiro de aula para 3º semana de
agosto de 2012
Segunda-feira,
13 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Linguagem e matemática.
Conteúdos:
Identificando
a cor azul no ambiente e noções de grandezas: Leve/pesado.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à
videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão
trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças
ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar.
Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às
11h15min= Brincar de imitar carros com as
crianças, cada crianças poderá imitar indo para a direção que quizer, depois
mostrar como ficou bagunçado, e mostrar que se andarmos na mesma direção tudo
pode melhorar, fazer uma fila de “carros” e mostrar como é melhor se andarmos
na mesma direção. Fazer atividade
xerocada: Pequenino (a), complete os tentáculos do polvo, depois
pinte bem bonito! Sentar com as crianças e mostrar fotos de paisagens,
perguntar as cores contidas no elemetos das fotos para as crianças. Pintar
usando tinta guache uma folha branca, fazendo as imagens ao modo das crianças.
11h15 às
11h30min= Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Terça-feira, 14 de agosto
de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos:
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à
videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão
trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças
ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar.
Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às
11h10min=
Levar as crianças em um tour pela escola dessa vez as crianças é que dirão
o que há em cada espaço, indicando as cores entre outros detalhes. Fazer
atividade em folha branca com o título:
Minha escola! Entregar para as crianças um retângulo amarelo, elas colarão
na folha e desenharão a escola. Ir ao parquinho. Fazer atividade da página 42
do livro de natureza e sociedade:
“Pinte o espaço que vocÊ mais gosta na escola”. Conversar com as crianças sobre
os amiguinhos da escola, quem é o melhor amigo, quem se parece com as figuras,
etc. E a página 44 do mesmo livro: “ilustre, aqui, os rostinhos de alguns
coleguinhas da sua escola”
11h10
às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Quarta-feira, 15 de
agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às
11h30min).
Conteúdos: Fixando a vogal O e Numeral
4.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min
às 08h35min= Observar a página 145 do livro de
linguagem, “Pinte de acordo com as indicações”. Obeservar e identificar a cor
vermelha, perguntar: quais são os alimentos vermelhos? encontrar na sala
objetos vermelhos, fazer isso com as demais cores da atividade (amarelo e
azul).
08h35min
às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às
10h00min= Brincar de chefinho mandou
explorando as direções, usando os membros. Fazer
atividade xerocada: Estrelinha, está na hora do lanche vamos
procurar alguns alimentos para essas crianças comerem? Fazer atividade da página 146 do livro de
matemática: use giz de cera e pinte cada bandeira de uma cor. Fazer adivinhas
usando as cores das bandeiras antes das crianças pintarem. Fazer atividade da
página 124: “Pinte com a mesma cor os balões que têm a mesma cor”. Brincar de
corrida de barquinhos ou bolinhas de papel, cada criança terá o se estes serão
colocados em umponto de partida, elas deverão assoprar os objetos de papel,
ganhar quem conseguir chegar ao ponto final apenas assoprando.
10h20min
às 11h30min= Natação ou educação física.
Organizar a sala e mochilas para a saída.
Quinta-feira, 16 de
agosto 2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Numeral 4
e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min
às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e
inglês.
08h35min às
9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min= Perguntar ao alunos o que eles
observam no caminho de suas casas até a escola. Conversar sobre esse
assunto. Fazer atividade sobre o tema no
livro de natureza e sociedade na página 45: “Faça o caminho da criança até
chegar a escola.” E fazer a página 46 do
mesmo livro: “Usando giz de cera, leve cada um até a escola.”
11h15 às
11h25min= Fazer momento de relaxamento até
a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Sexta-feira, 17 de agosto
de 2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min
às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Fixando a
vogal O e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min às 08h35min= Brincar de dança da cadeiras, relembrar as
cores estudadas, vogais, formas geométricas, identificados estes nos objetos
presentes.
08h35min às
9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min= Colocar as crianças sentadas em
círculo. Distribuir fichas amarelas, azuis, vermelhas. Cada aluno recebe uma
ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada
um deve possuir apenas um cor. Solicitar que um de cada vez se desloque para o
centro do círculo para pegar um objetos com a cor de sua ficha e mostre aos
colegas. Continuar a a atividade até que todos tenham participado. Pula-pula,
momento de relaxamento, momento da história, conversar e desenhar a história. Fazer atividade da página 111 do livro
de linguagem: “Ligue um ponto ao outro e descubra a figura que formou.”
11h15
às 11h25min= Preparar a sala para a saída.
Fazer brincadeiras até o momento de sair.
domingo, 5 de agosto de 2012
Roteiro de aula para 2ª semana de aula
Roteiro de aula para 2º semana de
agosto de 2012
Segunda-feira,
06 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Linguagem e
matemática.
Conteúdos:
Fixando
a vogal O e Numeral 4.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à
videoteca, assistir clipes e vídeos:_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e
lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar.
Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às
11h15min= Brincar de imitar carros com as
crianças, cada crianças poderá imitar indo para a direção que quizer, depois
mostrar como ficou bagunçado, e mostrar que se andarmos na mesma direção tudo
pode melhorar, fazer uma fila de “carros” e mostrar como é melhor se andarmos
na mesma direção. Fazer atividade
xerocada: Pequenino (a), complete os tentáculos do polvo, depois
pinte bem bonito! Sentar com as crianças e mostrar fotos de paisagens,
perguntar as cores contidas no elemetos das fotos para as crianças. Pintar
usando tinta guache uma folha branca, fazendo as imagens ao modo das crianças.
11h15 às
11h30min= Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Terça-feira, 07 de agosto
de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos: Numeral 4 e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à
videoteca, assistir clipes e
vídeos:_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e
lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar.
Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às
11h10min=
Levar as crianças em um tour pela escola dessa vez as crianças é que dirão
o que há em cada espaço, indicando as cores entre outros detalhes. Fazer
atividade em folha branca com o título:
Minha escola! Entregar para as crianças um retângulo amarelo, elas colarão
na folha e desenharão a escola. Ir ao parquinho. Fazer atividade da página 42
do livro de natureza e sociedade:
“Pinte o espaço que vocÊ mais gosta na escola”. Conversar com as crianças sobre
os amiguinhos da escola, quem é o melhor amigo, quem se parece com as figuras,
etc. E a página 44 do mesmo livro: “ilustre, aqui, os rostinhos de alguns
coleguinhas da sua escola”
11h10
às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Quarta-feira, 08 de
agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às
11h30min).
Conteúdos: Fixando a vogal O e Numeral
4.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min
às 08h35min= Observar a página 145 do livro de
linguagem, “Pinte de acordo com as indicações”. Obeservar e identificar a cor
vermelha, perguntar: quais são os alimentos vermelhos? encontrar na sala
objetos vermelhos, fazer isso com as demais cores da atividade (amarelo e
azul).
08h35min
às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às
10h00min= Brincar de chefinho mandou
explorando as direções, usando os membros. Fazer
atividade xerocada: Estrelinha, está na hora do lanche vamos
procurar alguns alimentos para essas crianças comerem? Fazer atividade da página 146 do livro de
matemática: use giz de cera e pinte cada bandeira de uma cor. Fazer adivinhas
usando as cores das bandeiras antes das crianças pintarem. Fazer atividade da
página 124: “Pinte com a mesma cor os balões que têm a mesma cor”. Brincar de
corrida de barquinhos ou bolinhas de papel, cada criança terá o se estes serão
colocados em umponto de partida, elas deverão assoprar os objetos de papel,
ganhar quem conseguir chegar ao ponto final apenas assoprando.
10h20min
às 11h30min= Natação ou educação física.
Organizar a sala e mochilas para a saída.
Quinta-feira, 09 de
agosto 2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Numeral 4
e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min
às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e
inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração,
cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min= Perguntar ao alunos o que eles
observam no caminho de suas casas até a escola. Conversar sobre esse
assunto. Fazer atividade sobre o tema no
livro de natureza e sociedade na página 45: “Faça o caminho da criança até
chegar a escola.” E fazer a página 46 do
mesmo livro: “Usando giz de cera, leve cada um até a escola.”
11h15 às
11h25min= Fazer momento de relaxamento até
a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Sexta-feira, 10 de agosto
de 2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min
às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Fixando a
vogal O e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min às
08h35min= Brincar de dança da cadeiras,
relembrar as cores estudadas, vogais, formas geométricas, identificados estes
nos objetos presentes.
08h35min às
9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min= Colocar as crianças sentadas em
círculo. Distribuir fichas amarelas, azuis, vermelhas. Cada aluno recebe uma
ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada
um deve possuir apenas um cor. Solicitar que um de cada vez se desloque para o
centro do círculo para pegar um objetos com a cor de sua ficha e mostre aos
colegas. Continuar a a atividade até que todos tenham participado. Pula-pula,
momento de relaxamento, momento da história, conversar e desenhar a história. Fazer atividade da página 111 do livro
de linguagem: “Ligue um ponto ao outro e descubra a figura que formou.”
11h15
às 11h25min= Preparar a sala para a saída.
Fazer brincadeiras até o momento de sair.
Roteiro de aula para 1ª semana de agosto
iro de aula para 1º semana de agosto
de 2012
Terça-feira,
31 de julho de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos: Noções de quantidades: Cheio/vazio
e O corpo humano.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas. Conversar sobre as férias, o que cada um fez, quem viajou,
quem passou, contar para as crianças o que eu fiz nesse período.
Organizar a sala para a saída,
levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h00min
às 08h30min= Organizar fila para ir à
videoteca, assistir clipes e
vídeos:__________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e
lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar.
Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às
11h10min=
Relembrar os conceitos de cheio e vazio. Disponilibilizar 2 repicientes
de preferência iguais. Encher um com água e não colocar nada no outro e
perguntar para as crianças qual está vazio e qual está cheio. Trocar os objetos
de lugar e repetir a pergunta. Pegar a caixa de brinquedos e esvaziar colocando
os brinquedos no chão. Perguntar se a caixa está cheio ou vazio. Pedir para as
crianças encherem a caixa. Fazer
atividade da página 119, do livro de matemática: “Observe as caixas de
fósforos. Cole palitos para que a caixa vazia fique com muitos palitos.”
Cantar com as crianças as músicas: ♪♫ Cabeça,
ombro, joelho e pé, pop-pop, estátua, roda-roda... ♪♫ entre outras que envolvam
movimentos corporais. Explicar para as crianças o que é corpo e quais são as
suas partes. Deitar uma criança pequena em cima do papel pardo e fazer o seu
contorno. Reunir 2 ou 3 grupos de crianças para produzirem o boneco (roupas,
cabelos, rosto etc). Pintar o palhacinho e recortar suas partes para as
crianças montarem livremente, em folha branca.
Levar as crianças ao parquinho (10h00min às 10h20min).
Fazer atividade xerocada:
11h10
às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Quarta-feira,
01 de agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às
11h30min).
Conteúdos: Vogal O e noções de
quantidades: Cheio/vazio.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min
às 08h35min= abrir a página 71 do livro de linguagem: “Esta é a vogal O.”
Explorar, a partir desta atividade, as palavras com mais de uma letra ”O”.
Depois, pesquisar e recortar outras palavras com as mesmas características. 08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir
ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as
mesas.
09h10min
às 10h00min= Fazer a vogal O no chão e pedir
para as crianças passarem por cima. Brinca com o jogo dos nomes das crianças
explorando a busca da vogal O. Fazer
atividade da página 73 do livro de linguagem: “Use cola colorida para
contornar a vogal O.” Relembrar com as
crianças os conceitos de cheio e vazio. Organiar dois grupos de crianças e
utilizar a técnicas GV/GO (Grupo que verbaliza {ação} e grupo que observa). O
primeiro grupo receberá um molde no formato de jarro de água e a professora
pedirá que eles pintem a figura utilizando tinta guache de maneira que o jarro
fique cheio. Trocar ideias com as crianças sobre esses conceitos. Trocar os
grupos e fazer o mesmo com as crianças.
Fazer atividade xerocada:
10h20min às 11h30min= Natação ou
educação física. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Quinta-feira, 02 de agosto
2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Noções de
quantidades: Cheio/vazio e O corpo humano.
07h30min
às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e
inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração,
cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min=
Fazer atividade xerocada:
Levar as crianças ao parquinho (10h00min às 10h20min).
11h15 às
11h25min= Fazer momento de relaxamento até
a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Sexta-feira, 03 de agosto de
2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min
às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Vogal O e
O corpo humano.
07h30min
às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de
conversa e músicas.
08h00min às
08h35min=
08h35min às
9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro,
fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às
11h15min=
11h15
às 11h25min= Preparar a sala para a saída.
Fazer brincadeiras até o momento de sair.
a saída.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Se tem uma coisa que é difícil achar orientações são os temidos relatórios. Muitas professoras simplesmente detestam fazer essa atividade....
-
Aluno 41 Lucas é um aluno educado, alegre, curioso em relação a novos conhecimentos. Demonstra prazer em ler, está sempre pedindo por ...
-
Componente curricular: Linguagem e matemática Conteúdo: Vogal E, palavra ESCADA/ESTRELA e número 3 Dia: Quarta-feira Data: 04/05/2011. Re...