Seguidores

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cursos Virtuais Gratuitos

Olá leitores!

Hoje venho trazer uma dica de onde fazer cursos virtuais, na verdade um local onde fiz e gostei muito. É a Escola Virtual da Fundação Bradesco http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx Eu fiz o curso: De acordo com o novo acordo, que fala sobre a novo acordo ortográfico. A plataforma de curso é bem dinâmica, atrativa pois usa situações do cotidiano, além de ser animada (em desenho animado). Lá são oferecidos cursos variados de informática, comportamento, escrita, fotografia entre outros, são mais de 30 cursos com variados períodos para a conclusão. Basta você se cadastrar e se matricular nos cursos à sua escolha e com certificado de conclusão. Vale à pena!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jacaré de papelão, caixa de ovo e outras ideias


Ideias para trabalhar os seres vivos, os répteis, a letra J, o fonema /j/, a cor verde, musicalização, a proporção, a reciclagem, criatividade e preservação do meio ambiente...
Atividade 1:
Atividade 2: Faça um retângulo. Recorte conforme o desenho. Monte o Jacaré. Desenhe os detalhes do jacaré.


Atividade 3: Pintura na mão.
 Atividade 4: Origami/dobradura que balança.





segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Roteiro para 3ª semana de aula


Roteiro de aula para 3º semana de agosto de 2012


Segunda-feira, 13 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Linguagem e matemática.
Conteúdos: Identificando a cor azul no ambiente e noções de grandezas: Leve/pesado.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Brincar de imitar carros com as crianças, cada crianças poderá imitar indo para a direção que quizer, depois mostrar como ficou bagunçado, e mostrar que se andarmos na mesma direção tudo pode melhorar, fazer uma fila de “carros” e mostrar como é melhor se andarmos na mesma direção. Fazer atividade xerocada: Pequenino (a), complete os tentáculos do polvo, depois pinte bem bonito! Sentar com as crianças e mostrar fotos de paisagens, perguntar as cores contidas no elemetos das fotos para as crianças. Pintar usando tinta guache uma folha branca, fazendo as imagens ao modo das crianças.
11h15 às 11h30min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Terça-feira, 14 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos:
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 11h10min=  Levar as crianças em um tour  pela escola dessa vez as crianças é que dirão o que há em cada espaço, indicando as cores entre outros detalhes. Fazer atividade em folha branca com o título: Minha escola! Entregar para as crianças um retângulo amarelo, elas colarão na folha e desenharão a escola. Ir ao parquinho. Fazer atividade da página 42 do livro de natureza e sociedade: “Pinte o espaço que vocÊ mais gosta na escola”. Conversar com as crianças sobre os amiguinhos da escola, quem é o melhor amigo, quem se parece com as figuras, etc. E a página 44 do mesmo livro: “ilustre, aqui, os rostinhos de alguns coleguinhas da sua escola”
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.


Quarta-feira, 15 de agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdos: Fixando a vogal O e Numeral 4.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min às 08h35min= Observar a página 145 do livro de linguagem, “Pinte de acordo com as indicações”. Obeservar e identificar a cor vermelha, perguntar: quais são os alimentos vermelhos? encontrar na sala objetos vermelhos, fazer isso com as demais cores da atividade (amarelo e azul).
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Brincar de chefinho mandou explorando as direções, usando os membros. Fazer atividade xerocada: Estrelinha, está na hora do lanche vamos procurar alguns alimentos para essas crianças comerem?  Fazer atividade da página 146 do livro de matemática: use giz de cera e pinte cada bandeira de uma cor. Fazer adivinhas usando as cores das bandeiras antes das crianças pintarem. Fazer atividade da página 124: “Pinte com a mesma cor os balões que têm a mesma cor”. Brincar de corrida de barquinhos ou bolinhas de papel, cada criança terá o se estes serão colocados em umponto de partida, elas deverão assoprar os objetos de papel, ganhar quem conseguir chegar ao ponto final apenas assoprando.
10h20min às 11h30min= Natação ou educação física. Organizar a sala e mochilas para a saída.    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Quinta-feira, 16 de agosto 2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Numeral 4 e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Perguntar ao alunos o que eles observam no caminho de suas casas até a escola. Conversar sobre esse assunto.  Fazer atividade sobre o tema no livro de natureza e sociedade na página 45: “Faça o caminho da criança até chegar a escola.”  E fazer a página 46 do mesmo livro: “Usando giz de cera, leve cada um até a escola.”
11h15 às 11h25min= Fazer momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.



Sexta-feira, 17 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Fixando a vogal O e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h35min= Brincar de dança da cadeiras, relembrar as cores estudadas, vogais, formas geométricas, identificados estes nos objetos presentes.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Colocar as crianças sentadas em círculo. Distribuir fichas amarelas, azuis, vermelhas. Cada aluno recebe uma ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada um deve possuir apenas um cor. Solicitar que um de cada vez se desloque para o centro do círculo para pegar um objetos com a cor de sua ficha e mostre aos colegas. Continuar a a atividade até que todos tenham participado. Pula-pula, momento de relaxamento, momento da história, conversar e desenhar a história. Fazer atividade da página 111 do livro de linguagem: “Ligue um ponto ao outro e descubra a figura que formou.”
11h15 às 11h25min= Preparar a sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair. 

domingo, 5 de agosto de 2012

Roteiro de aula para 2ª semana de aula


Roteiro de aula para 2º semana de agosto de 2012


Segunda-feira, 06 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Linguagem e matemática.
Conteúdos: Fixando a vogal O e Numeral 4.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes e vídeos:_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________ Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Brincar de imitar carros com as crianças, cada crianças poderá imitar indo para a direção que quizer, depois mostrar como ficou bagunçado, e mostrar que se andarmos na mesma direção tudo pode melhorar, fazer uma fila de “carros” e mostrar como é melhor se andarmos na mesma direção. Fazer atividade xerocada: Pequenino (a), complete os tentáculos do polvo, depois pinte bem bonito! Sentar com as crianças e mostrar fotos de paisagens, perguntar as cores contidas no elemetos das fotos para as crianças. Pintar usando tinta guache uma folha branca, fazendo as imagens ao modo das crianças.
11h15 às 11h30min= Organizar a sala e mochilas para a saída.
Terça-feira, 07 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos: Numeral 4 e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes e vídeos:_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________ Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.

08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 11h10min=  Levar as crianças em um tour  pela escola dessa vez as crianças é que dirão o que há em cada espaço, indicando as cores entre outros detalhes. Fazer atividade em folha branca com o título: Minha escola! Entregar para as crianças um retângulo amarelo, elas colarão na folha e desenharão a escola. Ir ao parquinho. Fazer atividade da página 42 do livro de natureza e sociedade: “Pinte o espaço que vocÊ mais gosta na escola”. Conversar com as crianças sobre os amiguinhos da escola, quem é o melhor amigo, quem se parece com as figuras, etc. E a página 44 do mesmo livro: “ilustre, aqui, os rostinhos de alguns coleguinhas da sua escola”
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.
Quarta-feira, 08 de agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdos: Fixando a vogal O e Numeral 4.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min às 08h35min= Observar a página 145 do livro de linguagem, “Pinte de acordo com as indicações”. Obeservar e identificar a cor vermelha, perguntar: quais são os alimentos vermelhos? encontrar na sala objetos vermelhos, fazer isso com as demais cores da atividade (amarelo e azul).
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Brincar de chefinho mandou explorando as direções, usando os membros. Fazer atividade xerocada: Estrelinha, está na hora do lanche vamos procurar alguns alimentos para essas crianças comerem?  Fazer atividade da página 146 do livro de matemática: use giz de cera e pinte cada bandeira de uma cor. Fazer adivinhas usando as cores das bandeiras antes das crianças pintarem. Fazer atividade da página 124: “Pinte com a mesma cor os balões que têm a mesma cor”. Brincar de corrida de barquinhos ou bolinhas de papel, cada criança terá o se estes serão colocados em umponto de partida, elas deverão assoprar os objetos de papel, ganhar quem conseguir chegar ao ponto final apenas assoprando.
10h20min às 11h30min= Natação ou educação física. Organizar a sala e mochilas para a saída.       
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
Quinta-feira, 09 de agosto 2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Numeral 4 e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Perguntar ao alunos o que eles observam no caminho de suas casas até a escola. Conversar sobre esse assunto.  Fazer atividade sobre o tema no livro de natureza e sociedade na página 45: “Faça o caminho da criança até chegar a escola.”  E fazer a página 46 do mesmo livro: “Usando giz de cera, leve cada um até a escola.”
11h15 às 11h25min= Fazer momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Sexta-feira, 10 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Fixando a vogal O e Entendendo cada parte do corpo.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h35min= Brincar de dança da cadeiras, relembrar as cores estudadas, vogais, formas geométricas, identificados estes nos objetos presentes.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Colocar as crianças sentadas em círculo. Distribuir fichas amarelas, azuis, vermelhas. Cada aluno recebe uma ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada um deve possuir apenas um cor. Solicitar que um de cada vez se desloque para o centro do círculo para pegar um objetos com a cor de sua ficha e mostre aos colegas. Continuar a a atividade até que todos tenham participado. Pula-pula, momento de relaxamento, momento da história, conversar e desenhar a história. Fazer atividade da página 111 do livro de linguagem: “Ligue um ponto ao outro e descubra a figura que formou.”
11h15 às 11h25min= Preparar a sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair.


Roteiro de aula para 1ª semana de agosto


iro de aula para 1º semana de agosto de 2012


Terça-feira, 31 de julho de 2012.
Componentes curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos: Noções de quantidades: Cheio/vazio e O corpo humano.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas. Conversar sobre as férias, o que cada um fez, quem viajou, quem passou, contar para as crianças o que eu fiz nesse período.
Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes e vídeos:__________________________________________________________
____________________________________________________________________________ Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 11h10min=  Relembrar os conceitos de cheio e vazio. Disponilibilizar 2 repicientes de preferência iguais. Encher um com água e não colocar nada no outro e perguntar para as crianças qual está vazio e qual está cheio. Trocar os objetos de lugar e repetir a pergunta. Pegar a caixa de brinquedos e esvaziar colocando os brinquedos no chão. Perguntar se a caixa está cheio ou vazio. Pedir para as crianças encherem a caixa. Fazer atividade da página 119, do livro de matemática: “Observe as caixas de fósforos. Cole palitos para que a caixa vazia fique com muitos palitos.”
Cantar com as crianças as músicas: ♫ Cabeça, ombro, joelho e pé, pop-pop, estátua, roda-roda... ♪♫ entre outras que envolvam movimentos corporais. Explicar para as crianças o que é corpo e quais são as suas partes. Deitar uma criança pequena em cima do papel pardo e fazer o seu contorno. Reunir 2 ou 3 grupos de crianças para produzirem o boneco (roupas, cabelos, rosto etc). Pintar o palhacinho e recortar suas partes para as crianças montarem livremente, em folha branca.
Levar as crianças ao parquinho (10h00min às 10h20min).
Fazer atividade xerocada:
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.

Quarta-feira, 01 de agosto de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdos: Vogal O e noções de quantidades: Cheio/vazio.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min às 08h35min= abrir a página 71 do livro de linguagem: “Esta é a vogal O.” Explorar, a partir desta atividade, as palavras com mais de uma letra ”O”. Depois, pesquisar e recortar outras palavras com as mesmas características. 08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Fazer a vogal O no chão e pedir para as crianças passarem por cima. Brinca com o jogo dos nomes das crianças explorando a busca da vogal O. Fazer atividade da página 73 do livro de linguagem: “Use cola colorida para contornar a vogal O.”  Relembrar com as crianças os conceitos de cheio e vazio. Organiar dois grupos de crianças e utilizar a técnicas GV/GO (Grupo que verbaliza {ação} e grupo que observa). O primeiro grupo receberá um molde no formato de jarro de água e a professora pedirá que eles pintem a figura utilizando tinta guache de maneira que o jarro fique cheio. Trocar ideias com as crianças sobre esses conceitos. Trocar os grupos e fazer o mesmo com as crianças.
Fazer atividade xerocada:
 10h20min às 11h30min= Natação ou educação física. Organizar a sala e mochilas para a saída.      
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Quinta-feira, 02 de agosto 2012.
Componentes curriculares: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdos: Noções de quantidades: Cheio/vazio e O corpo humano.
07h30min às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min=
Fazer atividade xerocada:
Levar as crianças ao parquinho (10h00min às 10h20min).
11h15 às 11h25min= Fazer momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.


Sexta-feira, 03 de agosto de 2012.
Componentes curriculares: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdos: Vogal O e O corpo humano.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h35min=
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min=
11h15 às 11h25min= Preparar a sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair.
 a saída.            
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

CORPOS REDONDOS