sábado, 21 de maio de 2011

Plano de aula: Encontros vocálicos

Componente curricular: Linguagem
Conteúdo: Encontros vocálicos AI, e OI

Recepção:

Receber os alunos em sala e encaminhá-los ao pátio para oração e música, ir ao banheiro e bebedouro. Ir para a sala de aula e iniciar a rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, música, alongamento e leitura compartilhada da história:_______________________________________.

Competências:
A Compreender os resultados da junção das vogais,
A Escrever os encontros vocálicos AI e OI,
A Identificar os referidos encontros,
A Escrever os encontros,
A Perceber o uso social dos encontros Ai e oi,

Desenvolvimento:

Primeiro momento: No quadro, grafar as letras A, E, I, O, U e ir perguntando para alguns alunos que eu julgar ainda ter dificuldades com a identificação nas vogais. Juntar as vogais no quadro e perguntar o que forma, o que é quando usamos. Eu vou desenhar no quadro situações em que se usam os encontros citados para as crianças identificarem e grafar no ar. Entregar atividade onde as crianças colarão papéis picados ou pintaram com os dedos os encontros em molde vazado. Desenharão situações de uso dos encontros vocálicos e escreverão esses em balões disponíveis na própria atividade.


Fazer pausa para higiene, lanche, recreação e higiene.


Segundo momento: terminar atividade iniciada no primeiro momento.

Dever de casa: (     ) Caderno  ( X ) Livro: Os alunos do Jardim 2 levarão os livros didáticos para casa e resolver os exercícios propostos para esse conteúdo.
Jardim 1:  Colar papéis picados nos encontros AI, OI e UI, desenhar e grafá-los.

Recursos: Atividades xerocadas, tesouras, cola, material de registro, papel criativo, cola colorida ou tinta.

Fontes de pesquisa:
Coleção eu gosto, livro do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário