Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Plano de aula - Letra M na semana da alimentação

PROFESSORA MIRELLA AZENHA
JARDIM VESPERTINO
COMPONENTE CURRICULAR: LINGUAGEM E MATEMÁTICA
CONTEÚDO:  LETRA M, PALAVRAS: MELANCIA E MORANGO, NÚMEROS 7 E 8.

31/03/2011 QUINTA-FEIRA

Recepção:  Receber os alunos em sala e esperar 5 minutos para descer ao pátio para realizar a oração e cantar ( A nossa aula agora... ), voltar em fila para a sala e iniciar rotina diária com calendário, quantos somos hoje?, Alongamento, músicas e relaxamento. Leitura compartilhada da História: Maria Melancia, Carlos Eduardo Fialho, editora Salada de frutas.

Competências:
v  Reconhecer a letra M e caixa alta e cursiva, maiúscula e minúscula,
v  Distinguir letra cursiva de letra de imprensa,
v  Escrever a letra M maiúscula e minúscula cursiva (Jardim II),
v  Numerar quantidades de letras nas palavras MELANCIA E MORANGO.
v  Grafar os números 7 e 8.

Desenvolvimento:

Entregar para cada aluno a letra M grafada nas quatro formas, para que façam suas hipóteses sobre as identidades das mesmas. Mostrar no quadro a diferença dessas letras (imprensa e cursiva).
M
m
M
m
Fazer uma espécie de bingo com as letras e pedir que pintem de cores determinadas pela professora. Essa tira com a letra M deve ser fixada no caderno de sala. Investigar se algum aluno conhece alguma fruta cujo nome comece com a letra M. falar dos benefícios da ingestão da melancia e morango. Com o papel criativo fazer moldes nos formatos das referidas frutas. Expor as frutas na mesa com o nome de cada criança escrito e convidá-las a buscar as suas. Colar a fruta e as palavras no caderno e fazer o bingo das letras, contar a quantidade de letras em cada e grafar no espaço adequado. Ao final fazer acabamento com cola colorida verde e preta para folhas, casca e sementes respectivamente.
Dever de casa: (  ) caderno    (  ) livro
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Recursos: letras móveis, lápis de escrever, moldes já cortados e identificados, papel criativo na cor vermelha, cola, tesura, lápis de cor, giz de cera, cola coloria ou guache nas cores verde e preto.

Fontes de pesquisa:
Alfabetização sem Bá-bé-bi-bó-bu, Carlos Gagliari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...