Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Modelos de relatórios

Se tem uma coisa que é difícil achar orientações são os temidos relatórios. Muitas professoras simplesmente detestam fazer essa atividade. Eu entendo, também não gosto. Esse desgosto se dá por inúmeras razões, entre elas a falta de conhecimentos para a confecção destes e a pouca prática de redação. Eu APANHEI muito para aprender um pouquinho sobre o assunto e resolvi postar. Quem sabe pode ajudar alguém né?
Por se tratar de um documento importante, é preferível colocar a logo da escola e um cabeçalho informativo com nome da escola, professora, turma, turno, bimestre.

Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

A Allana é uma criança colaborativa, está sempre disposta a ajudar quando solicitada. Gosta de acompanhar a organização pré e pós as atividades. Eventualmente se desentende com seus amigos em disputas por lugares, fazendo uso dos empurrões e choro para conquistar o que deseja. Nesses momentos efetuamos a intervenção e conversamos com os envolvidos na busca coletiva por soluções. Sua adaptação pós-férias aconteceu sem nenhuma ocorrência de resistência para permanecer na escola.
· Linguagem Oral e Escrita – A aluna vem adquirindo iniciativa gradualmente. Durante as rodinhas está mais participativa. Permanece bastante atenta às histórias, discussões dos seus pares e professoras. Contribuindo com os temas trabalhados ainda de maneira tímida. Sua voz antes fina e infantilizada, agora é possível observar Allana fazendo uso de um tom mais firme e seguro. Reconhece as letras que fazem parte do seu nome e algumas outras letras também. Busca a grafia correta das letras.
· Matemática – Allana faz uso de contagens para quantificar objetos e materiais com mais habilidade se comparada ao bimestre anterior. Essas habilidades adquiridas demonstram que a aluna percebe uma das funções sociais dos números.
· Artes Plásticas – A aluna reconhece as cores primárias, secundárias e complementares, apresenta maior predileção pela cor rosa. Seu movimento de pinça, antes enrijecido e impreciso, agora já se faz possível observar certa habilidade para rasgar, cortar, pintar, desenhar e colorir. Sua coordenação motora fina está mais desenvolvida, atribuindo aos desenhos, contornos mais definidos. O tema mais desenhado pela aluna é Mãe e filha.
· Movimento – Está desenvolvendo sua percepção quanto aos movimentos pedidos e os movimentos executados. Demonstra apreço pelas atividades que envolvem danças e cantigas de roda.
· Natureza e Sociedade – Durante o 3º bimestre estudamos os aspectos gerais concernentes às aves brasileiras. No que se refere à esse tema, a educanda demonstrou interesse maior pela maneira que esses animais procriam e seus filhotinhos.
Allana compareceu à escola dentro do horário previsto e com pouquíssimas ausências. Suas atividades de casa foram entregues sempre uma vez por semana, ao invés de duas como foram enviadas. Allana você está indo muito bem!



Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

O aluno Caio Castro é menino tranquilo e carinhoso. Seu humor é bastante estável. Não se envolve em brigas ou agressões. Sua readaptação na escola durante o 3º bimestre transcorreu normalmente. Caio se relaciona muito bem com seus colegas e professoras. Compartilha objetos, especialmente brinquedos com a demais crianças. Foi percebida certa timidez no estudante nos momentos de apresentações de suas habilidades e competências adquirias diante de público.
· Linguagem Oral e Escrita – Caio demonstra apresenta esmero pela grafia correta das palavras e interesse por jogos, atividades e desenhos livres. Caio frequentemente questiona como se dá a escrita de determinada palavra enquanto desenha, em muitas ocasiões ele já apresenta conhecimento fonético de alguma parte da palavra. Sua apreensão sobre os valores sonoros faz com que ele raciocine sobre comparações em diversos suportes como revistas, livros e panfletos. O aluno já experimenta suas primeiras hipóteses de leitura, percebendo o mundo letrado que o cerca. Ainda faz omissão da letra R no meio das palavras, ou seja, troca a letra L pelo R, sua dificuldade está na pronúncia do som da letra R vibrada.
· Matemática – Caio demonstra facilidade na aquisição das competências e habilidades lógico-matemáticas. Essas aquisições usadas por Caio se faz observáveis durante a sua manipulação dos jogos, brincadeiras e resolução de problemas propostos. Demonstra especial interesse por jogos que necessitem de raciocínio como dominó, tangran e jogo da memória com números/quantidades.
· Natureza e Sociedade – Enquanto estudávamos sobre as aves brasileiras, o estudante fez perguntas assim como respondeu as questões de seus colegas, fazendo uso do conhecimento já adquirido. Sua curiosidade esteve mais presente nos hábitos e características físicas das aves. Apresentou divergências e semelhanças entre os seres vivos. Reconhece e nomeia todas as partes de seu corpo.
· Movimento –  O aluno executa bem os movimentos exigidos em atividades recreativas e dirigidas.
· Artes Plásticas – O estudante demonstra satisfação e fruição pelas atividades relacionadas às artes plásticas. Manuseou todos os materiais para a confecção dos trabalhos de maneira segura e muito criativa. Utiliza de ideias próprias na execução de suas obras. É muito detalhista, dessa maneira, finaliza suas atividades com especial zelo. Os temas mais usados por Caio são: casas, família, corpo de bombeiros e heróis.
Caio Castro finalizou o 3º bimestre alcançando os objetivos propostos. Parabéns Caio, continue assim!


Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Nesse 3º bimestre, Carlos Eduardo continuou apresentando interesse nas diversas atividades propostas em sala e externas a essa. Auxiliou na manutenção da organização após o uso dos materiais. O aluno relaciona-se bem com professoras e funcionários. O seu relacionamento com os colegas de escola ainda apresenta dificuldades. Carlos Eduardo necessita desenvolver maneiras de gerenciar conflitos e desagrado, por esse motivo, ainda faz uso da força física para validar suas vontades, entretanto, o aluno em muitas situações não sabe explicar por qual motivo agrediu os colegas.
· Linguagem Oral e Escrita – O estudante aprecia ouvir histórias. Já realiza interpretações sobre o texto ouvido e elabora novos enredos a partir dessas. Reconhece o seu nome e o nome dos amigos. Sua coordenação motora está um pouco mais desenvolvida e Carlos Eduardo busca grafar as letras que conhece e algumas novas de maneira autônoma, essa atitude se faz eficiente, pois já é possível realizar a leitura dessas vogais e consoantes.
· Matemática – No período citado, construímos conteúdos a cerca da identificação numeral/símbolo, o aluno já quantifica diversificados objetos até o número 10. A leitura dos números está em desenvolvimento. Aponta diferenças e semelhanças entre objetos e situações, demonstrando a percepção sobre o uso desses conhecimentos lógico-matemáticos.
· Natureza e Sociedade – Nos dois últimos 2 meses, estudamos  os seres vivos, elementos da natureza e aves brasileiras, Carlos Eduardo mostrou compreensão sobre a função da água para a manutenção da vida de todos os seres vivos.
· Movimento – Carlos Eduardo possui os movimentos firmes, eventualmente de desequilibra sem cair. Repete os movimentos necessários durantes as atividades. No entanto, por prescrição médica, os exercícios mais vigorosos estão sendo evitados.
· Artes Plásticas – Interessa-se por toda e qualquer atividade relacionada às artes plásticas. Gosta de usar materiais não convencionais para executar suas obras como palitos de picolé, cotonetes. Seus movimentos finos estão um pouco mais desenvolvidos em relação ao bimestre anterior, tal aptidão propicia um recorte, desenho e pintura mais definidas. Reconhece todas as cores.
O aluno finalizou o bimestre apresentando um bom desenvolvimento cognitivo. Foi pontual e assíduo, mas precisa ter mais responsabilidade para com os materiais enviados para casa. Cadu, eu acredito no seu potencial!


Aluno (a):  
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

João é um aluno carismático e sociável, chega à escola sempre disposto a participar de qualquer atividade proposta. É uma criança muito gentil e educada.  Não apresentou qualquer dificuldade para em seu retorno à escola após recesso escolar, tornando sua readaptação tranquila. Mantém excelente relacionamento com qualquer pessoa da escola.
· Linguagem Oral e Escrita – Apesar de ainda fazer trocas surdo-sonora, ou seja, ele usa apenas uma letra para cada duas que possuem o mesmo ponto de articulação, porém com sonoridades diferentes. João Paulo também omite alguns fonemas. Entretanto, apresenta comunicação mais compreensível quando comparada aos bimestres anteriores. Mantém-se atento durante a rodinha e contação de histórias, participa das assembleias explanando fatos ocorridos em sua vivência pessoal. Já reconhece muitas letras do alfabeto e faz ligações entre a letra e a palavra.
· Matemática – João Paulo demonstra conhecimento sobre as noções de grandeza e posição espacial, esses são facilmente observados durante as brincadeiras no parquinho e brinquedoteca. No que se refere às noções de tempo, o aluno ainda se confunde como conceitos de hoje, ontem, amanhã, hora, semana, mês.
· Natureza e Sociedade – no decorrer do bimestre o aluno se interessou especialmente pelos nomes das aves que estamos estudando.
· Movimento – Seus movimentos estão mais firmes, eventualmente João se desequilibra e raramente cai.
· Artes Plásticas – Os desenhos de João Paulo estão evoluindo e gradativamente ganhando contornos mais nítidos e figurativos. Necessita de reforço para utilizar (segurar) os materiais da maneira correta possibilitando mais segurança e precisão para executar os movimentos necessários à prática artística.
O aluno finalizou o bimestre apresentando um bom desenvolvimento. Precisa melhor a pontualidade e frequência, ainda assim conseguiu alcançar os objetivos propostos. Você nasceu para ser campeão João!


Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Isabelle é uma aluna tranquila e bastante sociável. Eventualmente desentende-se com suas amigas, após intervenção conciliadora das professoras as relações entres as mesmas voltam a normalidade. Sua readaptação à escola transcorreu sem nenhuma ocorrência de resistência ou recusa.
· Linguagem Oral e Escrita – A aluna demonstra apreço pelas atividades referentes ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Apresenta como habilidade principal a observação em detrimento à exposição oral, ainda assim, oferta suas experiências em rodinha e percepções a cerca do assunto trabalhando durante a mesma. Já diferencia letras e números, atribuindo leitura e significado para estes. Faz comparações e aponta semelhanças fonéticas entre as palavras.
· Matemática – Isabelle demonstra conhecimento sobre as funções dos números. É possível observá-la quantificando objetos concretos, amigos e obedecendo aos comandos das canções. Já reconhece os numerais, grafando-os a partir de um modelo tal qual faz com as letras que não lembra no momento. A identificação símbolo/significado vem evoluindo significativamente.
· Natureza e Sociedade – Apreciou estudar os seres vivos e aves brasileiras, nesses momentos conversou com espontaneidade, acompanhou com atenção os aspectos diversos sobre a cobertura e coloração das penas das aves e demonstrou especial interesse também pelos filhotes e ninhos.
· Movimento – Isabelle possui os movimentos bem firmes e seguros. Gosta de dançar e aprender novas músicas e coreografias.
· Artes Plásticas – Entusiasma-se com as atividades de pintura, recorte e colagem. Durante as confecções destes, a aluna manuseou os diversos materiais com habilidade, criatividade e especial cuidado com a aparência, preocupando-se com a estética final do trabalho. Seus desenhos já começam apresentar proporção. Isabelle representa os adultos em tamanhos diferentes em relação as crianças e pessoas em relação às casas.
Isabelle compareceu à escola com maior assiduidade se comparada aos bimestres anteriores, mas ainda precisa melhorar a pontualidade. Isabelle, você nasceu para brilhar!


Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Magno é uma criança inteligente e carinhosa com as professoras de sala. Com os colegas, há momentos que tende a retrair-se quando suas vontades não são atendidas. Apesar deste fato, sua readaptação aconteceu naturalmente sem recusas em permanecer na escola.
· Linguagem Oral e Escrita – Durante o momento de rodinha revisamos conteúdos, construímos novos conhecimentos, debatemos diferentes temas e ouvimos histórias. Durante esse momento Magno, distrai-se facilmente e inicia brincadeiras inapropriadas. Necessita de estímulo e sentar ao lado da professora para ater-se a atividade proposta. Já conhece algumas letras e grafa sem grandes dificuldades. Continua fazendo troca de letras, L pelo R.
· Matemática – Foi observado o uso dos conceitos lógico-matemático nas brincadeiras externas e internas. Magno utilizou também dos elementos quantitativos nas diversas atividades executadas, entretanto, demonstra baixo interesse em realizar as tarefas em folhas avulsas, preterindo as atividades lúdicas em detrimento às atividades  formais. Estamos trabalhando a importância do momento de realização das atividades para reforçar as construções dos aprendizados.
· Natureza e Sociedade – Magno participou das contextualizações sobre as aves brasileiras e seres vivos, apresentou maior interesse a cerca das características dos animais.
· Movimento – O aluno anda e corre com firmeza e segurança, assim como executa os outros movimentos facilmente.
· Artes Plásticas – O estudante apresentou aptidão ao manusear os materiais ofertados. Sua coordenação motora fina evoluiu e agora Magno traça desenhos mais nítidos e figurativos.
Durante o período observado, Magno foi assíduo e muito pontual. Cumpriu com responsabilidade suas tarefas de casa. Magno, vamos lá falta pouco!





Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Maria C é uma aluna educada, meiga, gentil e muito obediente. Relaciona-se bem com os amigos de sala, no entanto, por preferir alguns amigos e estes não lhe serem recíprocos, a aluna tende a retrair-se e excluir outros colegas.
· Linguagem Oral e Escrita – a aluna apresenta interesse por todas as atividades concernentes à linguagem oral e escrita. Reconhece e grafa claramente muitas letras do alfabeto. Preocupa-se com a ordem que se apresentam as palavras. Maria Clara é objetiva, constrói frases com facilidade e não faz trocas ou omissões de letras.
· Matemática - A estudante faz uso das habilidades e competências matemáticas no cotidiano escolar durante as brincadeiras, jogos e conversas. Reconhece e quantifica os numerais de 0 à 10.
· Natureza e Sociedade – Durante o 3º bimestre, estudamos as características das aves brasileiras (Maria Clara contribuiu com material impresso) explanou suas vivências pessoais com as aves. Mostrou interesse especial por todos os temas desenvolvidos, em especial a reprodução e os filhotes.
· Movimento – Maria Clara se locomove com segurança e possui bastante equilíbrio. Aprecia e participa de brincadeiras musicais com desenvoltura.
·  Artes Plásticas – A estudante executa suas atividades artísticas com capricho e criatividade. Utiliza diversos suportes e instrumentos, tanto convencionais como os não convencionais para compor suas obras. Nomeia todas as cores inclusive em inglês. Seus desenhos são bem estruturados e figurativos, pede-se perceber o tema dos mesmos sem que necessite muitas explicações. Os temas mais abordados nos desenhos de Maria Clara são: Mamãe e filhinha, casas, jardins, família e brinquedos.
Maria Clara é pontual, no entanto apresenta frequência a melhorar. Isso deve-se ao problema de saúde informado pela mãe. Cumpre as atividades para casa e auxilia com materiais solicitados. Maria Clara você é uma estrela!



Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Durante o decorrer do 3ª bimestre, Francisco apresentou frequência inferior a 50%. Por esse, motivo o aluno não participou da contextualização e execução de atividades referentes aos conteúdos estruturados para o bimestre em questão.
· Linguagem Oral e Escrita -
· Natureza e Sociedade –
· Movimento –
· Artes Plásticas –
· Matemática –





Aluno (a): 
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I

Bruno Bastos iniciou o 3º bimestre apresentando insegurança caracterizada pela resistência em permanecer na escola e presença de choro, recusando participar das atividades. Fizemos a adaptação do aluno com afeto, reforçando segurança nos momentos em que ele permanecia tranquilo e incentivando-o a expressar seus sentimentos para as professoras. Houve momentos em que o aluno apresentava cansaço observáveis por comportamentos irritadiços e choros. Nesses momentos sempre foi ofertado um espaço para descansar, aceito todas às vezes pelo aluno. Após esse trabalho, Bruno começou a permanecer na escola e executar suas atividades de maneira mais participativa e interessada. É uma criança muito esperta e dedicada a realizar o que se propõe até o final. Demonstra insatisfação quando não consegue executar algo, no entanto quando auxiliado, demonstra satisfação por ter alcançado. O Estudante possui mecanismos de defesa e quase não se envolve em brigas e conflitos. Não exclui nenhum colega do seu círculo de brincadeiras. É muito curioso e faz sempre perguntas sobre e qualquer assunto trabalhado,  cobrando explicações quando estas não existem de imediato.
· Linguagem Oral e Escrita – Já grafa o seu nome, reconhece algumas letras do alfabeto. Gosta de escutar histórias e participar das rodinhas de conversa. Aprecia cantar e solicita algumas de sua preferência.
· Matemática – Durante o 3º bimestre continuamos a estudar as formas geométricas, discriminação visual, os números e sua relação quantidade/símbolo. O aluno quantificou objetos de maneira segura e utilizou dessa competência em diversas situações do cotidiano. Bruno demonstra apreço pelas brincadeiras com jogos, em especial aqueles que necessitem de raciocínio lógico-matemático como dominó, quebra-cabeça, tangran, memória e construções.
· Natureza e Sociedade – O aluno apresentou interesse quanto aos assuntos relacionados aos seres vivos. Em especial, buscou conhecer os nomes das aves estudadas pedindo a repetição dos nomes de algumas aves diante de suas respectivas imagens, compartilhando inclusive esses conhecimentos com os seus amigos.
· Movimento – O estudante demonstra apreço pelas atividades relacionadas ao movimento como corre cutia, corridas, gincanas, danças, brincadeiras de roda entre outras.
·  Artes Plásticas –  Bruno utilizou diversos materiais para a confecção dos trabalhos para a feira de ciências. Sua coordenação motora fina está mais desenvolvida e Bruno consegue expressar mais suas ideias através do grafismo.
Bruno cumpriu as atividades de casa, chegou sempre no horário e obteve ótima frequência. Tenho orgulho de você campeão!


____________________________              _____________________________
Coordenação pedagógica                                            Professora




________________________________________
Assinatura do Responsável
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
3º Bimestre/2013

Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I


Durante o 3ª bimestre Maria Júlia voltou a apresentar resistência ou recusa em permenecer na escola. O trabalho de acolhida, conversa e entendimento ainda é feito. A família iniciou um projeto de estímulo resposta com quadro de incentivos somativos, premiações e apoio psicológico. Essa atitude foi prontamente apoiada pela escola e professoras, por ser recente, ainda não apresentou resultados fixos no comportamento da aluna. Maria Júlia demonstra apreço por todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Executa tudo o que lhe é proposto com muita disposição, necessitando apenas de acompanhamento para executar com menor rapidez e capricho.
· Linguagem Oral e Escrita – Todas as atividades que envolvem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita despertam muito interesse na estudante. Nas rodinhas de leitura ela escuta os enredos com atenção, fazendo perguntas e enriquece esses momentos com suas vivências pessoais. Nas atividades de escrita, Maria Júlia se atenta para a grafia correta das palavras. Já reconhece as letras do alfabeto e associa uma letra para algumas palavras, principalmente se compor o nome de algum familiar. Está começando a compor seu repertório próprio de palavras.
· Natureza e Sociedade – Durante as construções de conteúdos a estudante demonstrou interesse maior pela vida dos pássaros, reprodução, aquisição de filhotes e confecção de ninhos.
· Movimento – Maria Júlia aprecia qualquer atividade relacionada ao movimento, em especial as brincadeiras: Serpente, cantigas de rodas e gincanas.
· Artes Plásticas – A aluna utiliza diversos materiais como suporte e instrumentos para a execução de seus trabalhos artísticos. Auxilia na manutenção e organização de materiais utilizados antes e após as atividades. Necessita apenas realizar as mesmas com mais calma e atenção.
· Matemática – A criança já apresenta conhecimento identificativo dos numerais e é capaz de representar concretamente suas respectivas quantidades.
Maria Júlia apresenta excelente frequência e pontualidade. Cumpre as atividades para casa com responsabilidade e dentro do prazo estipulado. Atende às solicitações materiais pedidas pela escola, com todas essas qualidades Maria Júlia finalizou o bimestre alcançando os objetivos propostos. Conte sempre comigo!

____________________________              _____________________________
Coordenação pedagógica                                            Professora




________________________________________

Assinatura do Responsável

Um comentário:

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...