Seguidores

sábado, 4 de agosto de 2012

Tudo junto e misturado - ideias para ensinar a letra G entre outras coisas


Como gosto muito de trabalhar com músicas, histórias e artes resolvi trazer para vocês algumas sugestões de atividades para se a educação infantil ou séries iniciais.  De um assunto (coteúdo) é possível fazer uma aula multi e interdisciplinar. 

Vou começar com uma simples galinha:

1. Se for possível leve para as crianças uma galinha viva ou um pintinho (isso não é difícil de conseguir), um vídeo desse animal, fale como ele se reproduz, o que come, como é o seu corpo etc (NATUREZA E SOCIEDADE). Converse ainda com as crianças sobre os animais semelhantes à galinha, observando com elas as diferenças e convergências desses animais, como passarinhos, patos, marrecos.




2. Pergunte para as crianças quem conhece alguma música que fale sobre galinha, por exemplo (ORALIDADE, LINGUAGEM ORAL, MUSICALIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO, COORDENAÇÃO MOTORA, DICÇÃO):

Eu sempre uso música mais recentes e músicas antigas como as canções populares.




  
3. Conte histórias que contenha como personagem uma galinha, como a galinha ruiva. Lembre-se de explorar a capa do livro, a autora, as referências bibliográficas, local de origem (INICIAÇÃO CIENTÍFICA).



4. Proponha atividades de ilustração da música, de desenhos e pintura com o tema, veja os exemplos (CRIATIVIDADE, EXPRESSÃO, LINGUAGEM ARTÍSTICA, PERCEPÇÃO VISUAL, ESPACIAL):

Galinha feita com prato de papelão, ainda faltam alguns detalhes que podem ser todos seus! uma crista, um laço, uma asa feita de outra cor e prato menor, por exemplo.

Pintura com a palma da mão: pinte a palma da mão da criança com a cor que a criança desejar, pinte os dedinhos com uma cor diferente. Com a ponta dos dedos a criança pode fazer o colarinho de penas da galinha, fazer o bico, fazer os olhos.

Que tal uma galinha na mãozinha? basta pintar a mão de amarelo, use uma esponja e bata levemente no antebraço para fazer o pescoço com a cor laranja. Pinte os últimos 3 dedinhos de vermelho para imitar a crista. o indicador e o polegar pinte de laranja bem escuro. Cole ou faça os olhinhos. Imagina a felicidade dos pequenos saindo co essa galinha pintada no braço!
Esse móbile é muito legal e pode ser feito com materiais recicláveis. 
Pegue um potinho no estilo daqueles de tomar sorvete. Faça um furo bem no meio. Ultrapasse esse furo por dentro do copo. Faça um nó da parte de baixo do barbante que ficou por baixo do potinho. Faça um cabecinha e fixe em um palito. Corte tirinhas de papeis coloridos. No potinho, coloque massinha ou argila. Fixe o palito com a cabeça de um lado, fixe o rabinho do outro lado. Está pronto um brinquedo muito Divertido e feito pela criança!
Carimbo de batata: Corte a batata ao meio. Passe tinta. Carimbe em um papel. Espere secar. Após secar, complete a pintura usando a criatividade. Também dá para fazer com as digitais, porém, o tamanho será menor que a pintura feita com a batata.

Que tal um origami?





Desenho e pintura com tampas e copos:



5. Apresente às crianças a letra inicial de uma palavra, por exemplo, a própria palavra GALINHA, trabalhe o fonema da letra G com as crianças, o ponto de articulação para pronunciar o G (o som da garganta e o dos dentes), faça buscas em revistas monte um painel só com a letra G, só com palavras com G ou os dois. Providencie um pires com cola para as crianças aprenderem a usar esse material (COORDENAÇÃO MOTORA, PERCEPÇÃO VISUAL, CONTROLE OLHO-MÃO, LINGUAGEM ESCRITA). Exemplo:  

Sugestão: Cante com as crianças a música, depois de apresentar a letra G, peça que as crianças encontrem a letra G em toda a música e circulem. Faça uma ilustração e ajude a criança grafar a letra G com tinta ou cola colorida.


Experimentem fazer esses trabalhos com as crianças, elas vão ficar encantadas e ainda irão aprender muito... Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Um comentário:

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...