Seguidores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

1ª dia de aula (08/02/2010)

8 de fevereiro de 2010

Segunda-feira


                   1º dia de aula, do 3º semestre! Muitas saudades de tudo na faculdade. Logo na entrada próximo à lanchonete encontrei a Nalva, Hugo e Jucélia e logo chegaram Aurívia, Vanessa, Helzir, Ribamar, Maria de Fátima Lima, Jaqueline. Cumprimentamo-nos e perguntamos sobre as longas férias que acabaram recentemente. Num clima de posso até dizer união, subimos todos juntos para a nossa futura sala e qual não foi minha surpresa ao saber que seria na verdade a mesma do ano e semestres anteriores, tudo bem!

                   Logo entra na sala uma mulher loira de cabelos médios e lisos e olhos azuis na sala (muito bonita, diga-se de passagem), essa eu ainda não conhecia. Será professora nova? Aposto que sim! Minhas suspeitas se confirmaram, ela é gaúcha, formada em Letras, Psicopedagogia, e se me lembro bem seu mestrado ou doutorado é baseado nessas duas. Trata-se de um estudo sobre letramento, ou seja, a importância do trabalho da escrita e leitura. Participa ainda de muitas outras coisas relacionadas à educação. Tem 2 filhos, é casada e ficará morando em Brasília. Chama-se Rosi Valéri.

                    Bem ela irá ministrar a matéria: Prática Oral e Escrita em Língua Portuguesa II, sempre às segundas-feiras e ainda terá também a de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, nas quartas. Deixou-nos bastante esclarecidos quanto ao desenvolvimento da matéria, quero dizer, das matérias. Percebi que estas andarão juntas.

                    Realizamos a dinâmica do rolo de barbante, que consistia dessa vez em apresentar-se e dizer suas pretensões quanto à matéria, o curso e o que pretende fazer após tudo isso. E assim, cada um que executava esse comando deveria rogar o rolo para outro colega e esse, faria o mesmo até que terminasse as pessoas a se manifestarem. Ao final desse jogo a professora explanou sobre a importância da união em tudo que nós fazemos em especial na relação de colegas de faculdade, onde ela deve prevalecer e se manter firme, porém depende de todos nós.

                   Para terminar, lemos 3 slides no retroprojetor que informava um pouquinho sobre a disciplina. Em resumo a função da leitura e escrita no nosso dia-a-dia é capacitar cidadãos a serem mais conscientes, críticos e atuantes. Estudaremos o processo de comunicação, práticas de leitura e compreensão de textos, a produção textual e refacção textual (eu não entendi o que é isso).

                  Encerramos com um belíssimo texto de Albert Einstein e fomos embora mais cedo, pois teria uma reunião pedagógica. Segue o texto:

 
A Lógica De Eisntein!

 
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.

Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.

De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.

A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:

- Pode nos dizer como?

- É simples: - respondeu o velho.

- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Albert Einstein



Sinceramente não sei se essa mensagem é mesmo de Albert Eisntein, porém fiquei surpresa ao perceber que o cara além de louco, inteligente, e ousado o cara é muito humano. Vou pesquisar mais sobre ele.









Eu: Hoje estava muito ansiosa, adorei a professora a primeira vista. Tenho grandes espectativas quanto à disciplina, pois quero aprender muito tudo que se relaciona ao português tanto escrito quanto falado. 
Dia Feliz


Mirella C. F. Azenha em 08/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...