Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Ler, pensar e treinar para escrever


                Ontem encontrei na minha estante esse livro que comprei há uns cinco anos quando entrei na faculdade de artes e não sabia nada de nada. Tranquei a faculdade e esqueci o livro.
É um manual rápido destinado a jornalistas e profissionais do texto, mas pode ajudar também os estudantes ou quem se interesse pela escrita. Escrito por Dad Squarisi e Arlete Salvador, A arte de escrever bem, da Editora Contexto, oferece boas dicas de como tecer um texto objetivo, claro e sucinto. Com exemplos de antes e depois mostra de que maneira se pode trocar verbos, eliminar palavras, os vícios de linguagem, técnicas de jogos de palavras entre outras medidas. A obra é disposta de capítulos rápidos de até duas páginas, as letras são grandes e a linguagem de fácil compreensão, em 40 minutos li 52 das 105 páginas. os pensamentos que me  chamaram atenção foram esses trechos:
O texto passa a existir muito antes de tomar corpo a tela. Nasce, primeiro, na cabeça do autor. A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática. (página 13)
Falar bem não é dom divino. Fala bem – como nadar bem, escrever bem, saltar bem – é habilidade. Exige treino. (página 52)
Vai me ajudar já que estou escrevendo meu projeto de pesquisa.

Segue a dica o livro pode ser encontrado nas Livrarias Saraiva site ele custa R$ 27,00 e 20,50 o livro digital.

Um comentário:

  1. OLÁ MIRELLA.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER UM DOS MEUS BLOGS DE HUMOR:

    HUMOR EM TEXTO,

    E A CRÔNICA DA SEMANA É:

    “ COM ESSA EU CASO”.

    DEIXE SEU COMENTÁRIO.

    O BLOG É DE HUMOR E...DE GRAÇA!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir

CORPOS REDONDOS