Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Planos de aulas

resolví abrir um novo marcador aqui no blog, serão os planos de aulas que uso nas minha aulas e os registros delas.

Professora: Mirella Azenha        
Turma: Jardim                        
Turno: Vespertino                      
Disciplina: artes e inglês
Conteúdo: cores secundárias


Data: 15/03/2011 (terça-feira)
RECEPÇÃO
Receber os alunos em sala, esperar alguns minutos até que todos cheguem (10 minutos), levar as crianças ao pátio para fazer a oração com as outras turmas. Voltar à sala e iniciar a rotina diária: quantos somos hoje?, calendário, músicas, alongamento e roda de conversa.
OBJETIVOS

  • Nomear cores em inglês (purple, Orange and Green),
  • Revisar as cores primárias aprendidas na semana passada,
  • Conhecer as cores secundárias (laranja, roxo e verde),
  • Perceber as cores originadas da mistura das cores primárias (azul, amarelo e vermelho),
  • Experimentar sensações táteis através do contato com a tinta,
  • Despertar o prazer no fazer artístico,
  • Estimular a leitura de obras,
  • Conhecer o artista brasileiro Romero Brito, assim como suas obras.

DESENVOLVIMENTO

Após rotina diária, em roda de conversa perguntar quem se lembra das cores primárias (o objetivo é que eles lembrem esses nomes e os pronuncie em inglês), expor os tubos de cola colorida sobre a mesa e apontar pedindo seus nomes na língua indicada. Mostrar a foto do artista Romero Brito e suas obras explorando os instrumentos que ele pode ter usado para confeccioná-las, cores, formas texturas. Explicar às crianças que misturando aquelas cores surgirão novas cores as quais eles irão descobrir na atividade do dia. Usar o papel canson para colocar fazer as misturas e o trabalho proposto. Na metade do tempo a aula será interrompida para lanche e recreação no parquinho. Na volta as crianças pintarão desenho no estilo Romero Brito.

RECURSOS

Papel canson, tinta guache, pincéis, impressões e livros que falem sobre o referido artista e cola colorida.           
FONTES DE PESQUISA

Referencial Curricular para a Educação Infantil, volume 3, páginas 86, tópico: artes plásticas. E site www.apostilasdigitais.com.br

_____________________________________________________________

O trabalho que confeccionei para estudar o artista eu não gostei pois era uma atividade somente para pintar, não podia dar em outra coisa senão na vulgaridade, mas hoje eu faria de outra maneira, colocaria à disposição dos alunos diversas formas geométricas para que eles pudessem compor algo figurativo e usar outros materiais como a tinta guache, giz de cera, lápis de cor.

Registro aqui a atividade a respeito das cores concluídas, após secagem resolvi imprimir os nomes das cores em inglês para que os aluno pudessem identificar a grafia, ligando-as a cor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...