Seguidores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Formação de professores para a Educação Infantil

Colegas, encontrei essa publicação que gostei bastante e estou compartilhando com vocês  trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado. Essa tese aborda a formação do Pedagogo.

4.2 A formação de Professores para a Educação Infantil: Impasses e Perspectivas:

"Muitas discussões ocorrem desde a implementação da nova LDBEN em relação à formação docente. São feitas interpretações equivocadas ao analisá-la, principalmente, em relação ao patamar mínimo dessa formação, para atuar no campo da Educação Infantil. No entanto, no artigo 62 da LDBEN, a lei é clara quando enfatiza que, para o exercício do magistério da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental, pode ser admitida como formação mínima, o curso normal, em nível médio".

"Uma outra discussão atual, se refere à titulação e à nomenclatura utilizada para designar os profissionais, que atuam com a Educação Infantil. Vem ocorrendo uma discussão centrada sobre a melhor forma de se designar esses sujeitos. Seriam professores? Seriam educadores? Sabe-se que esse debate se relaciona com questões políticas e mesmo corporativas, pois elas interferem no campo da remuneração, pois o tipo de titulação determina o nível salarial".

"Em síntese, o que pode ser observado é que poucos cursos destinados à formação docente, têm procurado contemplar aos princípios e pressupostos capazes de garantir uma formação de qualidade. Além disso, os novos ordenamentos legais para a formação docente conduz: à priorização da formação em serviço, em detrimento da formação inicial; também leva ao aligeiramento do ensino, com a precarização da base teórica-conceitual, e o favorecimento de uma capacitação pragmática e pontual".

CABRAL, ANA CARLA FERREIRA CARVALHAR. Formação De Professores Para A Educação Infantil: Um Estudo Realizado Em Um Curso Normal Superior. Dissertação (Mestre em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2005.


A dissertação completa está no endereço abaixo,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS