Seguidores

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Plano de aula para 1ª semana de março de 2012 - Maternal 2


Plano de aula para 1ª semana de março de 2012.

Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Componente curricular: Linguagem e matemática
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação motora, quadrado, cor vermelha
Recreação: Videoteca
·    Receber as crianças em sala, fazer oração no pátio, retornar à sala, cantar algumas músicas com o objetivo de acalmar as crianças até o horário de ir para a videoteca,
·    Assistir vídeos infantis como: galinha pintadinha, Xuxa e Palavra cantada.
·    Levar as crianças ao banheiro,
·    Atividade na folha xerocada: “Acompanhe o vôo da borboletinha usando giz de cera ou cola colorida!”, acompanhar cada criança, enquanto as outras brincam de massinha ou observam o colega que está realizando a atividade (todas sentadas), usar a cola colorida vermelha para essa atividade.
·    Lanche,
·    Mostrar para as crianças imagens de coisas quadradas para as crianças observarem, levar também um quadrado vermelho para apresentar às crianças,
·    Atividade do livro de matemática, página 33 “Rasgue papéis e cole dentro do quadrado”
·    Atividade psicomotora: Fazer um quadrado no chão usando a fita crepe pedir para as crianças passarem colocando os pezinhos em cima da linha,
·    Atividade na folha: pintar com tinta guache vermelha o espaço disponível para essa ação,
·    Dever de casa: página 24 do livro de linguagem: “Desenhe o caminho que leva a Joaninha até a sua casa”



Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Componente curricular:Matemática, natureza e sociedade
Conteúdo: Conhecendo a estrutura corporal, quadrado e cor vermelha
Recreação: Videoteca e parquinho
·    Receber as crianças em sala, fazer oração no pátio, retornar à sala, cantar algumas músicas com o objetivo de acalmar as crianças até o horário de ir para a videoteca,
·    Assistir vídeos infantis como: galinha pintadinha, Xuxa e Palavra cantada.
·    Levar as crianças ao banheiro,
·    Atividade na folha xerocada: mostrar novamente o quadrado vermelho para as crianças e realizar a atividade “Minha professora vai ler esse versinho pra mim e eu vou pintar o quadrado com a cor vermelha”, acompanhar as crianças individualmente ou em duplas enquanto as demais observam ou brincam de massinha (sentadas).
·    Lanche,
·    Atividade do livro de matemática: página 35 “Cole quatro palitos de picolé formando um quadrado”, entregar 4 palitos de picolé à cada crianças e pedir que elas segurem e contem quantos palitos têm (fazer isso na entrega dos palitos),
·    Parquinho,
·    Atividade psicomotora: Aventura na floresta.
·    Atividade na folha: Dispor à frente das crianças pedaços do desenho de um corpinho de criança, passar a cola no papel e pedir que a criança cole o corpinho, as pernas, os braços e a cabeça (um por vez).

Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação.
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação motora, cor vermelha, quadrado
·           Receber as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·           Em sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·            Sentar-se à mesa com as crianças para fazer a atividade na folha xerocada: “Cole bastante pedaços de papel vermelho na maça”, entregar rolinhos de papel crepom para as crianças rasgarem e colar na maçã,
·            Lanche,
·            Atividade do livro: Iniciar a atividade da página 28 do livro de matemática “Faça bolinhas usando o lápis de cor vermelho dentro da maçã, depois, pinte as folhas”,
·            Atividade psicomotora: Cantar e dançar as músicas ♪♫ Agora eu vou andar agachadinho...♪♫, ♪♫Cabeça, ombro, joelho e pé♪♫, ♪♫Pop, pop♪♫...
·            Atividade na folha: ler o poeminha e pintar de vermelho com as mãos o espaço destinado a isso.
·            Prazer de casa: “Ajude o bebê a chegar até sua mamãe cobrindo os pontilhados...”


Quinta-feira, 01 de março de 2012.

Componente curricular: Linguagem e matemática
Conteúdo: Coordenação motora, cor vermelha, amarela e quadrado.
Recreação: parquinho
·           Receber as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·           Em sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·                Atividade na folha xerocada:
·                Lanche,
·                Com as crianças sentadas próximas umas às outras iniciar a Atividade do livro de matemática: página 29, “Passe tinta vermelha na mão e carimbe esta página”,  
·                Parquinho,
·                Atividade psicomotora: brincadeira do chefinho mandou e cantar e dançar a parlenda: ♪♫ de abóbora faz melão... ♪♫
·               Atividade na folha: Decorar as sementes da melancia com bolinha de papel crepom.
Sexta-feira, 02 de março de 2012.
Componente curricular: Natureza e sociedade, artes, linguagem e Educação Física (10:45 às 11:30), Hora Cívica, Dia internacional das mulheres
Conteúdo: Conhecendo a estrutura corporal, conhecendo uma nova música, desenvolvendo a coordenação motora.
Recreação: pula-pula
·      Receber as crianças em sala e encaminhar as crianças ao pátio para oração,
·      Em sala, sentar em rodinha e cantar músicas com as crianças,
·                Lanche,
·                Atividade do livro de natureza e sociedade: página 10, “Observe a menina e o menino abaixo, depois, circule a fotografia que mais parece com você”
·                Pula-pula
·                Atividade psicomotora: Dança das cadeiras
·                Atividade na folha: cantar e dançar a parlenda ♪♫ Caranguejo não é peixe♪♫ depois ilustrar a músicas fazendo pintura com a mãos usando a tinta vermelha para fazer um caranguejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videoteca para entender os Pré-Silábicos/silábicos

Indico agora alguns vídeos de canais e professores muito bons. Dicas para o PRÉ-SILÁBICO avançar na hipótese de escrita! Des...