Seguidores

terça-feira, 5 de junho de 2012

Roteiro de aula para 1º semana de junho de 2012


Roteiro de aula para 1º semana de junho de 2012

Segunda-feira, 04 junho de 2012.
Componentes curriculares: Linguagem e matemática.
Conteúdo: Identificando a primeira letra do nome e noções de posição espacial: Dentro e fora.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca. Assistir filmes, vídeos ou clipes. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Dispor um círculo bem grande no chão, colocar as crianças à vontade ao redor dele. Ordenar as posições “dentro” e “fora”, todas as crianças devem cumprir o eu se pede pulando para dentro ou para fora usando os dois pés juntos, fazer ordens alternadas inclusive repetindo os comandos. As crianças que forem errando vão saindo da brincadeira temporariamente. Quem sobrar será o vencedor. Fazer atividade da página número 90 do livro de matemática: “Faça um X em todos os passarinhos que estão dentro das gaiolas e pinte o que está fora dela.” Promover atividades em que as crianças identifiquem os colegas pelos nomes: roda de conversa onde cada um possa dizer seu nome; organizar as crianças em círculo. Uma delas atira uma bola para um colega e fala o nome dele, entre outras. Espalhar as fichas de nomes no chão e pedir para cada um ir pegar o seu, perguntar quem sabe qual é a 1ª letra do seu nome. Fazer atividade em folha branca: “Meu nome começa com a letra...” Cada criança irá pintar com tinta a primeira letra do seu nome. ENSAIAR PARA A FESTA DA ROÇA.
11h15min às 11h30min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Terça-feira, 05 junho de 2012.    
Componente curriculares: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdos: Noções de posição espacial: Dentro/fora, minha sala de aula, dia do meio ambiente.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas. ENSAIAR PARA A FESTA DA ROÇA.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 10h00min= solicitar que os alunos nomeiem um a um seus materiais escolares e objetos existentes na sala de aula. Orientar os alunos sobre o modo de cuidar do material escolar. Conversar sobre os cuidados que devemos ter para que a escola e a sala de aula fiquem sempre limpas e arrumadas.
10h00min às 10h20min= Levar as crianças para o parquinho.
10h20min às 11h00min= Conversar sobre a importância do meio ambiente e as diferenças destes, mostrar às crianças que devemos cuidar de onde nós vivemos e como podemos fazer isso (limpar o que sujou, não jogar lixo na rua, arrumar os brinquedos, etc). Fazer atividade em folha branca: “Dia 5 de junho: Dia do meio ambiente.” As crianças irão colar os materiais adequados à cada cor de lixeira.
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.




Quarta-feira, 6 de junho de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdo: Identificando a primeira letra do nome e noções de posição espacial: Dentro/fora.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha. ENSAIAR PARA A FESTA DA ROÇA.
08h00min às 08h35min= Fazer a brincadeira da casa quadrada. Colar uma fita no chão fazendo um quadrado de 2x2m no chão (ou usar o tatame), esse quadrado deve representar uma casa. Deixar uma parte aberta para fazer a porta da casa. Deixar algumas crianças dentro, fechar e abrir a porta. Algumas crianças ficam dentro da “casa” e outras ficam comigo do lado de fora dançando em uma ciranda com a seguinte música: “Estou de fora de casa, contente a brincar dou a mão aos amiguinhos fazendo a roda rodar. Criançada que está dentro da casa a descansar convido...(fulano), para vir aqui rodar.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Brincar com as fichas, fazendo inúmeras atividades de reconhecimento (tampando a foto da ficha, as crianças deverão descobrir qual é a letra dela, dizer o nome da letra, etc), fazer atividade em folha branca: essa é a primeira letra do meu nome. Fazer atividade em folha branca de matemática: Dentro e fora. Em formato paisagem a folha será dividida por uma linha em duas metades, na primeira metade estará escrito “Dentro” e a criança deverá colar muitos corações pequenos dentro do coração grande. Na segunda metade a criança deverá colar muitos corações pequenos fora do coração grande.
10h15min às 10h30min= Arrumar as crianças para a natação.
10h30min às 11h30min= Natação ou educação física.
11h20 às 11h30min= Trocar as crianças.
Organizar a sala e mochilas para a saída.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...