Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Jardim I - 3ª semana de aula

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 3ª SEMANA DE AULA
DE 10 À 14 DE FEVEREIRO DE 2014
Segunda-feira, 10 de fevereiro

Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e Sociedade
Conteúdos: Vogal A e E. Coisas que eu gosto.
Objetivos: Identificar e grafar as vogais A e E. Identificá-las em diferentes contextos. Perceber que cada um possui um gosto pessoal e conhecê-los. Partilhar agrados pessoais.
Recursos materiais: Livro de literatura, fichas com impressões de logomarcas, papel A4, material de registro, massinha, fichas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala, fazer rodinha, trabalhar reconhecimento dos pré-nomes, apresentar o calendário, conversar sobre o final de semana cantar músicas variadas. Ainda em rodinha, perguntar quem já sabe ler, diante das possíveis negativas, dizer que eles sabem ler sim. Mostrar para eles algumas fichas com rótulos de produtos conhecidos, logomarcas e propagandas. Mostrar cada uma e perguntar o que está escrito. Contar a história do livro: O menino que aprendeu a ver/ Ruth Rocha
2º momento: Fazer registro de leitura do livro.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: conversar com as crianças sobre coisas que nós gostamos cores, comidas, brinquedos. Explicar para as crianças que as pessoas gostam de coisas parecidas e diferentes, que cada um é um. Fazer atividade com o titulo: COISAS QUE EU GOSTO. Registrar a fala de cada criança para digitar e colar posteriormente nas atividades. Essa atividade será feita para avaliar o nível de escrita das crianças e suas hipóteses sobre. Entregar massinha enquanto faço com um aluno por vez. Irei perguntar coisas que a criança gosta e escolherei 5 coisas para ela escrever do jeito dela e desenhar no espaço ao lado.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 11 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade, Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Cores, Vogais A e E, Minhas preferências.
Objetivos: Identificar algumas cores. Desenvolver a coordenação motora por meio de pintura com os dedos e modelagem, Perceber-se como ser único (identidade).
Recursos materiais: Livro de literatura, fichas com impressões de logomarcas, papel A4, material de registro, massinha, tintas guache, papel A3, fichas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: Bom dia todas as cores. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Confeccionar mural sobre cores. Cada criança irá escolher uma cor de tinta e produzirá um trabalho em folha A3 usando somente a cor escolhida. Trabalhar os nomes das tintas com vogais e consoantes presentes nos pré-nomes dos alunos. Cantar a música: “Era uma casa muito engraçada...” identificar e destacar as letras A que aparecerem e ilustrar conforme o entendimento do aluno (atividade xerocada).
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Continuar atividades do período anterior. Continuar atividade de avaliação sobre o grafismo da criança como descrito no dia anterior.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira, 12 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática e Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Pré-nome, introdução às noções de quantidades, Identidade, noções de quantidades, sequencia numérica oral,
Objetivos: Identificar o próprio nome e o dos colegas, reproduzir contagem oral de quantidades, perceber diferenças e semelhanças entre os nomes dos amigos.
Recursos materiais: Fichas com nomes, caderno de desenho, material de registro, fotos das crianças,
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Trabalhar o pré-nome. Colocar as fichas e fotos das crianças no centro da rodinha, pedir que cada criança pegue sua foto e nome que acredita ser o seu. Fazer contagens das quantidades de letras, comparações de quantidades (mais/menos e muito/pouco e maior/menor). Cada criança deverá pegar sua ficha e escrever seu nome no caderno de desenho.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Aula de damas com o professor Rodrigo.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre identidade e nome.
Quinta-feira, 13 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Quantificação, Vogal E, animais selvagens (Elefante).
Objetivos: Compreender a ordem numérica para contagem oral, associar informações à letras e números.
Recursos materiais: Material de registro, impressão com informações tabela interativa para o quanto somos hoje.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Aula de informática com o professor Rodrigo.
3º momento: Relembrar a vogal A de Aranha. Fazer mistério sobre qual vogal vamos aprender, cantar a música: “O elefante queria voar...” falar para as crianças alguns detalhes sobre os elefantes como local de origem, hábitos, alimentação, formato de corpo etc. escrever a letra E com fita adesiva no chão também. Pesquisar a vogal E nos livros de literatura presente na sala de aula. Fazer atividade com a letra da música, as crianças deverão encontrar a vogal E no texto e depois confeccionar um elefante usando a palma da mão conforme figuras abaixo. 



4º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Fazer atividades xerocadas sobre as vogais A e E. Explorar o quadro: “Quantos somos hoje?” explicar para que serve e como poderemos usá-lo todos os dias para contar e perceber quem faltou, quantos meninos vieram, quantos faltaram.
6º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 14 de fevereiro
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às 14:45): Psicomotricidade.
3º momento (de 14:45 às 15:30): Legozoom.
4º momento (de 15:30 às 16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às 16:45): Inglês com o professor________________
6º momento (de 16:45 às 17:30) Música.
7º momento: Organizar a sala para a saída na brinquedoteca.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...