Seguidores

domingo, 6 de agosto de 2017

Planejamento Semanal - Agrupamento de 4/5 anos

Compartilho com vocês o planejamento da minha próxima semana, se gostarem deixem um recadinho!




Planejamento: Agrupamento E
Professora: Mirella Azenha
Auxiliar de atividades educativas:


Planejamento para a semana de 7/8 á 11/8/2017.
É muito importante realizar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. 

CONTEÚDOS, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A SEMANA:
- Reconhecer o próprio nome por meio de atividades lúdicas como músicas e bingo;
- Realizar contagem da récita numérica usando os brinquedos, crianças presentes e confecção de calendário;
- Realizar combinados com as crianças, a partir das próprias concepções das crianças de como deve ser nosso comportamento na escola;
- Desenvolver movimentos amplos, atenção e coordenação visiomotora ao conhecer e participar de brincadeiras populares como: Cabo de guerra e chicotinho queimado;
- Conhecer lendas da cultura brasileira: A criação da noite, Vitória Régia.
- Perceber suas condutas e refletir sobre elas;
- Desenvolver coordenação motora fina por meio de colagem.

RECURSO A SEREM UTILIZADOS:


- Números impressos,
- Folha branca,
- Fita adesiva,
- papel cartão ou cartolina,
- livro de literatura,
- cola,
- Papel colorido,,
- papel cartão ou cartolina,
- Corda



segunda-feira, 7 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com brinquedos.
2º momento: Tomar café da manhã.
3º momento:
Espaço: Sala de aulaResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Roda do sentimento: “Uma palavra é um presente”, as crianças deverão dizer algo de bom que o amigo ao lado tem. A professora irá começar dizendo uma qualidade de cada um para estimular o olhar deles em relação ao outro. Cantar a música: “bom


dia fulano como vai?”, de modo que todos sejam mencionados.
- Apresentar o que vamos fazer durante a segunda-feira, na parte da manhã.
- Roda de conversa e falar sobre o final de semana, o que fizemos, onde visitamos, como e quais brincadeiras experimentamos.
Espaço: refeitório Resultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Montar um calendário de varal do mês de agosto;
Desenvolvimento: As crianças receberão vários numerais que será composto o calendário, elas irão realizar hipóteses de reconhecimentos dos números na ordem do calendário do mês.
- Iniciar uma conversa sobre os combinados da turma: Iremos fazer uma mini assembleia e levantar o que não é legal em nossa atitudes e o que podemos fazer para melhorar aquilo (nosso tratamento para com o outro).
Desenvolvimento: Fazer uma tabela para deixar exposta para as crianças e sempre retomar. A prioridade primeiramente será o tratamento para com o outro.
4º momento: Brincar no pátio. Proposta de brincadeira: Cabo de guerra.
5º momento: higiene e almoço.
6º momento: higiene e descanso.
Espaço/Tempo: ________
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





terça-feira, 8 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com roda de livros literários.
2º momento: Tomar café da manhã.
3º momento:
Espaço: Sala de aulaResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Roda do sentimento: Amigo abraço. Cada criança escolhe uma criança para dar um abraço, aquela criança abraçada deverá escolher alguma criança que ainda não foi abraçada para oferecer o seu, de maneira com que nenhuma fique sem abraço.
- Fazer rodinha de quantos somos hoje, qual dia é hoje, o que fizemos ontem, o que faremos amanhã?
- Continuar os combinados de sala.
- Falar sobre o folclore o que é, o que envolve  e festa da família, perguntar as sugestões deles para como deveremos realizar esse momento, anotar as sugestões, fazer um cartaz se possível.
Espaço: refeitório Resultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Apresentar aos alunos a lenda da Vitória Régia do livro: Histórias encantadas indígenas/Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
- Fazer atividade sobre a lenda. Realizar colagem representando a Vitória Régia. Disponibilizar aos alunos pedaços de papel para eles confeccionarem a Flor. Desenhar as águas ao redor da flor usando somente linhas.
4º momento: Brincar no pátio. Proposta de brincadeira: Cabo de guerra.
5º momento: higiene e almoço.
6º momento: higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





quarta-feira, 9 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com desenho livre.
2º momento: Tomar café da manhã.
3º momento:
Espaço: Sala de aulaResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Roda do sentimento: Amigo fichas. A professora entregará fichas erradas para os alunos de propósito. Sentaremos com a ficha viradas para frente e a professora irá chamar de um por um para encontrar a sua ficha até que todos fiquem com o seu nome correto.
- Fazer roda de conversa com calendário, quantos somos hoje, o que fizemos ontem, o que faremos hoje, o que faremos amanhã.
Espaço: refeitório Resultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Continuar falando sobre o folclore contando a história da criação da noite do livro: Histórias encantadas indígenas/Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
- Para essa atividade falaremos sobre as coisas que tem no dia e as coisas que fazemos durante a noite...
- Iremos usar a folha de atividades que será dividida ao meio para desenhar a noite em um papel preto ou azul escuro de um lado, e como é o dia na parte branca que sobrar.
4º momento: Brincar no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho queimado.
5º momento: higiene e almoço.
6º momento: higiene e descanso.
Espaço/Tempo: ________
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________









quinta-feira, 10 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com desenho livre.
2º momento: Tomar café da manhã.
3º momento:
Nesse dia eu terei um compromisso judicial já combinado com a diretora, irei somente à tarde. Sugiro que as crianças executem o que a professora que estiver proponha ou deixem brincar livremente, desenhar, construir.
4º momento: Brincar no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho queimado.
5º momento: higiene e almoço.
6º momento: higiene e descanso.
Espaço/Tempo: ________
Registro: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
sexta-feira,11 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com brincar com os brinquedos trazidos de casa.
2º momento: Tomar café da manhã.
3º momento:
Espaço: Sala de aulaResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Fazer roda de conversa com calendário, quantos somos hoje, o que fizemos ontem, o que faremos hoje, o que faremos amanhã, reconhecer o nome com a ficha.
- Colocar as fichas no centro da roda e cantar a Músicas: A canoa virou... e dizer o nome da criança que irá encontrar o seu nome.
Espaço: refeitório Resultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maosResultado de imagem para emoticons whatsapp maos
- Fazer bingo do nome. Cada criança estará com sua ficha e a professora sorteará letras aleatoriamente usando um alfabeto móvel e os alunos irão tentar encontrar aquela letra em seu próprio nome, colocando algum tipo de objeto em cima da letra sorteada.
4º momento: Brincar no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho queimado.
5º momento: higiene e almoço.
6º momento: higiene e descanso.
Espaço/Tempo: ________
Registro:____________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...