Seguidores

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Noções de divisão para o 2º ano

Hoje apliquei uma atividade inspirada em uma série do canal da TV Escola. A série Minha escola, nossa escola/iniciação Matemática é composta por 5 episódios e discute o ensino e aprendizagem da Matemática nas séries inicias do Ensino Fundamental, disponível no link abaixo:

https://tvescola.mec.gov.br/tve/videoteca/serie/sua-escola-nossa-escola-iniciacao-matematica-2-temporada

Meu conteúdo era Noções de divisão.

Segue o planejamento:

TERÇA-FEIRA, 28 DE NOVEMBRO
Objetivos
Língua Portuguesa: Compreender a função do antônimo. Leitura de problemas com compreensão.
Matemática: Adquirir noções de divisão, agrupamento e desagrupamento. Resolução de problemas. Desenvolvimento da lógica.
Referências: Livro - Coleção fazendo e aprendendo. Matemática. 2º ano. Editora Sariva. Lúcilia Bechara Sanchez, Mahúcia Perelberg Liberman.
Livro: A escola é nossa, alfabetização Matemática, 2º ano, editora scipione. Fábio Vieira, Jackson Ribeiro e Karina Pessôa.
Desenvolvimento:
1º momento:  Informar aos alunos o planejamento do dia. Corrigir tarefa de casa do dia anterior.
2º momento: Aula de História/Geografia – Professora Hayla
Realizar atendimento específico com alguns alunos.
3º momentoLanche e recreio.
4º momento: Formar pequenos grupos, entregar aos alunos folhas com problemas simples de divisão, dar alguns minutos para eles responderem usando suas estratégias e lógica. 

Problema 1:Para fazer uma atividade a professora separou os alunos em duplas, sabendo que na turma dela tem 16 alunos, quantas duplas foram formadas? Represente com desenho.
Problema 2: A professora precisa fazer 4 grupos para fazer um trabalho com os alunos, sabemos que a turma tem 20 alunos, quantas crianças ficarão em cada grupo? Represente com desenho.
Problema 3: Se você tiver 10 bombons e quiser dividir com 5 amigos, Quantos bombons cada um irá receber? Represente com desenho.
Problema 4:No final da festa sobraram 12 docinhos, a aniversariantes pegou 3 copos e quer colocar o mesmo tanto de doce em cada um. Quantos docinhos ela deve colocar em cada copo para ficarem com a mesma quantidade? Represente com desenho.
Problema 5: Uma costureira tem 5 camisas para pregar botões. Ela precisa pregar 5 botões em cada. Quantos botões ela vai precisar pra terminar o trabalho dela? Represente com desenho.
Problema 6:A mãe trouxe 12 bolinhas de grudes para seus dois filhos, ela vai dar para cada um a mesma quantidade, quantas bolinhas cada filho vai receber? Represente com desenho.
Problema 7: No final de uma atividade de arte os alunos foram guardar os materiais, eles precisavam guardar 21 potes de tintas em 3 caixas. Quantas tintas eles vão colocar em cada caixa? Represente com desenho.
Problema 8:Eu tenho 15 lápis de escrever e quero distribuir para 5 alunos. Quantos lápis cada aluno vai receber? Represente com desenho.

Após os alunos terminarem eles irão apresentar como pensarão as soluções para os problemas. Se possível montaremos um cartaz com esses problemas resolvidos.
5º momento: Explicar aos alunos a tarefa de casa e organizar a sala.
6º momento: Caso sobre tempo, iremos realizar roda de leitura com livros literários de sala, iremos à biblioteca ou brincaremos na quadra.

Fotos da atividade:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS