Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

Planejamento 5ª e 6ª semana letiva de 2014

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 5ª SEMANA DE AULA
DE 24 À 28 DE FEVEREIRO DE 2014
SEGUNDA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO

Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e Sociedade
Conteúdos: Vogal O e I.
Objetivos:
Recursos materiais: Livro de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de papel colorido, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala. Levar ao banheiro e encher a jarra com água. Pedir agendas e pastas com tarefas de casa. Informar o dia com ajuda do calendário e chamar para rodinha. Em rodinha, trabalhar as fichas com nomes, conversar sobre o final de semana e contar a história: Orelha de Limão/Katja Reider. Conversar sobre a história e aprender um pouco sobre as ovelhas, ver fotos, filhotes, saber sobre a lã e sua importância.
2º momento: Fazer registro de leitura do livro. Fazer o bingo da palavra OVELHA. As crianças deverão desenhar uma ovelha e depois colar algodão simulando a lã no corpo da ovelha.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Aula do professor R.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 25 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade, Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Vogal O e revisão das vogais A, E, I.
Objetivos:
Recursos materiais: Livro de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de papel colorido, tinta guache, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Fazer Recepção em sala conforme descrito na segunda-feira.
2º momento: Apresentar novamente a vogal O e brincar de batatinha quente, em uma caixinha fechada estão imagens e suas palavras correspondentes iniciadas pela letra O. a crianças queimada deverá “ler” o que está escrito e dizer quantas letras tem. Compararemos as quantidades de letras em cada palavra e julgaremos em maior/menor e grande/pequena.
4º momento: Faremos atividade no caderno de desenho. Com o molde de uma vogal o bem grande escrita no mesmo os alunos deverão pintar e depois encontrar a vogal O misturada em um pote junto com muitas outras letras e colar ao longo da letra O.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática, Artes plásticas.
Conteúdos: CoreS.

Objetivos:

Recursos materiais:

Desenvolvimento:

1º momento: Recepcionar as crianças em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar o artista múltiplo Leonardo da Vinci, dizer para as crianças o quanto esse artista era inteligente e que ele domina muitas áreas do conhecimento como a biologia, mecânica, desenho, pintura. Fazer leitura das imagens do artista
Figura 1 - Homem Vitruviano
Figura 2 - Monalisa
Figura 3 - A santa Ceia
Figura 4 - A virgem e o menino com Santa Ana
Explorando elementos figurativos, dimensão, cores. Falar um pouco sobre a vida do artista.
Propostas de atividades de releitura:
1.            Fazer trabalho artístico de releitura da obra Monalisa os alunos receberão partes de um desenho da obra e cada um irá pintar à sua maneira. Depois nós iremos montar como um quebra cabeças. Colaremos em uma folha de papel cartão colorido e essa obra será exposta em sala.
2.           Reproduzir teatralmente a obra a santa ceia, faremos mantos de tnt e colocaremos as crianças nas mesinhas simulando a famosa obra do artista.
3.           Vamos emendar duas folhas de papel pardo e iremos pintar usando tinta na cor amarelo queimado. Assim que secar faremos os riscos (círculo e quadrado), quando estiver pronto nós vamos tirar fotos imitando a obra Homem Vitruviano.
3º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Assistir vídeos sobre as vogais.
5º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre os temas da semana.
QUINTA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdos:
Objetivos:
Recursos materiais: Material de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala. Fazer rodinha.
2º momento: Com ajuda do calendário, informar os dias do feriado de carnaval. Conversar sobre o assunto e informar como surgiu e como é comemorado em algumas cidades do Brasil e principalmente nossa cidade. Mostrar fotos e músicas comuns nesse período, como por exemplo, as marchinhas: Mamãe eu quero. Oh jardineira, Chiquita bacana.
3º momento: Fazer atividade sobre a música. Entregar para cada criança uma folha com uma meia lua amarela já colada, os alunos deverão completar o desenho para criar a “Chiquita bacana”
4º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Continuar atividade do período anterior.
6º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Revisão da vogal A.
Objetivos:.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às 14:45): Psicomotricidade com o professor Guto.
3º momento (de 14:45 às 15:30): Fazer atividade de revisão no caderno, as crianças irão escrever a letra A e desenhar coisas que começam com a letra A em 4 espaços.
4º momento (de 15:30 às 16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às 16:45): Hora do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às 17:30) Música com o professor Bento.
7º momento: Organizar a sala para a saída na brinquedoteca.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO PARA A 6ª SEMANA DE AULA
DE 3 À 7 DE MARÇO DE 2014
SEGUNDA-FEIRA, 3 DE MARÇO

TERÇA-FEIRA, 4 DE MARÇO
QUARTA-FEIRA, 5 DE MARÇO
Feriado de carnaval
QUINTA-FEIRA, 6 DE MARÇO
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem, Natureza e Sociedade.
Conteúdos:
Objetivos:
Recursos materiais: Material de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em sala. Fazer rodinha.
2º momento: Fazer atividades de revisão sobre as vogais com pintura livre, escrita espontânea.
3º momento: Continuar atividades.
4º momento: Iremos realizar higiene e lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Continuar atividade do período anterior.
6º momento: Organizar os materiais pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO
Componentes curriculares: Linguagem
Conteúdos: Revisão da vogal A.
Objetivos:.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às 14:45): Psicomotricidade com o professor Guto.
3º momento (de 14:45 às 15:30): Realizar atividades atrasadas ou não executadas.
4º momento (de 15:30 às 16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às 16:45): Hora do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às 17:30) Música com o professor Bento.

7º momento: Organizar a sala para a saída na brinquedoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...