Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

PLANEJAMENTO PARA A 7ª SEMANA LETIVA

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 7ª SEMANA LETIVA
DE 10 À 14 DE MARÇO
Conteúdos para a semana:

·         Linguagem oral e escrita: Vogal U e revisão das demais vogais.
·         Conhecimento lógico e matemático: Numeral 1 e noções das grandezas tamanho diferente/mesmo tamanho e maior/menor, círculo e quadrado.
·         Natureza e sociedade: Minhas mãos.
·         Identidade e autonomia: Expressão de ideias e sentimentos.
·         Movimento: Imitar gestos e vozes.
·         Artes Visuais: Pintura de sopro e Artista Vassily Kandinsky.
·          
Habilidades e competências:

Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·         Perceber a letra inicial (vogal U);
·         Descrever histórias (reconto);
·         Identificar, grafar e vocalizar a vogal U,
·         Registrar ações;
·         Conhecer o artista citado;
·         Desenvolver o prazer pelo fazer artístico por meio de pintura;
·         Reproduzir gestos;
·         Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões.



Recursos materiais a serem utilizados:



·         Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·         Tesoura e cola;
·         Tinta Guache,
·         Atividades xerocadas;
·         Papel A3 e A4;
·         Canudo;
·         Material informativo impresso;
·         Livros de literatura.



Fontes de pesquisa:

Coleção Vai começar a brincadeira, FTD. 2012.



SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MARÇO
·                14:00 ÀS 14:45: Acolhida, rotinha, rotina.
Em rodinha, sortear 3 crianças (essa quantidades será ampliada a cada semana), para fazer o reconto da história do livro que levaram para ler no final de semana. Apresentar para os amigos qual foi o livro que levou e contar como foi feito o trabalho em casa. Perguntar para todos os alunos qual foi a história que eles mais gostaram. Pedir para as crianças apontarem para as orelhas, olhos, nariz e perguntar quantos de cada nós temos. Apresentar o número 1. Pedir para cada criança olhar para a própria mão e perguntar para o que servem as mãos. Brincar de espelho, cada movimento que eu fizer os alunos terão de imitar como escovar os dentes, pentear os cabelos, fazer carinho, apontar os dedos, escrever, recortar entre outros. Pedir que os alunos meçam suas mãos com as mãos dos colegas dizendo qual mão é menor e qual é maior. Depois a brincadeira será de mímica e adivinhação, eu farei alguns movimentos e os alunos terão de adivinhar o que eu estou fazendo, depois outro aluno sorteará uma ação em um potinho e fará a encenação para os demais adivinharem. Todas as crianças, uma por vez ficará em pé e fará a mímica. Na caixinha do sorteio haverá uma foto de alguém executando uma ação e a palavra correspondente. Cantar músicas que envolvam os movimentos dos dedos e mãos como N¯polegares, polegares... Aqui vive um alegre pessoal...¯ nessa última música, dizer o nome de cada dedo e falar qual é cada personagem da música.
·                14:45 às 15:30: Informática.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.

·                16:00 às 16:45: Atividade em folha, as crianças deverão “caçar as vogais” na letra da música e pintar, carimbar as duas mãozinhas.

A MÃOZINHA/ELIANA



AQUI VIVE ALEGRE PESSOAL
FAMILIA BEM ORIGINAL
UM PAI,UMA MÃE,UM IRMÃO,UMA IRMÃ
NENÊ TÃO BONITO E LEGAL
NENÊ TÃO BONITO E LEGAL
QUE FORTE É O PAPAI POLEGAR
QUE BOA É A MÃEZINHA NO LAR
O IRMÃO É MAIOR,A IRMÃ É MENOR
NENÊ VAMOS NOS EMBALAR
NENÊ VAMOS NOS EMBALAR



Brincar com os jogos pedagógicos.
·                    16:45 às 17:30: Brinquedoteca.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

TERÇA-FEIRA, 11 DE MARÇO
·                    14:00 ÀS 14:30: Acolhida, rotinha, rotina. Com o trabalho já seco (do dia anterior) relembrar os nomes dos dedos e desenhar nos dedinhos os rostos de cada membro da família descrita na música.
·                    14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                    16:00 às 16:45:  Voltar a rodinha e escolher 4 alunos: um maior, um menor e dois do mesmo tamanho.  Pedir que as crianças apontem qual alunos é maior e qual é menor, com as duas crianças de altura igual perguntar quem é maior quem é menor, é comum que a criança aponte um dos indicados, explicar que as duas crianças possuem o mesmo tamanho. Colocar sobre a mesa alguns círculos e quadrados de tamanhos diferentes e também iguais. Os alunos deverão indicar procurar 2 figuras com tamanho igual e duas de tamanhos diferentes. Colocar duas crianças em um local e o restante no outro, perguntar qual lugar tem muitas crianças e qual tem poucas. Fazer atividades formais, em uma folha dividida ao meio as crianças deverão colar duas figuras de tamanhos iguais na primeira parte e de tamanhos diferentes na segunda. Em outra folha as crianças deverão colar muitas folhinhas na árvore maior e poucas na árvore menor.
·                    16:45 às 17:30: Parque.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

QUARTA-FEIRA, 12 DE MARÇO
·         14:00 ÀS 14:45: Acolhida, rotinha, rotina contar a história:       fazer registro reflexivo do livro.
·         14:30 às 15:30: Cozinha experimental. Fazer
Cookie de banana e aveia
Ingredientes:
1 banana nanica (ou d'água) média;
2 tâmaras secas (ou ameixas secas);
5 colheres (sopa) de aveia em flocos;
1 colher (café) rasa de óleo de soja, canola, ou o de sua preferência;
5 gotas de essência de baunilha;
1 colher (café) de mel. O mel é opcional, eu usei porque gosto mesmo, no livro não havia este ingrediente. Você também pode acrescentar 1 colher (café) de adoçante culinário em pó, ou a mesma quantidade de açúcar (pode ser mascavo também). Acho que fica mais docinho, mas para quem não curte alimentos doces demais, o açúcar da banana já basta.
Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 200°. Amasse bem a banana e as tâmaras (ou ameixas)., se as ameixas estiverem secas, deixe-as de molho em água quente por 15 minutos. Pode usar ameixas.
Com o purê de frutas pronto, adicione a aveia, o óleo e o mel. Com a ajuda de duas colheres pequenas faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada com manteiga. Eu não untei porque usei um tapetinho de silicone. A massa fica mole mesmo, não fica em ponto de enrolar com as mãos, fica em ponto de "pingar" na assadeira formando um montinho firme. Leve ao forno por 15 a 20 minutos. Como os fornos são muito diferentes dependendo da marca, sugiro que após 15 minutos você veja se os cookies já estão dourados por baixo.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 16:45: Realizar texto coletivo sobre a cozinha experimental. Com desenho e texto
·         16:45 às 17:30: Dama.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

QUINTA-FEIRA, 13 DE MARÇO
·        14:00 ÀS 14:45: Acolhida, rotinha, rotina. Momento da história. Fazer registro de leitura. Voltar a rodinha e fazer o jogo batatinha quente com a vogal U. Pintar a vogal U no caderno. Fazer atividade xerocada sobre a vogal U.
·        14:45 às 15:30:  mostrar para as crianças algumas curiosidades sobre o urubu. Realizar atividade coletiva sobre os urubus. Falar muito brevemente sobre o texto informativo. Ler para as crianças as informações retiradas da internet vou ler algumas informações sobre os urubus e os alunos deverão desenhar um urubu e escrever da sua maneira a palavra urubu em folha A3. Serão usadas de 3 a 4 folhas, cada uma será construída por um grupo de 3 a 4 alunos.
·         15:30 às 16:00: Dia da fruta,fazer partilha e distribuir as frutas que os alunos trouxeram de casa. Lanche e higiene. Parque.
·         16:00 às 16:45: Apresentar para os alunos o artista as obras   
Figura 1-Succession
Figura 2-Yellow, Red and Blue
Fazer leitura das imagens explorando elementos figurativos, dimensão, cores. Falar um pouco sobre a vida do artista. Fazer trabalho artístico usando tinta guache diluída, as crianças deverão pingar a tinta sobre o papel com ajuda de uma colher e assoprar para fazer as manchas de tintas.  O trabalho fica semelhante a esse ao lado.
·         16:45 às 17:30: Inglês.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

SEXTA-FEIRA, 14 DE MARÇO
·         14:00 ÀS 14:45: Acolhida. Psicomotricidade.
·         14:45 às 15:30: Finalizar atividades em atraso. Fazer atividades xerocada sobre o numeral 1. Fazer atividades de revisão de maneira coletiva e individual.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 16:45: Hora do brinquedo.
·         16:45 às 17:30: Dama.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...