Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

PLANEJAMENTO PARA A 11ª SEMANA LETIVA

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 11ª SEMANA LETIVA
DE 07 à 11 DE ABRIL.

Conteúdos para a semana:
·         Linguagem oral e escrita: Letra D, palavra DINOSSAURO. Texto informativo. Revisão letra C. palavra COBRA.
·         Conhecimento lógico e matemático: Noções de posição espacial: Primeiro/último.
·         Natureza e sociedade: Os cômodos da casa e suas funções.
·         Identidade e autonomia: Escovar os dentes.
·         Movimento: Pular com os dois pés e um pé só.
·         Artes Visuais: Pintura em tecido.
·         Valores: .
Habilidades e competências:


·         Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·         Conhecer um poucos sobre as cobras brasileiras;
·         Conhecer e reproduzir o som da letra J e seus fonemas;
·         Descrever histórias (reconto);
·         Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra J,
·         Registrar ações;
·         Reproduzir gestos por meio de cantigas;
·         Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·         Identificar emoções por meio de mímicas.
·         Estruturar a localização de elementos adotando um referencial (longe/perto e dentro/fora).
·         Compreender os conceitos estudados;
·         Perceber a utilização de diferentes suportes para construção de obras;
·         Perceber a importância de dizer a verdade e as consequências da mentira;
·         Compartilhar as características de sua casa;
·         Conhecer a técnica de papietagem;
·         Aprender os movimentos corretos para escovar os dentes;
·         Arremessar bola em locais determinados.



Recursos materiais a serem utilizados:


·         Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·         Tesoura e cola;
·         Tinta Guache,
·         Atividades xerocadas;
·         Papel A3 e A4;
·         Papel crepom verde;
·         Garrafas pet grandes;
·         Cola quente (pistola e refil);
·         Estilete;
·         Material informativo impresso;
·         Livros de literatura.


Fontes de pesquisa:
·         CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·         RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·         Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.

SEGUNDA-FEIRA, 7 DE ABRIL
·                14:00 ÀS 14:45:  Rotina. Apresentar o tipo de trabalho a ser realizado para a vernissagem com a cobra de meia.  de garrafa pet e a técnica da papietagem. Com alguns “esqueletos” já montados com as garrafas. Colocar as camisas (avental) em dois ou 4 alunos e dispor cola e papel crepom para revestir o corpo dos jacarés utilizando papel crepom verde.
·                14:45 às 15:30: Informática.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.

·                16:00 às às 17:30: Rodinha, Realizar reconto dos livros literários enviados para casa e fazer um desenho de um dos livros para registro. Apresentar para os alunos informações sobre os jacarés comuns na região Amazônica, em especial o jacaré Açu. Cantar músicas sobre os jacarés ¯ “Eu conheço um jacaré.., Jacaré passeando na lagoa..., Jacaré está na lagoa, com preguiça de acordar... Jacaré passeando na lagoa...”¯ Apresentar a letra J e seus fonemas. Brincar de batatinha quente com fotos e as respectivas palavras iniciadas pela letra J.

·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 8 DE ABRIL
·                    14:00 ÀS 14:30: Rotina. Continuar o trabalho com os jacarés.
·                    14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                    16:00 às 17:30: Dia da mentira. Cantar com as crianças a Música da barata ¯” A barata diz que tem..”¯ Pedir que as crianças expliquem o que é mentira e por que é ruim praticar esse hábito, explicar quais são as consequências do ato de mentir. Fazer atividade sobre a música e esse valor. As crianças deverão caçar as letras já estudadas e pintá-las com a cor indicada. Fazer momento da história e registro de leitura.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 9 DE ABRIL
·         14:00 às 15:30: Continuar o trabalho com os jacarés.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 16:45: Fazer a brincadeira da preguicinha ( com a palavra e o desenho escondidos por uma folha dobrada as crianças deverão formular hipóteses de leitura apoiada pelas partes das palavras que serão reveladas e lidas por mim e os desenhos que surgirão lentamente, quando uma criança “adivinhar” a palavra e desenho serão revelados imediatamente. Fazer atividade no caderno, a folha deste será dividida em 4 partes. Na primeira os alunos deverão grafar a letra J, na segunda, deverão colar a letra j recortada de jornais e revistas, na terceira e quarta as crianças irão fazer desenhos de coisas que começam com a letra J e pintar o fundo do desenho.
·         16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUINTA-FEIRA, 10 DE ABRIL
·         14:00 às  15:30:  Rotina, Continuar o trabalho com os jacarés.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 16:45: Brincar de “bocha”. Colocar algum objetos ou criança em determinada posição e pedir que outra jogue a bola de meia (se tiver) ou bola comum perto ou longe do objeto. Pegar emprestado uma parte do túnel da sala de psicomotricidade e algumas bolinhas e brincar com as crianças de tiro ao alvo trabalhando os conceitos de dentro e fora.
·         16:45 às 17:30: Inglês.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 11 DE ABRIL
·         14:00 ÀS 14:45: Acolhida. Psicomotricidade.
·         14:45 às 15:30: Continuar o trabalho com os jacarés.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 17:30: Rodinha de conversa sobre a própria casa. Hora do brinquedo. Fazer atividades xerocadas sobre os conteúdos trabalhados durante a semana. Inicial mural para colocar na próxima segunda (07/04).
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...