Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Planejamento para a 21ª semana letiva De 16 à 20 de Junho.

Planejamento para a 21ª semana letiva
De 16 à 20 de Junho.


Conteúdos e habilidades para a semana:


1.  Linguagem oral e escrita: Letra B. Nome e sobrenome.
Palavras: Boneca, biscoito, barriga, banho, bilboquê, bola, bala, beijo Boca, bacia, balde, balão.
Habilidades:
·      Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·      Conhecer e reproduzir o som da letra C, Descrever histórias (reconto);
·      Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra B;
·      Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·      Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. 
·      Identificar a escrita do próprio nome. 
·      Escrever com e sem modelo o próprio nome. 
·      Ampliar o repertório de conhecimento de letras. 
·      Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. 
·      Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas. 
2. Conhecimento lógico e matemático:  
Brincadeiras com números
Habilidades:
·      Compreender a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
·      Identificar os numerais,
·      Quantificar, identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e sociedade: Higiene
Habilidades:
·      Conhecer hábitos de higiene pessoal;
·      Perceber as consequências quando não mantemos uma boa higiene;
·      Identificar produtos de higiene;
·      Indicar como é realizada a higiene.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo: Escravos de Jó
Habilidades:
·      Aprender as regras do jogo,
·      Desenvolver resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
·      Cantar e dançar,
·      Aprender marcação de ritmos.


Recursos materiais a serem utilizados:


·      Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·      Aparelho de som, C d;
·      Tesoura e cola;
·      Tinta Guache;
·      Atividades xerocadas;
·      Papel pardo
·      Papel A4;
·      Material informativo impresso;
·      Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·      CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·      RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·      Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 16 de junho
·      14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·      14:45 às 15:30: Rotina (chamadinha, fichas, calendários, quantos somos hoje?) Fazer revisão da letra C e demais letras no alfabeto de palavras e apresentar a letra B. Fazer o jogo batatinha-quente, em cada palavra “lida” pelas crianças apontar o som da letra B inicial com as vogais. Começar a confeccionar um bilboquê com os alunos usando cola colorida.
·      15:30 às 16:00: Higiene e lanche.

·      16:00  às 17:30:  Hora do conto com a história:__________________________________________________________________________________________

Fazer registro da História (desenho da parte que mais gostou).

·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 17 de junho
Não haverá aula. Jogo do Brasil!
Quarta-feira, 18 de junho
·      14:00 às 15:30: Rotina. Retomar o estudo da letra B com revisão de palavras e fotos de coisas iniciadas com a letra B.
·      15:30 às 16:00: Higiene e lanche.
·      16:30 às 16:45: Fazer atividade no caderno sobre a letra B, colando bolinhas de papel crepom na letra B.
·      16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 19 de junho
Feriado de Corpus Christi
Sexta-feira, 20 de junho
·      14:00 às 14:45: Acolhida, Rotina, fichas, chamadinha. Conversar sobre higiene. Mostrar para os alunos produtos que utilizamos para manter a nossa higiene como xampu, condicionador, sabão, sabonete, escova de dente, pente. Mostrar para os alunos algumas doenças que temos quando não fazemos uma boa higiene. Fazer um bingo da palavra Banho, no espaço abaixo da palavra os alunos deverão desenhar alguém tomando banho.


·      15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·      16:00 às 17:30: Continuar atividade do período anterior. Iniciar confecção da capa de atividades do 2º bimestre. As crianças irão compor obra usando tintas, papéis, lápis de cor e giz de cera nas cores: amarelo, verde e azul. Plano B: usar a técnica do gotejamento do artista Jackson Pollock


·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca brincando com os bilboquês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videoteca para entender os Pré-Silábicos/silábicos

Indico agora alguns vídeos de canais e professores muito bons. Dicas para o PRÉ-SILÁBICO avançar na hipótese de escrita! Des...