Seguidores

domingo, 15 de junho de 2014

Planejamento para a 23ª semana letiva/De 16 à 20 de Junho.

Planejamento para a 23ª semana letiva
De 16 à 20 de Junho.


Conteúdos e habilidades para a semana:


1.  Linguagem oral e escrita: Revisão das vogais e consoantes F, M, P, R e S, B e C.
2.  Conhecimento lógico e matemático: Avaliação diagnóstica de identificação e escrita dos numerais de 1 à10.
3.  Natureza e sociedade: Higiene pessoal/A família
4.  Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Postura ao sentar-se,
Dança das cadeiras,
Pintura,
5.  Músicas:
·      Escove os dentes/ Xuxa,
·      O sapo não lava o pé/ Domínio público,
·      Lavar As Mãos/Castelo Ra-Tim-Bum
·      Ratinho Tomando Banho/Hélio Ziskind
·      O Sabão/ Quarteto Athus
·      Lava a mão/Galinha pintadinha.
·      Músicas sobre números.
6.  Valores: Respeito com o próprio corpo e o dos colegas.
7.  Artes visuais: Gotejamento e Artista Jackson Pollock. Mosaico e pintura espelhada.
8.  Data comemorativa ou tema:  férias e mural.


Recursos materiais a serem utilizados:


·                    Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·                    Aparelho de som, C d;
·                    Tesoura e cola;
·                    Tinta Guache;
·                    Atividades xerocadas;
·                    Papel pardo
·                    Papel A4;
·                    Material informativo impresso;
·                    Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·                    CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·                    RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·                    Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
·                    http://www.educasempre.com/2012/03/30-tecnicas-de-pintura.html
·                    http://bastidoresdaescola.com.br/tag/pintura-espelhada/
·                     
Segunda-feira, 21 de julho
·                    14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·                    14:45 às 15:30: Informática.
Rodinha: Conversar sobre as férias, o que cada um fez. Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Revisar as letras estudadas com brincadeiras de identificação e escrita, apontar a letra que que pronunciar o som (estilo gincana). Fazer atividade no caderno com o título: Letras que eu já conheço...
·                    15:30 às 16:00: Higiene e lanche. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·                    16:00  às 17:30:  Rodinha: Conversar sobre as férias, o que cada um fez. (chamadinha, fichas, calendários, quantos somos hoje?) Fazer desenho sobre as férias com o título: Minhas férias foram assim...

Guardar os pertences e brincar de dança das cadeiras.

·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

Terça-feira, 22 de julho

·                    14:00 às 14:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Conversar com os alunos sobre higiene pessoal. Mostrar fichas com fotos de ações de higiene para as crianças dizerem o que a criança da figura está fazendo e quais produtos utilizamos para realizar essa higiene.

·                    14:30 às 15:30: Lego Zoom.

·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·                    16:00 às 17:30: Continuar atividade do descrita no 1º momento. Entregar para cada aluno um encarte de mercado ou farmácia para eles buscarem produtos de higiene pessoal, recortar e colar em página com o título: Para uma boa higiene pessoal eu preciso de...

Guardar os pertences e brincar de dança das cadeiras.


Quarta-feira, 23 de julho
·                    14:00 às 15:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Revisar as letras estudadas com brincadeiras de identificação e escrita, apontar a letra que pronunciar o som (estilo gincana). Reforçar com os alunos a postura correta que utilizamos para comer, o respeito com o corpo dos colegas e com o seu próprio. Fazer desenho sobre higiene pessoal apoiados nas fichas com o Título: Higiene pessoal (escrito pelos alunos copiando do quadro).
·                    15:30 às 16:00: Higiene e lanche. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·                    16:30 às 16:45: Continuar atividade do período anterior. Fazer contação de história utilizando a técnica dos objetos para contar a História: As cegonhas/ Castelo Rá-tim-bum. Fazer desenho sobre a parte que mais gostou.
·                    16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 24 de julho
·                                14:00 às  15:30:  Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) atividade no caderno. Fazer o bingo da palavra banho, a criança deverá fazer o desenho dela tomando banho.


·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·                16:00 às 16:45: Cantar músicas com números como: 1, 2, 3 indiozinhos/domínio público; 1 minhoquinha faz ginastiquinha/Domínio Público;
Ensinar a seguinte música com o ritmo da música O cravo brigou com a rosa


O zero é redondinho.
O um é bem magrinho.
O dois é um patinho.
O três é um coelhinho.
O quatro vela de barco.
O cinco barrigudinho.
O seis é uma cobrinha.
O sete é uma zebrinha.
O oito é um biscoito.
O nove é uma florzinha.
Os números são amiguinhos...
E ajudam a ficar sabidinhos!


Fazer atividade no caderno sobre os números. Colarei a letra da música no caderno e farei uma espécie de ditado, pedindo que os alunos escrevam um número por vez (o objetivo é avaliar quais crianças reconhecem os numerais e sabem escrever os mesmos).
·                16:45 às 17:30: Inglês.
·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

Sexta-feira, 25 de julho
·                    14:00 às 14:45: Apresentar para as crianças o artista polonês Jackson Pollock, fazer leitura de algumas obras e preparar a sala para os alunos experimentarem a técnica do artista jogando tinta diluída em água, misturada com cola e farinha de trigo do alto de uma cadeira com a folha no chão (o chão estará forrado com tnt, papel pardo ou jornal no perímetro de 4x4 mt.  


·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene. Ir ao banheiro com os alunos e reforçar o procedimento para lavar as mãos eficientemente e após o lanche demonstrar os movimentos para escovar os dentes e língua.
·                    16:00 às 17:30:  Hora do Brinquedo. Fazer pintura espelhada com as crianças em pequenos grupos enquanto as outras brincam com seus brinquedos trazidos de casa. Se sobrar tempo fazer mosaico também.


·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...