Seguidores

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Planejamento para a 24ª semana letiva/De 28/07 à 1º/09

Planejamento para a 24ª semana letiva
De 28/07 à 1º/09.
Conteúdos e habilidades para a semana:


1.  Linguagem oral e escrita: Letra T/ palavraTartaruga/telefone/tatu/tijolo/toca/
2.  Conhecimento lógico e matemático:
Numeral 1 e 2 (identificação, quantificação e escrita).
3.  Natureza e sociedade: Alimentos saudáveis e pouco saudáveis.
4.  Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Vestir-se e despir-se sozinho;
Cabo de guerra
Brincadeira da serpente
Pipoca (brincadeira de roda)
5.  Músicas:
·      Escove os dentes/ Xuxa,
·      O que quê tem sopa do neném?/palavra cantada
·      De abóbora faz melão, de melão faz melancia/ domínio público.
·      O chefe Chico/Chiquititas
·      Pé de nabo/Palavra Cantada
·      Como pode um peixe vivo/Domínio Público
6.  Valores: Respeito às diferenças físicas e comportamentais dos outros
7.  Artes visuais: Dobradura/intervenção fotográfica (colagem)
Artista: Pablo Picasso
8.  Data comemorativa ou tema:


Recursos materiais a serem utilizados:


·      Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·      Aparelho de som, C d;
·      Tesoura e cola;
·      Tinta Guache;
·      Atividades xerocadas;
·      Papel pardo
·      Papel A4;
·      Material informativo impresso;
·      Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·      CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·      RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·      Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
·      Youtube
Segunda-feira, 28 de julho
·      13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·      14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·      14:45 às 15:30: Informática.
·      15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·      16:00  às 17:30: Rodinha: apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante a semana para os alunos. Conversar um pouco sobre cada assunto. Ensinar para as crianças as músicas: Sopa (Palavra Cantada) cantar com ritmo uma vez, depois fazer a “leitura” da música usando cards com imagens e suas respectivas palavras (explorar os numerais 1, 2 e 3). Brincar da brincadeira da serpente.

Jeito de brincar

Um participante será a serpente que procura pedaços do seu rabo. Ele começa a cantar a música abaixo e chama os outros participantes para formar uma fila atrás de si, formando o rabo da serpente. Aqueles que são chamados têm que passar por baixo das pernas de quem já está na fila.

Letra de música

"Esta é a história da serpente
Que desceu do morro para procurar
Um pedacinho do seu rabo
Você também, você também
Faz parte desse rabão."

·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

Terça-feira, 29 de julho
·      13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.

·      14:00 às 14:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da caixa haverá um aparelho telefônico, a letra T  do alfabeto de sala, pedir que as crianças digam qual é o som da letrinha T. mostrar o ponto de articulação da letra T. fazer o jogo batatinha quente para os alunos “lerem” palavras iniciadas pela letra T.  Fazer leitura da música Sopa com os cards (explorar os numerais 1, 2 e 3).

·      14:30 às 15:30: Lego Zoom.

·      15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·      16:30 às 17:30: Apresentar para as crianças algumas curiosidades sobre as tartarugas. Fazer o bingo da palavra tartaruga, a escrita da palavra e o desenho do animal, no caderno de desenho. Pintar o contorno da letra T no caderno.
* Guardar os pertences e organizar a sala.
*Brincar de pipoca
Jeito de brincar
Os participantes pulam - para frente, para trás, para um lado e para o outro - imitando pipoca saltando na panela. Enquanto pulam, todos cantam a música abaixo. E continuam cantando e pulando até cansar.
Letra de música
"É um tal de poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc, popoc, poc, poc"
·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira, 30 de julho
·      13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·      14:00 às 15:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da caixa surpresa haverá fotos um livro com a história João e Maria, conversar com as crianças sobre alguns aspectos como alimentação saudável, alimentos pouco saudáveis, excesso de doces entre outros pertinentes à alimentação. Mostrar para as crianças algumas fotos de comidas e pedir que elas digam se estes são muito saudáveis ou pouco saudáveis. Apresentar para as crianças a música e dança “Chefe Chico/ Chiquititas). Após esse momento, as crianças irão pesquisar em revistas alimentos para recortar.  No caderno, haverá o título: alimentos muito saudáveisX alimento pouco saudáveis, as criança deverá buscar entre ou alimentos recortados o mais adequado para colar abaixo do comando.
·      15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·      16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 31 de julho
·      13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·      14:00 às  15:30:  Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Fazer leitura da música Sopa com os cards (explorar os numerais 1, 2 e 3). Brincar de sorteio dos números. Colocam alguns palitos ao centro da mesa e sortear alguns numerais de 1 à 5, a cada número sorteado, a criança deverá pegar uma quantidade de palitos, ex: “o numero sorteado é o número... (esperar a resposta das crianças), agora vamos ver quem é que vai pegar 5 palitos mais rápido, dar parabéns para todas as crianças e ajudar aquelas que sentirem dificuldades. Fazer atividade sobre os numerais 1 e 2. Em uma folha ofício no tamanho A4, em posição paisagem, as crianças deverão pintar os numerais e buscar uma quantidade de algum objeto para quantificar os numerais (2 palitos, 2 adesivos etc...)


·      15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·      16:0 às 16:45: Continuar atividade do período anterior. Fazer brincadeiras descritas e, ou brincadeiras de roda.
·      16:45 às 17:30: Inglês.
·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 1º de agosto
·      13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·      14:00 às 14:45: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Apresentar para os alunos o artista plástico espanhol Pablo Picasso. Entregar para os alunos revistas, tesouras e cola para que eles possam criar livremente um trabalho inspirado nas obras do artista.
·       15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·      16:00 às 17:30:  Hora do Brinquedo. Fazer pintura espelhada com as crianças em pequenos grupos enquanto as outras brincam com seus brinquedos trazidos de casa. Se sobrar tempo fazer mosaico também.
* Guardar os pertences e organizar a sala.
* Brincar de pipoca
* Brincar de serpente
* Brincar de cabo de guerra


·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS