Seguidores

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Planejamento para a 25ª semana letiva de 04/08 à 08/08.

Planejamento para a 25ª semana letiva
De 04/08 à 08/08.
Conteúdos e habilidades para a semana:


1.   Linguagem oral e escrita: Letra L. palavras: lobo, leão, lápis, lua, limão.
2. Conhecimento lógico e matemático:
Numeral 3 e 4 (identificação, quantificação e escrita). Formas geomátricas
3. Natureza e sociedade: órgãos dos sentidos.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo/ Músicas:
1, 2 feijão com arroz...
Vamos brincar nos bosque enquanto seu lobo não vem...
O leão é o rei lá na floresta...
Saia, saia, saia piaba.
Boca do forno/chefinho mandou
5. Valores: Solidariedade.
6.  Artes visuais: Colagem com areia e pintura.
Artista: Romero Brito
7. Data comemorativa ou tema: Dias dos pais, montagem do calendário do mês.




Materiais a serem utilizados:


·                   Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·                   Aparelho de som, C d;
·                   Tesoura e cola;
·                   Tinta Guache;
·                   Atividades xerocadas;
·                   Papel pardo
·                   Papel A4;
·                   Material informativo impresso;
·                   Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·                   CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·                   RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·                   Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
·                   http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/
·                   Projto Buriti Mirim. Volume 1. Manual do professor. 2011.


Segunda-feira, 4 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·     14:45 às 15:30: Informática.
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:00  às 17:30: Rodinha: apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante a semana para os alunos. Conversar um pouco sobre cada assunto. Ensinar para as crianças as músicas. Montar o calendário de varal com os alunos.  Fazer batatinha-quente com caixinha de palavras e imagens de coisas com a letra L.

·     17:30 às 17:45: Saída no hall.

Terça-feira, 5 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.

·     14:00 às 14:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Conversar sobre o dia dos pais, fazer diploma de melhor pai, as crianças deverão preencher o diploma com o nome do pai e o seu próprio. Mostrar para as crianças cards com pedaços escritos e imagens da música 1, 2 feijão com a arroz... As crianças deverão descobrir que músicas é essa.

·     14:30 às 15:30: Lego Zoom.

·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuWG8Ss7xfMPdNVTVgd7D9-6vCzvnaay08WnaFVQTV1cSfEWizQfc1MMOuDYvpa5j8SLdxHOER5olCaK-FUDBEDMHjjOeavmlQO28JsWJu2XT-M8uvQlFhyU5TxnSqJD077BxPcN5zH58/s1600/triangle-colors.jpg16:30 às 17:30: Fazer com fitas alguns círculos, quadrados e triângulos no chão. Dentro de cada figura geométrica dessas haverá um número de 0 à 10. Brincar de chefinho mandou com os alunos usando esse recurso. Entregar para os alunos a letra da música, eles deverão encontrar os numerais 3 e 4 e pintar. Colar arroz e feijão na borda da música.   
·     17:30 às 17:45: Saída no hall.

Quarta-feira, 6 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 15:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Usar a caixa surpresa. Dentro da caixa surpresa haverá livros que tenha o personagem do lobo, Conversar com as crianças sobre alguns aspectos da vida dos lobos, explorar a brincadeira seu lobo está?

Seu lobo

Um jogador é escolhido para ser o lobo e se esconde. Os demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam: “Vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem, tá pronto, seu lobo?” O seu lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar. Então os demais participantes se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes. A brincadeira se repete até que, numa dada vez, seu lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás dos outros. Quem for pego, passa a ser o novo seu lobo.
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho. Levar atividade de casa!
·     16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·     17:30 às 17:45: Saída no hall.
Quinta-feira, 7 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às  15:30:  Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) relembrar a música da brincadeira do lobo, entregar para cada criança uma cópia da música. Propor um desafio: os alunos deverão tentar encontrar a letra L, a sílaba Lo e a palavra LOBO. Desenhar um lobo ao lado.
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:0 às 16:45: Continuar atividade do período anterior. Atividades xerocadas. Fazer brincadeiras descritas e, ou brincadeiras de roda.
·     16:45 às 17:30: Inglês e música.
·     17:30 às 17:45: Saída no hall.
Sexta-feira, 8 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 14:45: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Apresentar para os alunos o artista plástico Brasileiro Romero Brito, Fazer leitura de algumas obras. Fazer com pequenos grupos de alunos uma pintura com cola, areia e tinta. Os alunos farão algum desenho usando o bico da cola branca. Esperar secar e pintar os espaços entre o desenho da cola com areia.
 
·      15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:00 às 17:30:  Hora do Brinquedo.
·     17:30 às 17:45: Hora cívica. Saída no hall. Levar atividade de casa!
Propostas de atividades caso sobre tempo durante a semana:
·       Bingo da palavra telefone,
·       Confeccionar telefone sem fio com barbantes e copos descartáveis,
·       Pintar a letra L no caderno,
·       Fazer atividade de escrita, pintura e quantificação dos numerais 3 e 4,
·       Atividade de dia dos pais para o portfólio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS