Seguidores

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Planejamento para a 26ª semana letiva De 11/08 à 15/08.

Planejamento para a 26ª semana letiva
De 11/08 à 15/08.
Conteúdos e habilidades para a semana:


1.   Linguagem oral e escrita: Letra N.
Palavras: Neném, natação, ninho, Noé, nuvem.
2. Conhecimento lógico e matemático:
Numeral 5 e 6 (identificação, quantificação e escrita). Formas geométricas
3. Natureza e sociedade: órgãos dos sentidos: visão/ lendas do folclore brasileiro
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo/ Músicas:
A linda rosa juvenil;
Cabra cega (visão);
Caranguejo não é peixe;
Ciranda, cirandinha;
O cravo brigou com a rosa;
Pirulito que bate-bate
Atirei o pau no gato/não atire o pau no gato
Borboletinha
5. Valores: Solidariedade.
6.  Artes visuais: carimbo com objetos (pintura)/pintura com papel crepom
Artista: Paul Klee
7. Data comemorativa ou tema: Folclore, festa da família


Materiais a serem utilizados:

·                   Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·                   Aparelho de som, C d;
·                   Papel crepom;
·                   Tesoura e cola;
·                   Tinta Guache;
·                   Atividades xerocadas;
·                   Papel pardo
·                   Papel A4;
·                   Material informativo impresso;
·                   Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·                   CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·                   RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·                   Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
·                   http://brasileirinhos.wordpress.com/brincadeiras/
·                   Projto Buriti Mirim. Volume 1. Manual do professor. 2011.
·                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Klee
Segunda-feira, 11 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·     14:45 às 15:30: Informática.
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.

·     16:00  às 17:30: Rodinha: apresentar os conteúdos que serão trabalhados durante a semana para os alunos. Conversar um pouco sobre cada assunto. Contar a história da Mula sem cabeça. Ensinar para as crianças as músicas. Fazer batatinha-quente com caixinha de palavras e imagens de coisas com a letra N. Confeccionar o cartaz da letra N. Fazer brincadeiras de revisão no mural de palavras.

·     17:30 às 17:45: Saída no hall.

Terça-feira, 12 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.

·     14:00 às 14:30: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos  hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Contar a história do Curupira.

·     14:30 às 15:30: Lego Zoom.

·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:30 às 17:30: Fazer atividades xerocadas sobre as letras já estudadas. Realizar as brincadeiras de roda. Cobrir a letra N com pingos de tinta no caderno.
·     17:30 às 17:45: Saída no hall.
Quarta-feira, 13 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 15:30: Inglês.
·     15:30 às 16:00: Lanche e higiene. Apressar as crianças nesse dia são apenas 30 minutos de intervalo entre as aulas.
·     16:00 às 16:45: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·     17:30 às 17:45: Saída no hall. Levar atividade de casa!
Quinta-feira, 14 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às  15:30:  Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?) Contar a história da Iara. .fazer o bingo da palavra Nuvem, As crianças  deverão fazer bolinhas de algodão para colar abaixo da palavra com o fundo em papel sulfite azul.
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:00 às 17:30: Confeccionar desenhos sobre as lendas brasileiras. Fazer atividades xerocadas sobre os numerais de 0 à 10. Reforçar a identificação dos numerais 5 e 6.
·     17:30 às 17:45: Saída no hall.
Sexta-feira, 15 de agosto
·     13:45 às 14:00: Acolhida. Receber os alunos em sala e organizar pastas, mochilas, garrafinhas e agendas.
·     14:00 às 14:45: Rodinha com rotina (chamadinha, fichas, calendários, músicas, quantos somos hoje?, revisão do alfabeto com o mural de palavras.). Apresentar para os alunos o artista plástico Paul Klee, Ler para os alunos as informações sobre o mesmo e o livro: PAUL KLEE , da coleção Mestres das Artes, editora Moderna, apreciar as obras assim como suas características no que se refere a temas, formas, cores, etc. realizar trabalho de desenho inspirados no pintor e pintura com objetos (tampas diversas). 
·     15:30 às 16:30: Higiene, lanche, organização da sala e parquinho.
·     16:00 às 17:30:  Hora do Brinquedo.
·     17:30 às 17:45: Hora cívica. Saída no hall. Levar atividade de casa!
Propostas de atividades caso sobre tempo durante a semana:

 ·       Fazer atividade de escrita, pintura e quantificação dos numerais 5 e 6,
·       Ler mais livros e fazer registros.
·       Pintura com papel crepom.
·       Brincadeiras;
·       Contar mais lendas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videoteca para entender os Pré-Silábicos/silábicos

Indico agora alguns vídeos de canais e professores muito bons. Dicas para o PRÉ-SILÁBICO avançar na hipótese de escrita! Des...