Planejamento
para a 20ª semana letiva
De 9 à 13 de Junho.
Conteúdos e habilidades para a semana:
1.  Linguagem oral e escrita:
Letra C. Nome e sobre nome
Palavras: 
Habilidades: 
·      Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
·      Conhecer
e reproduzir o som da letra C, Descrever histórias (reconto);
·      Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra C;
·      Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·     
Reconhecer
as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar
materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula
(chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. 
·      Identificar a escrita do próprio nome. 
·      Escrever com e sem modelo o próprio nome. 
·      Ampliar o repertório de conhecimento de letras. 
·      Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da
turma. 
·      Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o
alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras
usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas. 
2. Conhecimento lógico e
matemático:  
Brincadeiras
com números
Habilidades:
·      Compreender
a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
·      Identificar
os numerais, 
·      Quantificar,
identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e sociedade:  alimentação saudável, plantas (frutos(côco))
Habilidades:
·      Indicar
os detalhes de uma planta;
·      Conhecer
plantas comestíveis;
·      Aprender
um pouco mais sobre alimentação saudável;
·      Perceber
a origem dos alimentos.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo:
Dança das cadeiras e cantigas de roda.
Habilidades:
·      Aprender
as regras do jogo,
·      Desenvolver
resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
·      Cantar
e dançar,
·      Aprender
marcação de ritmos.
Recursos materiais a serem utilizados:
·      Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·      Aparelho
de som, C d;
·      Tesoura
e cola;
·      Tinta
Guache;
·      Atividades
xerocadas;
·      Papel
pardo
·      Papel
A4;
·      Material
informativo impresso;
·      Livros
de literatura;
Fontes de pesquisa:
·      CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed.
São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·      RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro:
Bertrand, 2002. p. 284.
·      Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 9 de junho
·      14:00 às 14:45:
 Aula de Psicomotricidade.
·      14:45 às 15:30:
Apresentar para as crianças, fichas com seus nomes e 1º sobrenomes. Fichas por
fichas as crianças deverão descobrir o que está escrito após o seu nome. Usar o
quadro de pregas para organizar quantas crianças estão presentes e quantas
faltaram. Explorar o quadro de “Quantos somos hoje?”. Montar o calendário de
varal, entregar aleatoriamente 4 ou 5 dias para cada crianças e ir pedindo:
“quem está com a quinta-feira, número 12? Depois do número 7 qual é o número?”
e o calendário de velcro, fazer data todos os dias.
·      15:30 às 16:00: Higiene
e lanche. 
·     
16:00  às 17:30:  Hora do
conto com a história:___________________________
_______________________________________________________________
Fazer registro da História (desenho da parte que
mais gostou).
·      17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca. 
Terça-feira, 10 de junho
·     
14:00
às 14:30: Fazer rodinha e refazer “chamadinha” no
quadro de pregas explorando as fichas com nomes e sobrenomes, presentes e
ausentes. Em rodinha, usar a caixa surpresa para apresentar os sons da letra C,
fazer o jogo “batatinha-quente” e depois “preguicinha”. Tirar da caixa mágica
uma porção de conchinhas e perguntar para as crianças quem sabe o que é aquilo,
de onde vem, entre outras, ouvir atentamente as respostas dos alunos e explicar
para eles sobre as conchinhas do mar, os moluscos. 
·      14:30 às 15:30:
Lego Zoom.
·      15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
·     
16:00
às 17:30: Continuar atividade do descrita no 1º
momento. Fazer atividades xerocadas sobre a letra C e os numerais. Guardar
agendas e esperar saída no parque.
Quarta-feira, 11 de junho
·      14:00 às 15:30: Ir
para a cozinha experimental e fazer Mousse de Côco. Deixar gelando para comer
na hora do lanche. Rotina. Fazer chamadinha, trabalho com fichas de nomes e
sobrenomes.
·      15:30 às 16:00:
Higiene e lanche.
·      16:30 às 16:45:
Fazer atividade no caderno sobre a letra C, em uma folha os alunos deverão
pintar um molde de letra C . 
·      16:45 às 17:30:
Aula de Damas.
·      17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca. 
Quinta-feira, 12 de junho
Não
haverá aula, início da copa do mundo.
Sexta-feira, 13 de junho
·      
 
 
   14:00 às 14:45:
Acolhida, Rotina, fichas, chamadinha. Contar a história do Príncipe não!
Conversar sobre a história, fazer perguntas sobre. Confeccionar uma coroa
usando papel cartão. Entregar para as crianças uma coroa e pedir que os alunos
escrevam um brasão com a letra C, decorar suas coroas com papel laminado para
simular as pedras preciosas comuns em coros imperiais.
·      15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
·      16:00 às 17:30:
Fazer o bingo da palavra coelho, os alunos deverão desenhar um coelho no espaço
abaixo da palavra.
·      17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca usando as coroas.




 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário