Seguidores

sábado, 7 de junho de 2014

Planejamento para a 20ª semana letiva De 9 à 13 de Junho.

Planejamento para a 20ª semana letiva
De 9 à 13 de Junho.

Conteúdos e habilidades para a semana:

1.  Linguagem oral e escrita: Letra C. Nome e sobre nome
Palavras:
Habilidades:
·      Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·      Conhecer e reproduzir o som da letra C, Descrever histórias (reconto);
·      Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra C;
·      Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·      Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc. 
·      Identificar a escrita do próprio nome. 
·      Escrever com e sem modelo o próprio nome. 
·      Ampliar o repertório de conhecimento de letras. 
·      Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma. 
·      Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas. 
2. Conhecimento lógico e matemático:  
Brincadeiras com números
Habilidades:
·      Compreender a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
·      Identificar os numerais,
·      Quantificar, identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3. Natureza e sociedade:  alimentação saudável, plantas (frutos(côco))
Habilidades:
·      Indicar os detalhes de uma planta;
·      Conhecer plantas comestíveis;
·      Aprender um pouco mais sobre alimentação saudável;
·      Perceber a origem dos alimentos.
4. Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo: Dança das cadeiras e cantigas de roda.
Habilidades:
·      Aprender as regras do jogo,
·      Desenvolver resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
·      Cantar e dançar,
·      Aprender marcação de ritmos.
  
Recursos materiais a serem utilizados:

·      Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·      Aparelho de som, C d;
·      Tesoura e cola;
·      Tinta Guache;
·      Atividades xerocadas;
·      Papel pardo
·      Papel A4;
·      Material informativo impresso;
·      Livros de literatura;

Fontes de pesquisa:
·      CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·      RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·      Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 9 de junho
·      14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·      14:45 às 15:30: Apresentar para as crianças, fichas com seus nomes e 1º sobrenomes. Fichas por fichas as crianças deverão descobrir o que está escrito após o seu nome. Usar o quadro de pregas para organizar quantas crianças estão presentes e quantas faltaram. Explorar o quadro de “Quantos somos hoje?”. Montar o calendário de varal, entregar aleatoriamente 4 ou 5 dias para cada crianças e ir pedindo: “quem está com a quinta-feira, número 12? Depois do número 7 qual é o número?” e o calendário de velcro, fazer data todos os dias.
·      15:30 às 16:00: Higiene e lanche.

·      16:00  às 17:30:  Hora do conto com a história:___________________________

_______________________________________________________________

Fazer registro da História (desenho da parte que mais gostou).

·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 10 de junho
·      14:00 às 14:30: Fazer rodinha e refazer “chamadinha” no quadro de pregas explorando as fichas com nomes e sobrenomes, presentes e ausentes. Em rodinha, usar a caixa surpresa para apresentar os sons da letra C, fazer o jogo “batatinha-quente” e depois “preguicinha”. Tirar da caixa mágica uma porção de conchinhas e perguntar para as crianças quem sabe o que é aquilo, de onde vem, entre outras, ouvir atentamente as respostas dos alunos e explicar para eles sobre as conchinhas do mar, os moluscos.
·      14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·      15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·      16:00 às 17:30: Continuar atividade do descrita no 1º momento. Fazer atividades xerocadas sobre a letra C e os numerais. Guardar agendas e esperar saída no parque.
Quarta-feira, 11 de junho
·      14:00 às 15:30: Ir para a cozinha experimental e fazer Mousse de Côco. Deixar gelando para comer na hora do lanche. Rotina. Fazer chamadinha, trabalho com fichas de nomes e sobrenomes.
·      15:30 às 16:00: Higiene e lanche.
·      16:30 às 16:45: Fazer atividade no caderno sobre a letra C, em uma folha os alunos deverão pintar um molde de letra C .
·      16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 12 de junho
Não haverá aula, início da copa do mundo.
Sexta-feira, 13 de junho
·      14:00 às 14:45: Acolhida, Rotina, fichas, chamadinha. Contar a história do Príncipe não! Conversar sobre a história, fazer perguntas sobre. Confeccionar uma coroa usando papel cartão. Entregar para as crianças uma coroa e pedir que os alunos escrevam um brasão com a letra C, decorar suas coroas com papel laminado para simular as pedras preciosas comuns em coros imperiais.

·      15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·      16:00 às 17:30: Fazer o bingo da palavra coelho, os alunos deverão desenhar um coelho no espaço abaixo da palavra.

·      17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca usando as coroas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...