Seguidores

domingo, 1 de junho de 2014

Planejamento para a 19ª semana letiva - De 2 à 6 de junho.

Planejamento para a 19ª semana letiva
De 2 à 6 de junho.



Isabella, estou repetindo esse planejamento pois durante a semana que ele estava previsto, eu decidi fazer atividades de revisão e avaliação dos conteúdos abordados até então, principalmente as letras F, P, M, A, E, I, O e U. Modifiquei pouquíssimas coisas neste.
Conteúdos e habilidades para a semana:


1.         Linguagem oral e escrita: Letra R.
Palavras: Rapadura, Renda, retalho, roupa, Rosinha, rede, rádio, rosto,
Habilidades:
·                Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·                Conhecer e reproduzir o som da letra R, Descrever histórias (reconto);
·                Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra R;
·                Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
2.         Conhecimento lógico e matemático:  
Revisão dos conceitos de proporção e massa.
Habilidades:
·                Registrar ações;
·                Estruturar a localização de elementos adotando um referencial;
·                Compreender a sequência crescente dos numerias (0 à 5);
·                Quantificar, identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3.         Natureza e sociedade:  Plantas
Habilidades:
·                Indicar os detalhes de uma planta;
·                Conhecer plantas comestíveis;
·                Aprender um pouco mais sobre alimentação saudável;
·                Perceber a origem dos alimentos.
4.         Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo: Jogo da memória
e amarelinha
Habilidades:
·                Aprender as regras do jogo,
·                Perceber a ligação dos pares;
5.         Artes Visuais: Releitura de Tarsila do Amaral.
Habilidades:
·                Desenvolver coordenação motora por meio de pintura em tecido com pincel;
·                Adquirir elementos para apreciação de uma obra de arte; 
·                Construir uma releitura de obra consagrada 
Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade; 
·                Reconhecer diferentes formas de representação de um mesmo ser ou objeto; 
·                Expor ideias e impressões a partir de uma obra de arte; 
·                Identificar, valorizar e respeitar a diversidade das produções individuais.
  

Recursos materiais a serem utilizados:


·                Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·                Aparelho de som, C d;
·                Tesoura e cola;
·                Tinta Guache;
·                Atividades xerocadas;
·                Papel pardo
·                Papel A3 e A4;
·                Material informativo impresso;
·                Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·                CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·                RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·                Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.



Segunda-feira, 2 de junho
·                14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·                14:45 às 15:30: Ensaiar para festa junina!.
·                15:30 às 16:00: Higiene e lanche.

·                16:00  às 17:30:  Apresentar para as crianças a letra R apresentar os sons produzidos pelo fonema /r/ (de garganta e vibrado). Fazer o jogo batatinha-quente com eles, depois a brincadeira “preguicinha”. Usar a caixa surpresa para mostrar a rapadura e conversar com as crianças sobre o plantio da cana-de-açúcar, os trabalhadores, o manejo da cultura, os nutrientes que a cana produz e os produtos derivados da cana (açúcar e rapadura). Oferecer para as crianças um pedaço de rapadura. Fazer pintura do molde vazado da letra R  no caderno.



·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 3 de junho
·                14:00 às 14:30: Fazer rodinha e retomar as brincadeiras descritas no dia anterior. Fazer atividade no caderno sobre a letra R conforme modelo ao lado. Ler com as crianças o texto, brincar de “Qual é o desenho?” vou fazer alguns desenhos no quadro e as crianças têm de acertar antes que eu termine, os desenhos tem de ser com o som iniciado pelo fonema /r/, feito alguns desenhos eu irei escrever as palavras pedindo ajuda para as crianças, elas levantarão hipóteses de escrita. No texto, os alunos deverão encontrar a letra R e pintar, no segundo espaço os alunos deverão tentar grafar a letra R no terceiro espaço os pequenos deverão escolher desenhos cujos nomes se iniciam pelo fonema /r/ e tentar escrever as palavras.
·                14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                16:00 às 17:30: Ensaiar para festa junina! Continuar a atividade do primeiro momento. Fazer atividades xerocadas sobre a letra R. Arrumar os pertences para a saída no parque.
Quarta-feira, 4 de junho
·                14:00 às 15:30: Rotina. Fazer atividades sobre os numerais no caderno e xerocadas sobre os números.
·                15:30 às 16:00: Higiene.
·                16:30 às 16:45:  Ensaiar para festa junina! Explorar os numerais, quantidades no jogo “Quantos somos hoje?” e “Jogo batalha”. Continuar atividade do período anterior.
·                16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 5 de junho
·                14:00 às  15:30:  Rotina. Usar a caixa surpresa para fazer a brincadeira da batatinha quente com os alunos. Dentro da caixa haverá outra caixinha menor com figuras e suas respectivas palavras iniciadas por m, quando a criança for “queimada” ela deverá abrir a caixinha e “ler” a palavra para os colegas, aproveitar o momento para revisar os sons da letra M, seus encontros com as vogais, vogais presentes nas palavras e quantidades de letras. Aproveitar a rodinha e abrir a caixa e expor os trabalhos da Artista Brasileira Tarsila do Amaral, falar um pouco sobre a mesma e o momento histórico que ela viveu no Brasil.
Figura 1 – Foto Tarsila do Amaral
Figura 2 – Obra intitulada “EFCB”
Figura 3 – A Feira
Figura 4 – Aboporu
Explorar os elementos presentes nas obras como temas, proporcionalidade, cores, materiais utilizados. As crianças deverão escolher uma das obras e fazer seu desenho sobre elas usando giz de cera preto e depois pintar usando tinta guache.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                16:00 às 16:45: Continuar atividade do período anterior. Ensaiar para festa junina!
·                16:45 às 17:30: Inglês.
·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 6 de junho
·                14:00 às 14:45: Acolhida. Fazer novamente a brincadeira Amarelinha e revisar os numerais. Fazer atividade no caderno sobre o numeral 1, pintar o número 1 e colar uma figurinha. Fazer isso com o número 2 também.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                16:00 às 17:30: Continuar a atividade do período anterior. Ensaiar para festa junina! Fazer atividades xerocadas sobre os assuntos abordados durante a semana em pequenos grupos, os demais estarão brincando com os brinquedos trazidos de casa.
·                17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sábado, 7 de junho

Festa junina Educar 2014 (o dia todo!) rsrsrsrs









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...