Seguidores

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Planejamento

JOGOS DE LINGUAGEM OU MATEMÁTICA:

Opção 1: Brincar de chefinho mandou. Buscar um espaço fora da sala. Riscar no chão os numerais de 1 à 10 (fazer um balão ao redor do número). Quando o chefinho mandar as crianças deverão chegar o mais rápido possível dentro dos números. 
Sugestão: Para deixar a brincadeira mais legal, cada número deve caber exatamente a quantidade que representa, no número 5 só cabem 5 crianças, as 5 primeiras que chegarem é que podem ficar dentro. 

Opção 2: Grupo mais avançado/Tiro ao alvo. Usar uma bola e um cesto. Separar em pequenos grupinhos, cada criança tem 1 chance de jogar, se acertar poderá pintar um quadradinho da tabela. Cada acero no cesto representa um ponto.



Opção 3: Corrida das fichas. (crianças com dificuldade em reconhecer o nome).
Separar algumas duplas de crianças e fazer a brincadeiras da corrida com os pés amarrados. De um lado colocar as fichas, as crianças deverão nessas parcerias caminhar até as fichas e encontrar a sua (cada criança pegará a sua).


Opção 4: Corrida do nome (crianças que já conhecem o nome). De um lado as fichas dos nomes estão coladas e abaixo delas uma fita adesiva, em outro local terá letras para eles montarem seus nomes, as crianças deverão montar seus nomes usando uma letra por vez e na ordem correta logo abaixo da fita.

Opção 5: Andar pela escola e pedir que os alunos ressaltem o que temos presente na escola. Voltar pra sala e fazer a escrita com ajuda dos alunos (instigar hipóteses de escrita) de no máximo 10 nomes e depois copiar em uma folha.

Opção 6: Caçada aos números: Procurar na escola onde encontramos números, todos juntos e voltar pra sala e registrar esse números e desenho.



Opção 7: 
Caça nomes com os nomes dos amigos em atividade Xecorada.
A professora vai sortear uma ficha e o dono não pode falar que é dele, as outras crianças é que deverão reconhecer e identificar o nome. Os alunos deverão encontrar na folha. E pintar ou circular. Depois desenharão o amigo que escolherem (explorar detalhes no desenho).

Opção 8:
Fazer um tour pela escola ou um espaço. Professoras e alunos irão observar quantidades de diversos objetos e elementos como árvores, grades, escorregadores entre outros. Depois retornarão à sala e retomarão o que contaram. Em atividade, farão o registro contendo o desenho do item e ao lado o numeral correspondente à quantidade contada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...