Seguidores

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Planejamento para 5ª semana letiva: 19 à 23 de fevereiro.


Planejamento para 5ª semana letiva
19 à 23 de fevereiro.

Segunda-feira, 19 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Tabelas, numerais, quantidades. Sequência lógica. Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos (geral e específicos): Identificar grafar e representar numerais e suas quantidades. Compreender o uso da matemática em nossas vidas. Ampliar vocabulário e leitura por meio de jogos e brincadeiras.
Recursos:  jogos pedagógicos, livros, material de registro.
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2002. Bertrand.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefas de casa. Sentar em roda e conversar sobre as perguntas da página 13 do livro de Matemática. Iremos fazer juntos as atividades das páginas 15, 16, 17 e 18 juntos.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Realizar rodas de grupos de leitura tais como: dominó de imagens e palavras; Correio de palavras; Passa a lata com figuras dentro e letras no centro para parear/relacionar, bingo das palavras. Os alunos serão divididos em 4 grupos e iremos jogar e brincar com esses jogos.
Correio de palavras: Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
5º momento: Explicar tarefa de casa. Fazer tarefa da página 11 e 19 do livro de Matemática. Os alunos irão escrever na agenda a tarefa. 
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:










Terça-feira, 20 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos (geral e específicos): Fazer correspondência entre som/letra inicial e imagens. Identificar letras do alfabeto. Reproduzir os sons das letras do alfabeto. Formular hipóteses de escrita.
Recursos: Material de registro.

Referências: Livro porta aberta. Manual do professor. Editora FTD. 2º ano. Página 56.

Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefa do dia anterior. Sentar em roda com os alunos e cantar a música: “A barata diz que tem.”  Em um cartaz as crianças deverão encontrar algumas letras que a professora vai pedir. Os alunos vão receber algumas figuras e buscar a palavra correspondente ao desenho para colar próximo. No caderno, os alunos irão copiar o cabeçalho, fazer algumas “caçadas” no texto da música com algumas letras e palavrinhas, pintar os espaços entre as palavras.  Teremos um potinho com palavras e os alunos deverão escolher algumas para colar no caderno tentar ler e desenhar/representar.

3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior.
5º momento: Explicar tarefa de casa. Pesquisar e recortar  de jornais e revistas palavras que começam com a letra M e B e colar abaixo.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:






eeeeeeeeeeeeeeeeeee

Quarta-feira, 21 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática, Língua Portuguesa e Arte.
Conteúdos: Sequência numérica, adição e subtração, alfabeto, contagens, quantidade. Leitura e escrita. Movimento.
Objetivos (geral e específicos): C
Recursos: Papel pardo, texto impresso, som, pendrive, material de registro.
Referências: RIZZO, gilda. Alfabetização natural. Rio de janeiro: Bertrand, 2002.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.

2º momento: Corrigir tarefas do dia anterior no quadro. Sentar com os alunos em roda, cantar a música “1, 2, 3 indiozinhos.” Fazer batatinha quente com letra, palavras, e números da música, ao parar a lata o aluno deverá pegar uma letra ou palavra e tentar ler. Copiar cabeçalho do quadro. Colar texto da música e comando: 1. Pinte os espaços entre as palavras. 2. Pinte os números com a cor azul. 3. Qual bicho aparece no texto? 4. Desenhe 10 índios na canoa.

No caderno de matemática faremos algumas contas de adição.

3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividade.
5º momento: Atividade xerocada sobre adição.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:

eeeeeeeeeeeeeeeeeee

Quinta-feira, 22 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua portuguesa
Conteúdos: Leitura e escrita. Letras L e O.
Objetivos (geral e específicos):
Garantir o desenvolvimento integral das crianças; Oportunizar contato com a expressão literária; Desenvolver a expressão cultural infantil; Contato com conceitos relacionados com a diversidade e inclusão/exclusão; Ler palavras iniciadas pela letra L  e O.
______________________________________________________________________
Recursos:  Livros, atividades xerocadas,
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefas do dia anterior. Sentar e, roda e conversa sobre os sentimentos. Usaremos o jogo de cartas coaching: Pensamentos e emoções/Juliane Feldman. Um aluno tira uma carta e vamos conversando sobre o que sentimos. Contar a história Orelha de Limão/Katja Reiner, conversar sobre a história e falar sobre as particularidades física/emocionais/ preferencias de cada um. Fazer atividade sobre identidade.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Fazer atividade xerocada sobre identidade. Iremos “ler” o texto, pintar espaços entre as palavras, caçar palavras-chave como: Jojo, menina, 6 anos, irmãos e responder as perguntas com os dados pessoais de cada um.
5º momento: Explicar a atividade para casa sobre identidade.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações:





eeeeeeeeeeeeeeeeeee____________________________
Sexta-feira, 23 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática.

Conteúdos: Leitura e Escrita, quantidade, numerais.
Objetivos (geral e específicos): Identificar, grafar e representar quantidades e numerais, realizar agrupamentos e desagrupamentos com representação por numerais.
Recursos: Máscaras, atividades,
Referências: Livro didático – Alfabetização Matemática/Editora Ática, Luis Roberto Dante.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Fazer tarefas no livro de Matemática, págs: 21,  22 e 23.  Usando materiais concretos para responder como palitos, tampinhas e numerais.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividades no livro.
5º momento:  Tarefa no livro de Matemática, págs 24, 25.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS