Seguidores

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Planejamento para 6ª semana letiva: 26/2 à 2 de março.


Planejamento para 6ª semana letiva: 26/2 à 2 de março.

Segunda-feira, 26 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Tabelas, numerais, quantidades. Sequência lógica. Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos (geral e específicos): Identificar grafar e representar numerais e suas quantidades. Compreender o uso da matemática em nossas vidas. Ampliar vocabulário e leitura por meio de jogos e brincadeiras.
Recursos:  jogos pedagógicos, livros, material de registro.
RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2002. Bertrand.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefas de casa. Sentar em roda e conversar sobre as perguntas da página 13 do livro de Matemática. Iremos fazer juntos as atividades das páginas 15, 16, 17 e 18 juntos.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Realizar rodas de grupos de leitura tais como: dominó de imagens e palavras; Correio de palavras; Passa a lata com figuras dentro e letras no centro para parear/relacionar, bingo das palavras. Os alunos serão divididos em 4 grupos e iremos jogar e brincar com esses jogos.
Correio de palavras: Coleção de envelopes iguais com uma palavra escrita, por fora, e uma coleção de gravuras correspondentes. A brincadeira de envelopar as gravuras de acordo de acordo com o que está escrito por fora pode ser feita por duas ou mais crianças, sentadas à volta de uma mesa. Ganha a que conseguir envelopar um número maior de envelopes. Pode haver palavras repetidas. A verificação, ao final por consulta ao vocabulário de apoio, deve ser estimulada pelo alfabetizador.
5º momento: Tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:


  
Terça-feira, 27 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, e Metemática.
Conteúdos: Leitura e escrita de gráficos e tabelas.
Objetivos (geral e específicos): Compreender sistema monetário; nomear cédulas; adicionar e subtrair; Participar de jogo obedecendo as regras; formular hipóteses de escrita de numerais, ordenar sequência numérica.
Recursos: Material de registro.

Referências: http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/62-caderno-7-alfabetizacao-matematica-na-perspectiva-do-letramento

Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Sentar com os alunos em roda e mostrar as cédulas do nosso sistema monetário. O jogo é composto por 6 garrafas, cada uma ilustrada com uma cédula nos valores R$ 2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 20,00 / R$ 50,00 / R$ 100,00. As crianças precisam identificar o valor da nota e representá-lo por escrito, usando símbolos matemáticos. O objetivo do jogo é obter o maior valor monetário entre os grupos formados acertando-se as garrafas. Cada grupo receberá uma tabela para que, a cada rodada do jogo, eles anotem os valores que serão adquiridos pelos componentes  do grupo, no momento de cada jogada. Cada jogador escreve seu nome e registra os valores obtidos em cada jogada. Ao explicar todas as regras e  procedimentos aos alunos, posicionamos as garrafas e estipulamos o limite de distância para arremessar a argola ou bola. Obs: inicialmente começar a brincadeira com garrafas com as notas de R$ 1, 2 e 5 reais.

3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior. Compor texto coletivo com os alunos no quadro. Cada cédula será nomeada e os alunos vão copiar o cabeçalho e o texto construído coletivamente.
5º momento:
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:

  

Quarta-feira, 28 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita.
Objetivos (geral e específicos): Ler e identificar palavras iniciadas por S, P e L.
Recursos: Papel pardo, texto impresso, som, pendrive, material de registro.
Referências: RIZZO, gilda. Alfabetização natural. Rio de janeiro: Bertrand, 2002.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.

2º momento: Informar a rotina do dia. Corrigir tarefas do dia anterior no quadro. Trabalhar o texto da música: O sapo não lava o pé. Fazer caçadas/bingo com as letras e palavras que compõe o texto. Copiar cabeçalho e fazer um sapinho de papel. Encontrar as palavras: pé, sapo, não, lagoa. Trabalhar leitura e escrita de palavras com as letras L, S e P.

3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Aula de Ciências – Profª Hayla
5º momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
6º momento: Saída.
Tarefa de casa: Procure em casa rótulos e embalagens que possuam as letras do seu nome, recorte e cole abaixo.
Observações:

Quinta-feira, 1º de março
Componentes curriculares: Língua portuguesa
Conteúdos: Leitura e escrita.
Objetivos (geral e específicos):
Recursos:  Livros, atividades xerocadas,
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
3º momento: Aula de História/Geo – Profª Hayla
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Ouvir a música: Lindo balão azul/Trem da alegria (novela infantil carinha de anjo). Expor aos alunos um cartaz com a letra da música, porém, faltando algumas palavras. Iremos explorar os sons iniciais das palavras e trabalhar a leitura das frases do texto.
5º momento:  Explicar tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações:

 _______
Sexta-feira, 2º de março
Componentes curriculares: Arte.

Conteúdos: Leitura e Escrita. Arte rupestre.
Objetivos (geral e específicos): Compreender a arte como expressão e comunicação dos indivíduos. Perceber e utilizar diferentes tipos de materiais para produzir obras.
Recursos: Máscaras, atividades,
Parâmetros Curriculares Nacionais.  Arte. Volume 6. 2000.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Sentar com os alunos e conversar sobre Arte, as crianças deverão dizer o que elas acham que é Arte, para que serve a Arte, onde podemos ver arte... Mostrar aos alunos que existem muitos tipos de arte e em cada época da história existiu uma maneira e uma função para a Arte. Começar apresentando aos alunos as manifestações ocorridas  na pré-história, mais precisamente o período paleolítico. Mostrar as paredes das cavernas aos alunos.  
arte do Paleolítico refere-se ao início da história daarte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a.C.
Experimentar com os alunos desenhos e pinturas sobre o papel pardo. Simulando a parede das cavernas, usar giz de cera preto, marrom, laranja. Explicar aos alunos como esses homens primitivos adquiriam as tintas (óleo de animais caçados misturados com carvão, sangue, pedras coloridas).
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividades do período anterior.
5º momento:  Explicar tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS