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terça-feira, 26 de junho de 2018

Modelos de relatórios para o 2º ano


a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas:

Arthur Ferreira é uma criança calma, tranquila e apresentou boas relações com os amigos. Foi assíduo e pontual. Aceitou esperar sua vez de falar durante as rodas de conversas. Valorizou o diálogo como forma de resolver os conflitos, não agrediu seus colegas e também não desrespeitou seus companheiros de sala ou escola. Agiu com respeito com professoras e funcionárias. Apresentou dificuldade na oralidade, necessitando de mais tempo para falar, pois, não conseguiu dizer frases sem repetir as palavras de forma parcial ou completa por muitas vezes, ou seja, gaguejando com grande regularidade em cada fala.  Nas tarefas de casa, houve infrequência na entrega e por diversas vezes, suas atividades apresentavam uma caligrafia não conhecida por Arthur em sala de aula. Em sala de aula, apresentou total dependência para realizar as atividades, ou seja, não apresentou autonomia e segurança para realizar sozinho. Em Matemática, Arthur apresentou dificuldade em realizar as contas de adição e subtração com apenas um algarismo, com ajuda individual em sala e fora dela, o aluno compreendeu a lógica da conta, entretanto ainda não soube diferenciar os símbolos que caracterizam tais operações, necessitando repetir um exemplo de situação-problema em cada questão para que Arthur obtivesse a compreensão de como executar a conta, em contas com numerais pequenos (0 a 5), conseguiu realizar cálculos mentais. Arthur apresentou de forma memorizada a récita/sequência numérica, entretanto, apesar das múltiplas brincadeiras envolvendo números e a ordem deles, o aluno apresentou incompreensão de antecessores e sucessores, não identificou/representou os números ausentes em uma récita. Apresentou dificuldade para representar e quantificar números e numerais maiores de 10. Apresentou significativa dificuldade para acompanhar as aulas, assimilar e acomodar os aprendizados desenvolvidos em sala. Foi trabalhado em sala. Em Língua Portuguesa, Arthur, apresentou grande distração, durante as aulas, quando não estava sendo acompanhado individualmente pelas professoras, Arthur foi surpreendido diversas vezes brincando com brinquedos trazidos de casa, olhando para as janelas, tetos e portas sem demonstrar interesse pelas atividades, durante as contações de histórias o aluno apresentou forte sonolência mesmo sentado no chão com os colegas. Não nomeou, identificou, representou as letras do alfabeto. Não memorizou os conteúdos trabalhados no dia seguinte. Não identificou/reproduziu os fonemas das vogais e consoantes. Não escreveu sílabas de forma convencional, apresentou dificuldade em perceber os sons iniciais das palavras, ainda não escreve sílabas/palavras completas.  Em Arte Arthur expressou e manuseou materiais por meio de desenhos, pinturas e recortes, apresentou dificuldade no manuseio da tesoura. Em  Educação Física, Arthur Em Educação Física apresentou um bom desenvolvimento no esquema corporal e orientação espaço-temporal. Conseguiu respeitar as regras e diferenças de cada um. Realizou as atividades propostas. Em Educação Física desenvolveu parcialmente as atividades relacionadas ao esquema corporal e orientação espaço-temporal.  Esta aprendendo a respeitar as regras e diferenças de cada um. Realizou algumas atividades propostas. Em Educação Física apresentou dificuldade na orientação espaço temporal, velocidade de raciocínio, deslocamento e coordenação motora.   Realizou algumas atividades propostas. Em História com auxilio entendeu e valorizou a diversidade que compõe o coletivo.  Reconheceu o nome e o registro de nascimento como um direito do cidadão.  Conseguiu de forma parcial investigar e extrair dados de documentos pessoais. Identificou alguns espaços de convivência.  Compreendeu o papel da família como transmissora de valores, costumes, padrão e cultura. Participou de atendimento especializado individualizado ou coletivo em pequenos grupos objetivando aprimorar o sistema alfabético, desenvolver a leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Desenvolver a interpretação oral e escrita. Produzir textos orais e escritos e compreender palavras simples e com sílabas complexas.  Realizou atividades diferenciadas em sala de aula de acordo com a disciplina de cada professor, priorizando leitura de pequenos textos, formação de palavras e frases, cruzadinhas caça- palavras e alfabeto móvel. Recebeu acompanhamento individualizado em sala e acompanhamento de atividades envolvendo identificação dos números, quantidades e cálculos com situações-problemas com jogos. Houveram muitos investimentos para que Arthur avançasse em seus aprendizados. Não obtivemos com o aluno o rendimento esperado, Arthur não alcançou os objetivos planejados satisfatoriamente.




a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas:


Yasmin apresentou-se como uma criança carinhosa, responsável, dedicada e caprichosa. Portou de forma desejável com os colegas, professoras e funcionários, tratando todos com respeito e sem agressões, valorizando o diálogo como forma de resolver os conflitos. Apresentou frequência e pontualidade irregular Executou as atividades com dedicação e, em sua maioria, realizou com autonomia. Em Língua Portuguesa, Yasmin começou a escrever frases mais próximas do convencional, ainda apresentou erros ortográficos comuns para sua fase de escrita. Identificou, grafou e representou sons e sílabas simples de forma correta, confundindo-se apenas nas palavras escrita com J/G, X/CH e variações dos sons do X. Em Matemática, a aluna identificou numerais ausentes em sequências numéricas, percebeu sucessores e antecessores, realizou contas de adição e subtração de números até 10 realizando cálculos mentais e acima de 10 usando materiais concretos como palitos e tampinhas. Em Arte, Yasmin expressou usando colagens, pinturas e desenhos. Em História apresentou um bom desempenho nos conteúdos ministrados. Entendeu e valorizou, parcialmente a diversidade que compõe o coletivo; Reconheceu o nome e o registro de nascimento como um direito do cidadão. Conseguiu investigar e extrair dados de documentos pessoais. Identificou alguns espaços de convivência. Compreendeu papel da família como transmissora de valores, costumes, padrão e cultura. Em Ciências entendeu que a dengue é uma doença, identificou seus sintomas e como podemos preveni-la. Percebeu a Terra como um grande ambiente formado de diversos outros ambientes. Reconheceu parcialmente as características dos seres vivos que os capacitam a viver em certos ambientes. Compreendeu as principais necessidades dos seres vivos.  Localizou as partes externas do corpo humano. Conseguiu assimilar as dicas para evitar a gripe H1N1. Em Educação Física apresentou um ótimo desenvolvimento no esquema corporal e orientação espaço-temporal. Conseguiu respeitar as regras e diferenças de cada um.  Realizou todas as atividades propostas




a)      Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas:


Alexandry demonstrou ser uma criança criativa. Foi assíduo e pontual. Ainda mostrou-se resistente ao atender algumas regras da escola, não respeitou alguns momentos propostos, pedindo para fazer algo diferente (desenhar ou brincar). Ainda não expressou seus sentimentos com clareza, demonstrando suas vontades e desejos por meio de choros frequentes. Ainda apresentou-se bastante inquieto o que o impediu de Participou ativamente das atividades propostas. Eventualmente mostrou-se agressivo com alguns colegas com brincadeiras desagradáveis (colocou o pé para os colegas tropeçarem, por exemplo). Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno em Matemática, Alexandry obteve uma aprendizagem moderada. O aluno apresentou dependência, apesar de ser capaz de realizar algumas atividades autonomamente. Realizou as atividades com pressa e com pouca atenção, ocorrendo erros nos resultados e necessitando refazer. Grafou, representou e identificou os números e numerais de 0 a 10, 11 a 20. Identificou algumas casas de dezenas até 100 em jogos como o bingo dos números. Identificou moderadamente os números antecessores e sucessores de numerais até 50. Identificou  números ausentes em atividades de sequência numérica de 0 a 50. Resolveu situações-problema no campo da adição e subtração de forma oral (interpretou problemas apenas oralmente). Realizou atividades com operações matemáticas (adição e subtração) usando materiais concretos (palitos e tampinhas) com numerais de 0 à 20. Calculou operações de adição e subtração, Alexandry apresentou dificuldades em diferenciar os sinais que caracterizam as contas mencionadas. Em Língua Portuguesa, Alexandry identificou algumas sílabas simples. Realizou todas as atividades. Fez correspondências entre letras e os sons. Acreditou que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Fez correspondências entre quantidade de sílabas em uma palavra. Escreveu combinando consoantes e vogais formando sílabas, trocou as consoantes em algumas palavras. Percebeu e utilizou o ponto final no encerramento de frases. Escreveu frases mais próximas do padrão, mais compreensíveis. Em Arte, Alexandry participou com interesse das rodas de conversa sobre os tipos de pinturas, criou obras com recortes, realizou pinturas em papel pardo. Em História com auxilio entendeu e valorizou a diversidade que compõe o coletivo.  Reconheceu o nome e o registro de nascimento como um direito do cidadão.  Conseguiu de forma parcial investigar e extrair dados de documentos pessoais. Identificou alguns espaços de convivência.  Compreendeu o papel da família como transmissora de valores, costumes, padrão e cultura. 





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