Seguidores

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Planejamento anual para o 2° ano - História

EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.






COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.


 A1- Compreender os conceitos de espaço e tempo, reconhecendo a importância da própria história para entender as transformações sociais ao longo do tempo.









  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Descreve a própria história de vida
  • Identifica diferenças entre sua história de vida e de outras crianças
  • Conhece o cotidiano de crianças que vivem em outros países
  • Conhece o cotidiano de crianças indígenas
  • Relata acontecimentos de sua história de vida
  • Analisa documentos que contam sua história
  • Identifica os itens que aparecem em uma certidão de nascimento
  • Percebe a passagem do tempo
  • Entende como medimos o tempo
  • Diferencia o ontem, o hoje e o amanhã
·         Reconhece que o tempo passa e a nossa vida muda


  • Você é uma criança
  • Muitas crianças, muitas histórias.
  • A sua história de vida
  • Os documentos e a nossa história
  • O tempo passa
  • O tempo passa e a nossa vida muda
  • A vida das pessoas já foi assim
































OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:
           


EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.





COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.



A2-Compreender as transformações sociais ao longo do tempo, verificando a existência de organizações familiares distintas e antigas, para perceber que a instituição familiar se altera de acordo com o contexto histórico.






  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Conhece como era a vida das pessoas em tempos passados
  • Entende que depoimentos antigos nos ajudam a entender o tempo passado
  • Conhece meios de transporte que existiam no passado
  • Compara meios de transporte antigos com os atuais
  • Identifica brinquedos usados pelas crianças no passado
·         Conhece as fases de vida pelas quais o homem passa
·         Adquire noção de passagem do tempo
·         Estabelece relação entre o presente, o passado e o futuro
·         Reconhecem direitos e deveres das crianças
·         Entende o conceito de família
·         Compreende como as famílias se formam
·         Conhece alguns tipos de famílias
·         Entende que as famílias são diferentes
·         Compara as famílias atuais com as antigas.



  • A vida das pessoas já foi assim
  • Adultos se lembram de outros tempos
  • Conviver e aprender
  • As fases da vida
  • A família
  • Diferentes famílias
  • Famílias antigas e atuais
  • As primeiras famílias do Brasil
  • As famílias brasileiras de hoje



 
OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:

                                                                       


EIXOS ESTRUTURANTES:
ü  Movimentos e inter-relações entre as escalas geográficas.

ü  Formações socioespaciais e transformações ambientais

ü  Representação e comunicação espacial.





COMPETÊNCIAS:
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
INDICADORES/HABILIDADES:
CONTEÚDOS:
ü  Conhecimento dos conceitos e categorias básicas da Geografia.

ü  Identificação de elementos geográficos em diferentes contextos e linguagens.

ü  Identificação dos elementos físicos e culturais singulares que caracterizam, funcionalizam e diferenciam lugares.

ü  Compreensão da constituição das identidades e das territorialidades a partir dos elementos da cultura e como produções culturais.

ü  Percepção da transformação do espaço geográfico ao longo do tempo, em função dos processos naturais, dos diversos interesses sociais e do aprimoramento técnico das sociedades.

ü  Reconhecimento de que o espaço geográfico é constituído por elementos sociais e culturais.

ü  Desenvolvimento de atitudes básicas de respeito às regras, aos valores sociais, culturais, étnicos, religiosos de gêneros, e ao cuidado ambiental.

ü  Percepção sensorial e cognitiva do espaço.

ü  Identificação de fluxos locais e globais para as construções (infraestruturas) e organização da vida local.


 A3- Reconhecer a escola como espaço de convivência e aprendizado, verificando permanências e rupturas na instituição escolar, para compreender as mudanças na escola ao longo do tempo.


  • Interpreta textos expositivos e enunciados
  • Entende como funciona uma escola
  • Conhece os espaços que formam uma escola
  • Conhece diferentes tipos de escola
  • Reconhece que as escolas são diferentes
  • Aprende sobre como funcionam as escolas indígenas e quilombolas
  • Conhece a escola e sala de aula de tempos passados
  • Identifica objetos usados nas escolas do passado
  • Compara as escolas do passado com as atuais
  •  
  • Conhece os diferentes tipos de escola
  • Entende como as salas de aula podem ser organizadas
  • Observa a sala de aula em diferentes pontos de vista
  • Representa a sala de aula por meio de maquete
  • Identifica os pontos de referência em seu caminho para a escola
  • Diferencia elementos naturais e elementos humanizados




·         A escola faz parte da nossa história

·         Escolas iguais e diferentes


·         Escolas indígenas e quilombolas

·         A vida escolar tem história

·         As escolas já foram assim

·         As escolas do passado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS