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quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Plano anual para o 2° ano - Ensino Religioso (Escola com orientação Católica)

OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:
Promover a compreensão, interpretação e ressignificação da religiosidade e do fenômeno religioso em suas diferentes manifestações históricas, linguagens e paisagens religiosas presentes nas culturas e na sociedade.




EIXOS ESTRUTURANTES:
*Fundamentos.
*Linguagem religiosa
*Relações religiosas




OBJETIVOS DIDÁTICOS:
                                                    CONTEÚDOS:













  A1 – Conhecer as manifestações religiosas no cotidiano e desenvolver atitudes de acolhida à diversidade religiosa, percebendo a presença de símbolos que as representam, a fim de valorizar e respeitar a diversidade existente e qualificando suas relações com o outro.

Fundamentos:
1. Manifestação de religiosidade na família e na escola:
a)Árvore genealógica (costumes das famílias);
b)Vivência religiosa familiar e na comunidade escolar;
Diferentes formas  de se comunicar com o transcendente: em casa, na escola, no templo; oração, música, dança, leitura.
2.       Formas de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
a)                  A  transmissão da religiosidade por meio dos símbolos.( símbolos religiosos e não religiosos).

Linguagem Religiosa:
1.                   Simbologia da Páscoa Cristã : (cores, imagens, desenhos, músicas).

2.Celebrações religiosas na comunidade escolar (Orações diárias, CF/2014, quaresma, Páscoa)

3.Orações : espontâneas e tradicionais.

4.A riqueza da linguagem simbólica: pinturas corporais, gestos,  animais.

5 .Danças para expressar a religiosidade.

Relações Sócio-Religiosas:
2. Combinados da sala de aula.
3.Orientações Gerais 2014 – (horário, uniforme, recreio)





A2-Reconhecer as características das diferentes manifestações religiosas, desenvolvendo atitudes de acolhida, aceitação e respeito mediante à diversidade religiosa, interagindo com as atividades propostas, quantificando suas relações com o outro.

FUNDAMENTOS:
1.     Manifestação de religiosidade  na escola:

a -Vivência religiosa na comunidade  escolar;
b-     Diferentes formas de se comunicar com o transcendente: em casa, na escola, no templo; oração, música, dança, leitura.
c-Formas de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
       d-A transmissão da religiosidade por meio dos símbolos.

2-Símbolo como representação religiosa:
a)     Significado da palavra símbolo.
b)     A representação por meio de gestos, cores, roupas, objetos.
c)     A necessidade de se conhecer o símbolo.
c-     Mitos e lendas da cultura indígena .
d- Histórias bíblicas (heróis do Antigo Testamento)

Linguagem Religiosa:
1.     Símbolos da cultura indígena.
2.     Livro sagrado: Bíblia: biblioteca com 73 livros ou (66 para os evangélicos).
3.     Celebrações religiosas na comunidade escolar (orações diárias  Mês de Maria, Mães, Festa Junina, Dia da Família, Mês das Vocações (as escolhas do cotidiano)
4.     Orações: espontâneas e tradicionais.
5.     A riqueza da linguagem simbólica: pinturas corporais, gestos, cores, animais.
6.     Danças para expressar a religiosidade.

Relações sócio-religiosas:
1.     Os valores transmitidos nas Parábolas: solidariedade, cooperação, ajuda etc.
2.     Meditação: concentração e harmonia







A3-Reconhecer as características das diferentes manifestações religiosas, desenvolvendo atitudes de acolhida, aceitação e respeito mediante à diversidade religiosa, interagindo com as atividades propostas, quantificando suas relações com o outro.

Fundamentos:
1-Manifestação de religiosidade  na escola:

a-     Vivência religiosa na comunidade  escolar;
a)     Diferentes formas de se comunicar com o transcendente: em casa, na escola, no templo; oração, música, dança, leitura.
2-Formas de transmissão da tradição religiosa: oral, escrita, pictórica, lúdica.
a-     A transmissão da religiosidade por meio dos símbolos.
3-Histórias bíblicas (heróis do Antigo Testamento)

Linguagem Religiosa:
b-     Simbologia do Natal.
c-     Livro sagrado: Bíblia: biblioteca com 73 livros ou (66 para os evangélicos).
d-     Celebrações religiosas na comunidade escolar (orações espontâneas, Mês da Bíblia ( Livros sagrados), N. S. Aparecida, dia das crianças,  Natal.
e-     Orações: espontâneas e tradicionais.
f-      A riqueza da linguagem simbólica:  gestos, cores, animais.
g-     Danças para expressar a religiosidade.

Relações sócio-religiosas:
3.     Os valores transmitidos nas Parábolas: solidariedade, cooperação, ajuda etc.
4.     Meditação: concentração e harmonia.




CONTEÚDOS NUCLEARES DA SÉRIE.
*Tradições religiosas e suas características;
*Diversidade cultural e religiosa do grupo;
*Lugares e espaços religiosos;
*Rituais;
*Narrativas sagradas e religiosas, orais e escritas (lendas, mitos, outras narrativas, textos sagrados);
*Presença do sagrado nas situações do cotidiano: signos, símbolos...
* Relações sociais, pessoais e interpessoais nas diferentes manifestações religiosas e culturais;
*Ethos e relações religiosas;
*Religiosidade humana;
                *Desenvolvimento moral, espiritual.

·Reconhece diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da turma e da escola.





























·Reconhece diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da turma e da escola.

























·Reconhece diferentes manifestações religiosas.
·Diferencia símbolos religiosos e não religiosos.
·Identifica símbolos religiosos da sua tradição.
·Expressa o que representa os símbolos na tradição religiosa da comunidade escolar.
·Expressa opiniões sobre as manifestações religiosas em sua família e na comunidade escolar.
· Relata suas experiências com símbolos religiosos.
·Apresenta atitudes de respeito e acolhida com os outros.
·Compreende e pratica as normas de convivência da turma e da escola.











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