Seguidores

sábado, 2 de outubro de 2010

Brincar de ser professor...



Domingo passado assisti um filme que meu amor de amigo Samuel gravou para mim. Chama-se: Como estrelas na terra cada criança é especial. É um filme indiano de produção Bollywoodiana (rsrs). A trama conta a história de um garotinho indiano 09 anos, Ishaan Awasthi. o garoto não é considerado bom ao contrário disso, aparentemente não se esforça nos estudos, teimoso, desobediente, rebelde, e, quando está prestes a repetir o terceiro ano novamente seus pais são chamados na escola para receberem a notícia. O pai resolve colocá-lo em um colégio interno. Ishaan, com as rígidas normas da escola, cujas quais não consegue obedecer tantos quanto as outras pretéritas e começa a ficar cada vez mais triste e isolado. Até que surge um professor de artes substituto e surpreende-se com o comportamento do menino, este passa à observá-lo melhor, pesquisar as causas de tal atitude apática. Ram Nikumbh, trabalha em uma escola-hospital para crianças com necessidades especiais e decide ir até a casa dos Awasthi explicar-lhes o problema de seu filho Ishaan, a dislexia. O educador, surpreendentemente possui o mesmo problema de Ishaan, e o compreende pois já viveu a mesma coisa que o menino experiencia. O professor inicia então um ambicioso plano de resgate desse menino, que, ao final bem-sucedido.
            O que esse filme me trouxe foi à percepção de que realmente cada criança é única e que precisamos olhar cada um desses pequenos de forma especial, isto é, educar nossos olhares para suas necessidades, gostos, dificuldades e habilidades. Não só para quem possui algum tipo de deficiência, mas a todas de maneira geral. Ram Nikumbh, surpreendentemente possui dislexia assim como seu aluno Ishaan. Devemos entender o real significado de educação e o que podemos fazer por cada aluno que passa em nossas vidas, podemos marcar as suas de maneira positiva ou negativa para sempre e isso é bastante forte para que brinquemos de ser professor. 
Professor descobre as habilidades artísticas de Ishaan

 Ishaan interessa-se pela aula de Ram que fala de pessoas famosas que já tiveram problemas para aprender ler e escrever, como Leonardo Da Vinci

 Alunos surpreendem-se com a primeira aula de artes do professor substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS