Seguidores

sábado, 16 de outubro de 2010

Resenha do livro: Tia Rafaela, uma história de amor, sexo e destruição.


Ontem visitei um lugar que eu adoro! Livraria. Na mesa que costumam colocar os lançamentos alguns me chamaram atenção como a biografia de Ruth Cardoso, Ingrid Bitencout e me deparei com um título que praticamente brilhou para mim: “Tia Rafaela”, acho que por ser professora também. Peguei um para ver mais perto, a capa tem um subtítulo de apresentação que aguçou ainda mais minha curiosidade: “Um menino de 11 anos. Seduzido pela professora. Um caso de amor, sexo e destruição”. Uma foto parcial de um casal composto por uma mulher adulta e uma criança do sexo masculino, um menino de onze anos.
Onze anos era a idade que Davi Castro, o autor conheceu a professora de educação física que ele chama de Tia Rafaela. O menino passava por um momento muito difícil para criança de tão pouca idade, morava com o pai e a madrasta em uma espécie de “cortiço” (esses locais são conhecidos pelo amontoado de pequenos barracos ou casas reunidos em um mesmo lote já morei em um lugar como esse há bem pouco tempo) após ser abandonado pela mãe e irmão, Davi sente-se extremamente sozinho, e essa situação faz com que ele vá mal nos estudos, já estava repetindo a 2ª série pela segunda vez. Conhece Tia Rafaela logo no primeiro dia na nova escola próxima a casa de seu pai.
É comum não olharmos para as crianças como elas precisam realmente, entendermos suas necessidades tão pouco. É nessa porta aberta que a “educadora” entra. Aos poucos ela vai ganhando a confiança do menino com a oferta de amizade e compreensão que logo evoluem para o despertar prematuro de sua sexualidade. Davi com o consentimento do pai passa a morar na casa da professora após promessas de cuidados, conforto e futuro promissor. As seções de sexo são diárias, apesar da curiosidade e descoberta do prazer antecipado é perceptível que o garoto sente-se confuso com o relacionamento sexual que vive com a professora. Aos 12 anos descobre que irá ser pai da amante de 27 anos! Davi viveu 8 anos sob o julgo dessa mulher dominadora e cruel. Mesmo com a investida da mãe em acusá-la de pedofilia o relacionamento permanece, o filho volta-se contra a mãe e esta entrega a guarda ao pai. Quando atinge a maturidade começa a questionar sua vida, atitudes e resolve mudar, com a ajuda de amigos verdadeiros, se separa aos 18 anos. Até hoje não consegue ter o relacionamento desejado com seu filho.
Fiz inúmeras reflexões com a leitura do relato de vida do Davi, percebi com já disse anteriormente, a falta de atenção de qualidade que temos para com as crianças que estão sob nossa responsabilidade. Pode estar acontecendo um bocado de problemas com ela e ignoramos esse fato, nem ao menos investigamos um comportamento anormal, por vezes a julgamos por "mimada", "mal-criada" entre tantos outros Adjetivos . Não quero justificar o ato de um doente perverso como é o pedófilo assumindo a culpa para nós, mas temos condições de perceber e salvar nossos pequenos das seduções e manipulações desses bandidos. Um ato errado de uma pessoa pode mudar a vida de muitos ao seu redor, isso aconteceu com o ersonagem dessa biografia.
Recomendo o livro, sua escrita é envolvente apesar do choque e poderia dizer até certa repulsa a curiosidade fala mais alto e ao final a reflexão é incontrolável, assim como o choque.
Hoje Davi tem 27 anos, é produtor cultural e ator, fez terapia 10 anos para resgatar sua identidade. Desejo a ele muito sucesso pois conseguiu transformar sua dor em ferramenta de  mudança, não só para si.  Seu livro serve de instrumento de alerta a muitos pais, familiares, professores, entre outros e mostrar que qualquer um pode ser sujeito de agressão. Não deixemos que as crianças tenham seus sonhos, alegrias e descobertas infantis roubadas por esses perversos. Percebemos ainda um mal maior: o quanto nosso país cultua o machismo, será que se ela fosse homem e Davi uma menina essa professora ficaria impune?
No livro há muitos detalhes e os outros personagens que compuseram essa trágica história.
O livro é da Editora Panda Books e pode ser encontrado facilmente nas livrarias SARAIVA. Pelo valor de R$ 23,90 mais barato que muitas besteiras que compramos, comemos ou bebemos. Então compre um livro!

Comprar pelo site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS