Seguidores

sábado, 19 de abril de 2014

PLANEJAMENTO PARA A 8ª SEMANA LETIVA

Jardim I vespertino
Professora Mirella Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 8ª SEMANA LETIVA
DE 17 À 21 DE MARÇO
Conteúdos para a semana:

·         Linguagem oral e escrita: Letra B a C. Meu nome. Rimas.
·         Conhecimento lógico e matemático: Numeral 2 e noções das grandezas, grosso/fino, comprido/curto, alto/baixo círculo e triângulo.
·         Natureza e sociedade: Meus pés. Circo e os profissionais que nela atuam.
·         Identidade e autonomia: Procedimentos relacionados à higiene (lavar as mãos).
·         Movimento: Imitar gestos, vozes e expressões faciais.
·         Artes Visuais: Pintura Espelhada.
·         Valor: Gratidão

Habilidades e competências:



·         Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·         Perceber a letra inicial (B/C);
·         Descrever histórias (reconto);
·         Identificar, grafar e vocalizar os fonemas das consoantes B e C,
·         Conhecer sobre rimas;
·         Conhecer um método de pintura (pintura espelhada e carimbo com os pés);
·         Identificar o circo como atração cultural e histórica;
·         Conhecer os artistas que trabalham no circo e suas funções;
·         Desenvolver o prazer pelo fazer artístico por meio de pintura;
·         Explicar o que é gratidão;
·         Identificar e quantificar o numeral 2;
·         Compreender as noções de grandezas descritas;
·         Identificar o próprio nome;
·         Identificar as formas geométricas: Triângulo e Círculo;
·         Compreender a importância e funções dos pés;
·         Aprender a lavar as mãos corretamente;
·         Reproduzir gestos, vozes e expressões faciais;
·         Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões.




Recursos materiais a serem utilizados:



·         Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·         Tesoura e cola;
·         Tinta Guache,
·         Atividades xerocadas;
·         Papel A3 e A4 branco e coloridos;
·         Cola colorida;
·         Material informativo impresso;
·         Livros de literatura.



Fontes de pesquisa:
Coleção Vai começar a brincadeira, FTD. 2012. (Livro do professor)
Projeto Buriti 1, 2 e 3. Livro do professor.


SEGUNDA-FEIRA, 17 DE MARÇO
·                14:00 ÀS 14:45: Acolhida, rotinha, rotina.
Em rodinha, sortear 3 crianças (essa quantidades será ampliada a cada semana), para fazer o reconto da história do livro que levaram para ler no final de semana. Apresentar para os amigos qual foi o livro que levou e contar como foi feito o trabalho em casa. Perguntar para todos os alunos qual foi a história que eles mais gostaram e fazer atividade com um livro de literatura. Pedir para as crianças apontarem para as orelhas, olhos, nariz e perguntar quantos de cada o nosso corpo possui. Apresentar o número 2. Pedir para cada criança olhar para o próprio pé e perguntar para o que servem. Fazer atividade com o pé, carimbar os pés em uma folha e criar algo com essa impressão depois de secar.
·                14:45 às 15:30: Informática.
·                15:30 às 16:00: Lanche e higiene.

·                16:00 às 16:45: Contar alguma história que faça referência ao circo, conversar com as crianças sobre suas experiências com o circo, suas atrações, espetáculos, artistas. Contar um pouco sobre a história do circo para as crianças. Mostrar cartões com fotos e nomes dos artistas do circo e o que cada um faz. Fazer atividade para o mural. As crianças deverão montar um palhaço usando o triângulo e o círculo, fazendo cabelos com bolinhas de papel crepom e os babados ou gravata com o carimbo das mãos.



Brincar com os jogos pedagógicos.
·                    16:45 às 17:30: Brinquedoteca.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO
·                    14:00 ÀS 14:30: Acolhida, rotinha, rotina. Com o trabalho já seco (do dia anterior) nós faremos uma abelha ou joaninha com os pés, as crianças já devem ter escolhido o inseto no momento da pintura. Conversar com as crianças sobre o projeto Valores e explicar o que nós iremos aprender com ele. O primeiro valor será a gratidão. Contar a História: O que cabe no meu mundo/Gratidão. Após a história, as crianças deverão saber dizer o que é gratidão e como podemos usa-la no dia a dia. Faremos um desenho sobre a história do livro. Quando todos terminarem, os alunos vão apresentar para os amigos suas produções. Fazer uma borboleta espelhada.
·                    14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·                    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·                    16:00 às 16:45:  Apresentar a letra B de bailarina, bala, buzina, bola, borboleta, baleia, boneca e C de Circo, carrinho, cocada, cavalo, camelo, corda, careta, careca. Fazer o jogo batatinha quente da leitura com as palavras e desenhos iniciados pela letra B e C. apresentar para as crianças os sons dessas letras.
·                    16:45 às 17:30: Parque.
·                    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.


QUARTA-FEIRA, 19 DE MARÇO

Dia do passeio ao circo.
Atividade para casa no caderno de desenho. As crianças deverão procurar em jornais e revistas a letra B e colar no mesmo. 
QUINTA-FEIRA, 20 DE MARÇO
·        14:00 ÀS 14:45: Acolhida, rotinha, rotina. Conversar sobre o passeio ao circo. Fazer registro sobre o que mais gostou no espetáculo. Momento da história. Fazer registro de leitura. Voltar a rodinha e fazer o jogo batatinha quente novamente focando os sons iniciais das consoantes trabalhadas (B e C).
·         14:45 às 15:30: 
Dia da fruta: Fazer partilha e distribuir as frutas que os alunos trouxeram de casa. Lanche e higiene. Parque.
·        16:00 às 16:45: Fazer o bingo da palavra bailarina. Desenhar o que falta na bailarina e carimbar as mão para simular a saia de tule. Fazer trabalho com os nomes dos alunos comparando-os, apontando suas letras iniciais, quantificando as letras. Explicar para as crianças o que é uma rima e ler para elas o livro: Gabriel e a copa do mundo de 2014 de Ilan Brenman. Explicar um pouco para as crianças sobre a evento, os estados brasileiros que vão sediar a copa, o tema da vernissage e os trabalhos que iremos realizar. Mostrar novamente a fita métrica e perguntar aos alunos qual aluno é maior, qual é menor, alto e baixo, grande e pequeno. Espalhar pela mesa diversos retângulos de alturas e espessuras  (grosso e fino). Fazer brincadeira de quem pega determinada forma mais rápido. Exemplo: “Agora eu quero ver quem pegará o retângulo menor, mais grosso, maior etc...”.
·         16:45 às 17:30: Inglês.
·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

SEXTA-FEIRA, 21 DE MARÇO
·         14:00 ÀS 14:45: Acolhida. Psicomotricidade.
·         14:45 às 15:30: Finalizar atividades em atraso. Fazer atividades xerocadas para fixar os assuntos trabalhados durante a semana. Fazer atividades de revisão de maneira coletiva e individual.
·         15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·         16:00 às 16:45: Hora do brinquedo.
·         16:45 às 17:30: Música.

·         17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...