Seguidores

domingo, 25 de maio de 2014

Planejamento MAIO


Planejamento para maio
De 19 à 23 de maio.


Conteúdos e habilidades para a semana:


1.       Linguagem oral e escrita: Letra S.
Palavras:
Habilidades:
·    Associar imagens a suas palavras correspondentes;
·    Conhecer e reproduzir o som da letra R, Descrever histórias (reconto);
·    Identificar, grafar e vocalizar os fonemas da letra R;
·    Desenvolver expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
2.       Conhecimento lógico e matemático:  
Brincadeiras com números
Habilidades:
·    Compreender a sequência crescente dos numerais (0 à 5),
·    Identificar os numerais,
·    Quantificar, identificar e representar os numerais de 0 à 5.
3.       Natureza e sociedade:  alimentação saudável, plantas (frutos)
Habilidades:
·    Indicar os detalhes de uma planta;
·    Conhecer plantas comestíveis;
·    Aprender um pouco mais sobre alimentação saudável;
·    Perceber a origem dos alimentos.
4.Movimento/coordenação motora/Brincadeira/jogo: Dança das cadeiras e cantigas de roda.
Habilidades:
·    Aprender as regras do jogo,
·    Desenvolver resposta ao estímulo sonoro (sentar ao acabar a música),
·    Cantar e dançar,
·    Aprender marcação de ritmos.



Recursos materiais a serem utilizados:


·    Material de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·    Aparelho de som, C d;
·    Tesoura e cola;
·    Tinta Guache;
·    Atividades xerocadas;
·    Papel pardo
·    Papel A4;
·    Material informativo impresso;
·    Livros de literatura;


Fontes de pesquisa:
·    CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. p. 423.
·    RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·    Coleção vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
Segunda-feira, 26 de maio
·    14:00 às 14:45:  Aula de Psicomotricidade.
·    14:45 às 15:30: Apresentar para as crianças a letra S e os sons produzidos pelo fonema /s/. Fazer o jogo batatinha-quente com eles, depois a brincadeira “preguicinha”. Cantar com a as crianças músicas que tenha palavras iniciadas por S (as palavras vão estar na brincadeira batatinha quente) como: “Sopa”do grupo Palavra cantada, “eu vi um sapo...”, “O sapo não lava o pé....
·    15:30 às 16:00: Higiene e lanche.

·    16:00  às 17:30:  Hora do conto com a história:_______________________________________

Fazer registro da História (desenho da parte que mais gostou).

Ensaiar para festa junina!



·    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 27 de maio
·    14:00 às 14:30: Fazer rodinha e retomar as brincadeiras descritas no dia anterior. Fazer atividade no caderno sobre a letra S conforme modelo ao lado. Ler com as crianças o texto, brincar de “Qual é o desenho?” vou fazer alguns desenhos no quadro e as crianças têm de acertar antes que eu termine, os desenhos tem de ser com o som iniciado pelo fonema /s/, feito alguns desenhos eu irei escrever as palavras pedindo ajuda para as crianças, elas levantarão hipóteses de escrita. No texto, os alunos deverão encontrar a letra S e pintar, no segundo espaço os alunos deverão tentar grafar a letra S no terceiro espaço os pequenos deverão escolher desenhos cujos nomes se iniciam pelo fonema /s/ e tentar escrever as palavras.
·    14:30 às 15:30: Lego Zoom.
·    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·    16:00 às 17:30: Ensaiar para festa junina!
Continuar atividade do descrita no 1º momento. Guardar agendas e esperar saída no parque.
Quarta-feira, 27 de maio
·    14:00 às 15:30: Rotina. Explorar os numerais e quantidades no jogo “Quantos somos hoje?” e “Jogo batalha”. Continuar atividade do período anterior.
·    15:30 às 16:00: Higiene.
·    16:30 às 16:45:  Fazer suco na cozinha experimental. Os alunos irão trazer frutas picadas que combinaremos como eles desejarem no liquidificador.
Ensaiar para festa junina!
·    16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Quinta-feira, 28 de maio
·         14:00 às  15:30:  Rotina. Revisar a letra S com as palavras e imagens impressas. Fazer atividades xerocadas sobre a letra S.


·    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·    16:00 às 16:45: Continuar atividade do período anterior.
Ensaiar para festa junina!
·    16:45 às 17:30: Inglês.
·    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 29 de maio
·    14:00 às 14:45: Acolhida. Fazer atividade xerocadas sobre a letra S e outras diversas.
·    15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·    16:00 às 17:30: Hora do brinquedo. As crianças deverão brincar juntas com os brinquedos trazidos de casa. Brincadeira coletiva: Dança das cadeiras ou cantigas de roda (sugestão).
Ensaiar para festa junina!


·    17:30 às 17:45: Saída na brinquedoteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelos de relatórios para o 2º ano

a) Registro (s) do processo de desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo do (a) e intervenções pedagógicas realizadas: Arthur Ferreira...