Ontem encontrei na minha estante esse livro que comprei há uns cinco anos quando entrei na faculdade de artes e não sabia nada de nada. Tranquei a faculdade e esqueci o livro.
É um manual rápido destinado a jornalistas e profissionais do texto, mas pode ajudar também os estudantes ou quem se interesse pela escrita. Escrito por Dad Squarisi e Arlete Salvador, A arte de escrever bem, da Editora Contexto, oferece boas dicas de como tecer um texto objetivo, claro e sucinto. Com exemplos de antes e depois mostra de que maneira se pode trocar verbos, eliminar palavras, os vícios de linguagem, técnicas de jogos de palavras entre outras medidas. A obra é disposta de capítulos rápidos de até duas páginas, as letras são grandes e a linguagem de fácil compreensão, em 40 minutos li 52 das 105 páginas. os pensamentos que me chamaram atenção foram esses trechos:
O texto passa a existir muito antes de tomar corpo a tela. Nasce, primeiro, na cabeça do autor. A habilidade de escrever é resultado da habilidade de pensar – pensar de forma ordenada, lógica e prática. (página 13)
Falar bem não é dom divino. Fala bem – como nadar bem, escrever bem, saltar bem – é habilidade. Exige treino. (página 52)
Vai me ajudar já que estou escrevendo meu projeto de pesquisa.
Segue a dica o livro pode ser encontrado nas Livrarias Saraiva site ele custa R$ 27,00 e 20,50 o livro digital.
OLÁ MIRELLA.
ResponderExcluirSOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.
ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER UM DOS MEUS BLOGS DE HUMOR:
HUMOR EM TEXTO,
E A CRÔNICA DA SEMANA É:
“ COM ESSA EU CASO”.
DEIXE SEU COMENTÁRIO.
O BLOG É DE HUMOR E...DE GRAÇA!
UM ABRAÇÃO CARIOCA.