Se tem uma coisa que é difícil achar orientações são os temidos relatórios. Muitas professoras simplesmente detestam fazer essa atividade. Eu entendo, também não gosto. Esse desgosto se dá por inúmeras razões, entre elas a falta de conhecimentos para a confecção destes e a pouca prática de redação. Eu APANHEI muito para aprender um pouquinho sobre o assunto e resolvi postar. Quem sabe pode ajudar alguém né?
Por se tratar de um documento importante, é preferível colocar a logo da escola e um cabeçalho informativo com nome da escola, professora, turma, turno, bimestre.
Aluno
(a):
Professora:
Mirella Azenha
Turma:
Jardim I
A
Allana é uma criança colaborativa, está sempre disposta a ajudar quando
solicitada. Gosta de acompanhar a organização pré e pós as atividades.
Eventualmente se desentende com seus amigos em disputas por lugares, fazendo
uso dos empurrões e choro para conquistar o que deseja. Nesses momentos
efetuamos a intervenção e conversamos com os envolvidos na busca coletiva por
soluções. Sua adaptação pós-férias aconteceu sem nenhuma ocorrência de
resistência para permanecer na escola.
· Linguagem Oral e Escrita – A
aluna vem adquirindo iniciativa gradualmente. Durante as rodinhas está mais
participativa. Permanece bastante atenta às histórias, discussões dos seus
pares e professoras. Contribuindo com os temas trabalhados ainda de maneira
tímida. Sua voz antes fina e infantilizada, agora é possível observar Allana
fazendo uso de um tom mais firme e seguro. Reconhece as letras que fazem parte
do seu nome e algumas outras letras também. Busca a grafia correta das letras.
· Matemática – Allana
faz uso de contagens para quantificar objetos e materiais com mais habilidade
se comparada ao bimestre anterior. Essas habilidades adquiridas demonstram que
a aluna percebe uma das funções sociais dos números.
· Artes Plásticas – A
aluna reconhece as cores primárias, secundárias e complementares, apresenta
maior predileção pela cor rosa. Seu movimento de pinça, antes enrijecido e
impreciso, agora já se faz possível observar certa habilidade para rasgar,
cortar, pintar, desenhar e colorir. Sua coordenação motora fina está mais
desenvolvida, atribuindo aos desenhos, contornos mais definidos. O tema mais
desenhado pela aluna é Mãe e filha.
· Movimento – Está
desenvolvendo sua percepção quanto aos movimentos pedidos e os movimentos
executados. Demonstra apreço pelas atividades que envolvem danças e cantigas de
roda.
· Natureza e Sociedade – Durante
o 3º bimestre estudamos os aspectos gerais concernentes às aves brasileiras. No
que se refere à esse tema, a educanda demonstrou interesse maior pela maneira
que esses animais procriam e seus filhotinhos.
Allana
compareceu à escola dentro do horário previsto e com pouquíssimas ausências.
Suas atividades de casa foram entregues sempre uma vez por semana, ao invés de
duas como foram enviadas. Allana você está indo muito bem!
Aluno
(a):
Professora:
Mirella Azenha
Turma:
Jardim I
O aluno Caio Castro é menino tranquilo e carinhoso.
Seu humor é bastante estável. Não se envolve em brigas ou agressões. Sua readaptação
na escola durante o 3º bimestre transcorreu normalmente. Caio se relaciona
muito bem com seus colegas e professoras. Compartilha objetos, especialmente
brinquedos com a demais crianças. Foi percebida certa timidez no estudante nos
momentos de apresentações de suas habilidades e competências adquirias diante
de público.
· Linguagem Oral e Escrita – Caio
demonstra apresenta esmero pela grafia correta das palavras e interesse por jogos,
atividades e desenhos livres. Caio frequentemente questiona como se dá a
escrita de determinada palavra enquanto desenha, em muitas ocasiões ele já
apresenta conhecimento fonético de alguma parte da palavra. Sua apreensão sobre
os valores sonoros faz com que ele raciocine sobre comparações em diversos
suportes como revistas, livros e panfletos. O aluno já experimenta suas
primeiras hipóteses de leitura, percebendo o mundo letrado que o cerca. Ainda
faz omissão da letra R no meio das palavras, ou seja, troca a letra L pelo R, sua
dificuldade está na pronúncia do som da letra R vibrada.
· Matemática –
Caio demonstra facilidade na aquisição das competências e habilidades
lógico-matemáticas. Essas aquisições usadas por Caio se faz observáveis durante
a sua manipulação dos jogos, brincadeiras e resolução de problemas propostos.
Demonstra especial interesse por jogos que necessitem de raciocínio como
dominó, tangran e jogo da memória com números/quantidades.
· Natureza e Sociedade – Enquanto
estudávamos sobre as aves brasileiras, o estudante fez perguntas assim como
respondeu as questões de seus colegas, fazendo uso do conhecimento já
adquirido. Sua curiosidade esteve mais presente nos hábitos e características
físicas das aves. Apresentou divergências e semelhanças entre os seres vivos.
Reconhece e nomeia todas as partes de seu corpo.
· Movimento – O aluno executa bem os movimentos exigidos em
atividades recreativas e dirigidas.
· Artes Plásticas – O
estudante demonstra satisfação e fruição pelas atividades relacionadas às artes
plásticas. Manuseou todos os materiais para a confecção dos trabalhos de
maneira segura e muito criativa. Utiliza de ideias próprias na execução de suas
obras. É muito detalhista, dessa maneira, finaliza suas atividades com especial
zelo. Os temas mais usados por Caio são: casas, família, corpo de bombeiros e
heróis.
Caio
Castro finalizou o 3º bimestre alcançando os objetivos propostos. Parabéns
Caio, continue assim!
Aluno
(a):
Professora:
Mirella Azenha
Turma:
Jardim I
Nesse 3º bimestre, Carlos
Eduardo continuou apresentando interesse nas diversas atividades propostas
em sala e externas a essa. Auxiliou na manutenção da organização após o uso dos
materiais. O aluno relaciona-se bem com professoras e funcionários. O seu
relacionamento com os colegas de escola ainda apresenta dificuldades. Carlos
Eduardo necessita desenvolver maneiras de gerenciar conflitos e desagrado, por
esse motivo, ainda faz uso da força física para validar suas vontades,
entretanto, o aluno em muitas situações não sabe explicar por qual motivo
agrediu os colegas.
· Linguagem Oral e Escrita – O estudante aprecia ouvir histórias. Já realiza interpretações
sobre o texto ouvido e elabora novos enredos a partir dessas. Reconhece o seu
nome e o nome dos amigos. Sua coordenação motora está um pouco mais
desenvolvida e Carlos Eduardo busca grafar as letras que conhece e algumas
novas de maneira autônoma, essa atitude se faz eficiente, pois já é possível
realizar a leitura dessas vogais e consoantes.
· Matemática – No
período citado, construímos conteúdos a cerca da identificação numeral/símbolo,
o aluno já quantifica diversificados objetos até o número 10. A leitura dos
números está em desenvolvimento. Aponta diferenças e semelhanças entre objetos
e situações, demonstrando a percepção sobre o uso desses conhecimentos
lógico-matemáticos.
· Natureza e Sociedade – Nos
dois últimos 2 meses, estudamos os seres vivos, elementos da natureza e aves
brasileiras, Carlos Eduardo mostrou compreensão sobre a função da água para a
manutenção da vida de todos os seres vivos.
· Movimento – Carlos
Eduardo possui os movimentos firmes, eventualmente de desequilibra sem cair.
Repete os movimentos necessários durantes as atividades. No entanto, por
prescrição médica, os exercícios mais vigorosos estão sendo evitados.
· Artes Plásticas – Interessa-se
por toda e qualquer atividade relacionada às artes plásticas. Gosta de usar
materiais não convencionais para executar suas obras como palitos de picolé,
cotonetes. Seus movimentos finos estão um pouco mais desenvolvidos em relação
ao bimestre anterior, tal aptidão propicia um recorte, desenho e pintura mais
definidas. Reconhece todas as cores.
O
aluno finalizou o bimestre apresentando um bom desenvolvimento cognitivo. Foi
pontual e assíduo, mas precisa ter mais responsabilidade para com os materiais
enviados para casa. Cadu, eu acredito no seu potencial!
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
João é um aluno
carismático e sociável, chega à escola sempre disposto a participar de qualquer
atividade proposta. É uma criança muito gentil e educada. Não apresentou qualquer dificuldade para em
seu retorno à escola após recesso escolar, tornando sua readaptação tranquila.
Mantém excelente relacionamento com qualquer pessoa da escola.
·
Linguagem Oral e Escrita – Apesar de ainda fazer trocas
surdo-sonora, ou seja, ele usa apenas uma letra para cada duas que possuem o
mesmo ponto de articulação, porém com sonoridades diferentes. João Paulo também
omite alguns fonemas. Entretanto, apresenta comunicação mais compreensível
quando comparada aos bimestres anteriores. Mantém-se atento durante a rodinha e
contação de histórias, participa das assembleias explanando fatos ocorridos em
sua vivência pessoal. Já reconhece muitas letras do alfabeto e faz ligações entre
a letra e a palavra.
·
Matemática – João Paulo demonstra conhecimento sobre as noções de grandeza e posição
espacial, esses são facilmente observados durante as brincadeiras no parquinho
e brinquedoteca. No que se refere às noções de tempo, o aluno ainda se confunde
como conceitos de hoje, ontem, amanhã, hora, semana, mês.
·
Natureza e Sociedade – no decorrer do bimestre o aluno se
interessou especialmente pelos nomes das aves que estamos estudando.
·
Movimento – Seus movimentos estão mais firmes,
eventualmente João se desequilibra e raramente cai.
·
Artes Plásticas – Os desenhos de João Paulo estão
evoluindo e gradativamente ganhando contornos mais nítidos e figurativos.
Necessita de reforço para utilizar (segurar) os materiais da maneira correta
possibilitando mais segurança e precisão para executar os movimentos
necessários à prática artística.
O aluno finalizou o
bimestre apresentando um bom desenvolvimento. Precisa melhor a pontualidade e
frequência, ainda assim conseguiu alcançar os objetivos propostos. Você nasceu
para ser campeão João!
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
Isabelle é uma aluna
tranquila e bastante sociável. Eventualmente desentende-se com suas amigas,
após intervenção conciliadora das professoras as relações entres as mesmas
voltam a normalidade. Sua readaptação à escola transcorreu sem nenhuma
ocorrência de resistência ou recusa.
·
Linguagem Oral e Escrita – A aluna demonstra apreço pelas
atividades referentes ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Apresenta
como habilidade principal a observação em detrimento à exposição oral, ainda
assim, oferta suas experiências em rodinha e percepções a cerca do assunto
trabalhando durante a mesma. Já diferencia letras e números, atribuindo leitura
e significado para estes. Faz comparações e aponta semelhanças fonéticas entre
as palavras.
·
Matemática – Isabelle demonstra conhecimento sobre
as funções dos números. É possível observá-la quantificando objetos concretos,
amigos e obedecendo aos comandos das canções. Já reconhece os numerais,
grafando-os a partir de um modelo tal qual faz com as letras que não lembra no
momento. A identificação símbolo/significado vem evoluindo significativamente.
·
Natureza e Sociedade – Apreciou estudar os seres vivos e aves
brasileiras, nesses momentos conversou com espontaneidade, acompanhou com
atenção os aspectos diversos sobre a cobertura e coloração das penas das aves e
demonstrou especial interesse também pelos filhotes e ninhos.
·
Movimento – Isabelle possui os movimentos bem
firmes e seguros. Gosta de dançar e aprender novas músicas e coreografias.
·
Artes Plásticas – Entusiasma-se com as atividades de
pintura, recorte e colagem. Durante as confecções destes, a aluna manuseou os
diversos materiais com habilidade, criatividade e especial cuidado com a
aparência, preocupando-se com a estética final do trabalho. Seus desenhos já
começam apresentar proporção. Isabelle representa os adultos em tamanhos diferentes
em relação as crianças e pessoas em relação às casas.
Isabelle compareceu à
escola com maior assiduidade se comparada aos bimestres anteriores, mas ainda
precisa melhorar a pontualidade. Isabelle, você nasceu para brilhar!
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
Magno é uma criança inteligente e carinhosa
com as professoras de sala. Com os colegas, há momentos que tende a retrair-se
quando suas vontades não são atendidas. Apesar deste fato, sua readaptação
aconteceu naturalmente sem recusas em permanecer na escola.
·
Linguagem Oral e Escrita – Durante o momento de rodinha revisamos
conteúdos, construímos novos conhecimentos, debatemos diferentes temas e
ouvimos histórias. Durante esse momento Magno, distrai-se facilmente e inicia brincadeiras
inapropriadas. Necessita de estímulo e sentar ao lado da professora para
ater-se a atividade proposta. Já conhece algumas letras e grafa sem grandes dificuldades.
Continua fazendo troca de letras, L pelo R.
·
Matemática – Foi observado o uso dos conceitos
lógico-matemático nas brincadeiras externas e internas. Magno utilizou também
dos elementos quantitativos nas diversas atividades executadas, entretanto,
demonstra baixo interesse em realizar as tarefas em folhas avulsas, preterindo
as atividades lúdicas em detrimento às atividades formais. Estamos trabalhando a importância do
momento de realização das atividades para reforçar as construções dos aprendizados.
·
Natureza e Sociedade – Magno participou das
contextualizações sobre as aves brasileiras e seres vivos, apresentou maior
interesse a cerca das características dos animais.
·
Movimento – O aluno anda e corre com firmeza e
segurança, assim como executa os outros movimentos facilmente.
·
Artes Plásticas – O estudante apresentou aptidão ao
manusear os materiais ofertados. Sua coordenação motora fina evoluiu e agora
Magno traça desenhos mais nítidos e figurativos.
Durante o período
observado, Magno foi assíduo e muito
pontual. Cumpriu com responsabilidade suas tarefas de casa. Magno, vamos lá
falta pouco!
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
Maria
C é uma aluna
educada, meiga, gentil e muito obediente. Relaciona-se bem com os amigos de
sala, no entanto, por preferir alguns amigos e estes não lhe serem recíprocos,
a aluna tende a retrair-se e excluir outros colegas.
·
Linguagem Oral e Escrita – a aluna apresenta interesse por todas
as atividades concernentes à linguagem oral e escrita. Reconhece e grafa
claramente muitas letras do alfabeto. Preocupa-se com a ordem que se apresentam
as palavras. Maria Clara é objetiva, constrói frases com facilidade e não faz
trocas ou omissões de letras.
·
Matemática - A estudante faz uso das habilidades e
competências matemáticas no cotidiano escolar durante as brincadeiras, jogos e
conversas. Reconhece e quantifica os numerais de 0 à 10.
·
Natureza e Sociedade – Durante o 3º bimestre, estudamos as
características das aves brasileiras (Maria Clara contribuiu com material
impresso) explanou suas vivências pessoais com as aves. Mostrou interesse
especial por todos os temas desenvolvidos, em especial a reprodução e os
filhotes.
·
Movimento – Maria Clara se locomove com segurança
e possui bastante equilíbrio. Aprecia e participa de brincadeiras musicais com
desenvoltura.
·
Artes Plásticas – A estudante executa suas atividades
artísticas com capricho e criatividade. Utiliza diversos suportes e
instrumentos, tanto convencionais como os não convencionais para compor suas
obras. Nomeia todas as cores inclusive em inglês. Seus desenhos são bem
estruturados e figurativos, pede-se perceber o tema dos mesmos sem que necessite
muitas explicações. Os temas mais abordados nos desenhos de Maria Clara são:
Mamãe e filhinha, casas, jardins, família e brinquedos.
Maria
Clara é pontual, no
entanto apresenta frequência a melhorar. Isso deve-se ao problema de saúde
informado pela mãe. Cumpre as atividades para casa e auxilia com materiais
solicitados. Maria Clara você é uma estrela!
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
Durante o decorrer do 3ª
bimestre, Francisco apresentou
frequência inferior a 50%. Por esse, motivo o aluno não participou da
contextualização e execução de atividades referentes aos conteúdos estruturados
para o bimestre em questão.
·
Linguagem Oral e Escrita -
·
Natureza e Sociedade –
·
Movimento –
·
Artes Plásticas –
·
Matemática –
Aluno
(a):
Professora:
Mirella Azenha
Turma:
Jardim I
Bruno
Bastos iniciou o 3º bimestre apresentando insegurança caracterizada pela
resistência em permanecer na escola e presença de choro, recusando participar
das atividades. Fizemos a adaptação do aluno com afeto, reforçando segurança
nos momentos em que ele permanecia tranquilo e incentivando-o a expressar seus
sentimentos para as professoras. Houve momentos em que o aluno apresentava
cansaço observáveis por comportamentos irritadiços e choros. Nesses momentos
sempre foi ofertado um espaço para descansar, aceito todas às vezes pelo aluno.
Após esse trabalho, Bruno começou a permanecer na escola e executar suas
atividades de maneira mais participativa e interessada. É uma criança muito
esperta e dedicada a realizar o que se propõe até o final. Demonstra
insatisfação quando não consegue executar algo, no entanto quando auxiliado,
demonstra satisfação por ter alcançado. O Estudante possui mecanismos de defesa
e quase não se envolve em brigas e conflitos. Não exclui nenhum colega do seu
círculo de brincadeiras. É muito curioso e faz sempre perguntas sobre e qualquer
assunto trabalhado, cobrando explicações
quando estas não existem de imediato.
· Linguagem Oral e Escrita – Já
grafa o seu nome, reconhece algumas letras do alfabeto. Gosta de escutar
histórias e participar das rodinhas de conversa. Aprecia cantar e solicita
algumas de sua preferência.
· Matemática – Durante
o 3º bimestre continuamos a estudar as formas geométricas, discriminação
visual, os números e sua relação quantidade/símbolo. O aluno quantificou
objetos de maneira segura e utilizou dessa competência em diversas situações do
cotidiano. Bruno demonstra apreço pelas brincadeiras com jogos, em especial
aqueles que necessitem de raciocínio lógico-matemático como dominó,
quebra-cabeça, tangran, memória e construções.
· Natureza e Sociedade – O
aluno apresentou interesse quanto aos assuntos relacionados aos seres vivos. Em
especial, buscou conhecer os nomes das aves estudadas pedindo a repetição dos
nomes de algumas aves diante de suas respectivas imagens, compartilhando
inclusive esses conhecimentos com os seus amigos.
· Movimento – O
estudante demonstra apreço pelas atividades relacionadas ao movimento como
corre cutia, corridas, gincanas, danças, brincadeiras de roda entre outras.
· Artes Plásticas – Bruno utilizou diversos
materiais para a confecção dos trabalhos para a feira de ciências. Sua
coordenação motora fina está mais desenvolvida e Bruno consegue expressar mais
suas ideias através do grafismo.
Bruno
cumpriu as atividades de casa, chegou sempre no horário e obteve ótima
frequência. Tenho orgulho de você campeão!
____________________________ _____________________________
Coordenação pedagógica
Professora
________________________________________
Assinatura do
Responsável
RELATÓRIO DE
OBSERVAÇÃO
3º
Bimestre/2013
Aluno (a):
Professora: Mirella Azenha
Turma: Jardim I
Durante o 3ª bimestre Maria Júlia voltou a apresentar resistência
ou recusa em permenecer na escola. O trabalho de acolhida, conversa e
entendimento ainda é feito. A família iniciou um projeto de estímulo resposta
com quadro de incentivos somativos, premiações e apoio psicológico. Essa
atitude foi prontamente apoiada pela escola e professoras, por ser recente,
ainda não apresentou resultados fixos no comportamento da aluna. Maria Júlia
demonstra apreço por todas as atividades desenvolvidas em sala de aula. Executa
tudo o que lhe é proposto com muita disposição, necessitando apenas de
acompanhamento para executar com menor rapidez e capricho.
·
Linguagem Oral e Escrita – Todas as atividades que envolvem o
desenvolvimento da linguagem oral e escrita despertam muito interesse na
estudante. Nas rodinhas de leitura ela escuta os enredos com atenção, fazendo
perguntas e enriquece esses momentos com suas vivências pessoais. Nas
atividades de escrita, Maria Júlia se atenta para a grafia correta das
palavras. Já reconhece as letras do alfabeto e associa uma letra para algumas palavras,
principalmente se compor o nome de algum familiar. Está começando a compor seu
repertório próprio de palavras.
·
Natureza e Sociedade – Durante as construções de conteúdos a
estudante demonstrou interesse maior pela vida dos pássaros, reprodução,
aquisição de filhotes e confecção de ninhos.
·
Movimento – Maria Júlia aprecia qualquer atividade
relacionada ao movimento, em especial as brincadeiras: Serpente, cantigas de
rodas e gincanas.
·
Artes Plásticas – A aluna utiliza diversos materiais
como suporte e instrumentos para a execução de seus trabalhos artísticos.
Auxilia na manutenção e organização de materiais utilizados antes e após as
atividades. Necessita apenas realizar as mesmas com mais calma e atenção.
·
Matemática – A criança já apresenta conhecimento
identificativo dos numerais e é capaz de representar concretamente suas
respectivas quantidades.
Maria Júlia apresenta
excelente frequência e pontualidade. Cumpre as atividades para casa com
responsabilidade e dentro do prazo estipulado. Atende às solicitações materiais
pedidas pela escola, com todas essas qualidades Maria Júlia finalizou o
bimestre alcançando os objetivos propostos. Conte sempre comigo!
____________________________ _____________________________
Coordenação pedagógica
Professora
________________________________________
Assinatura do
Responsável
gostei...parabéns me ajudou muito.
ResponderExcluir