Seguidores

terça-feira, 5 de junho de 2012

Roteiro de aula para 5º semana de maio de 2012


Roteiro de aula para 5º semana de maio de 2012



Segunda-feira, 28 de maio de 2012.
Componente curricular: Linguagem e matemática.
ConteúdoIdentificando as cores estudadas na natureza e estudando as direções (mesma direção).
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Brincar de imitar carros com as crianças, cada crianças poderá imitar indo para a direção que quizer, depois mostrar como ficou bagunçado, e mostrar que se andarmos na mesma direção tudo pode melhorar, fazer uma fila de “carros” e mostrar como é melhor se andarmos na mesma direção. Fazer atividade xerocada: Pequenino (a), complete os tentáculos do polvo, depois pinte bem bonito! Sentar com as crianças e mostrar fotos de paisagens, perguntar as cores contidas no elemetos das fotos para as crianças. Pintar usando tinta guache uma folha branca, fazendo as imagens ao modo das crianças.
11h15 às 11h30min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Terça-feira, 29 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdo: Estudando as direções (mesma direção) e Conhecendo a minha escola.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h30min= Organizar fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min às 09h10min= Fazer oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min às 11h10min=  Levar as crianças em um tour  pela escola dessa vez as crianças é que dirão o que há em cada espaço, indicando as cores entre outros detalhes. Fazer atividade em folha branca com o título: Minha escola! Entregar para as crianças um retângulo amarelo, elas colarão na folha e desenharão a escola. Ir ao parquinho. Fazer atividade da página 42 do livro de natureza e sociedade: “Pinte o espaço que vocÊ mais gosta na escola”. Conversar com as crianças sobre os amiguinhos da escola, quem é o melhor amigo, quem se parece com as figuras, etc. E a página 44 do mesmo livro: “ilustre, aqui, os rostinhos de alguns coleguinhas da sua escola”
11h10 às 11h25min= Organizar a sala e mochilas para a saída.



Quarta-feira, 30 de maio de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação (10h30min às 11h30min).
Conteúdo: Identificando as cores estudadas na natureza e estudando as direções (mesma direção).
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min às 08h35min= Observar a página 145 do livro de linguagem, “Pinte de acordo com as indicações”. Obeservar e identificar a cor vermelha, perguntar: quais são os alimentos vermelhos? encontrar na sala objetos vermelhos, fazer isso com as demais cores da atividade (amarelo e azul).

08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
09h10min às 10h00min= Brincar de chefinho mandou explorando as direções, usando os membros. Fazer atividade xerocada: Estrelinha, está na hora do lanche vamos procurar alguns alimentos para essas crianças comerem?  Fazer atividade da página 146 do livro de matemática: use giz de cera e pinte cada bandeira de uma cor. Fazer adivinhas usando as cores das bandeiras antes das crianças pintarem. Fazer atividade da página 124: “Pinte com a mesma cor os balões que têm a mesma cor”. Brincar de corrida de barquinhos ou bolinhas de papel, cada criança terá o se estes serão colocados em umponto de partida, elas deverão assoprar os objetos de papel, ganhar quem conseguir chegar ao ponto final apenas assoprando.
10h20min às 11h30min= Natação ou educação física. Organizar a sala e mochilas para a saída.                     


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Quinta-feira, 31 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, Natureza e sociedade e inglês.
Conteúdo: Estudando as direções (mesma direção) e Conhecendo a minha escola.
07h30min às 08h30min= Recepção, oração, rodinha e inglês.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Perguntar ao alunos o que eles observam no caminho de suas casas até a escola. Conversar sobre esse assunto.  Fazer atividade sobre o tema no livro de natureza e sociedade na página 45: “Faça o caminho da criança até chegar a escola.”  E fazer a página 46 do mesmo livro: “Usando giz de cera, leve cada um até a escola.”
11h15 às 11h25min= Fazer momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.



Sexta-feira, 01 de junho de 2012.
Componente curricular: Artes, linguagem, Educação Física (10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdo: Identificando as cores estudadas na natureza e Conhecendo a minha escola.
07h30min às 08h00min= Recepção, oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min às 08h35min= Brincar de dança da cadeiras, relembrar as cores estudadas, vogais, formas geométricas, identificados estes nos objetos presentes.
08h35min às 9h10min= Lavar as mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e limpar as mesas.
9h10min às 11h15min= Colocar as crianças sentadas em círculo. Distribuir fichas amarelas, azuis, vermelhas. Cada aluno recebe uma ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada um deve possuir apenas um cor. Solicitar que um de cada vez se desloque para o centro do círculo para pegar um objetos com a cor de sua ficha e mostre aos colegas. Continuar a a atividade até que todos tenham participado. Pula-pula, momento de relaxamento, momento da história, conversar e desenhar a história. Fazer atividade da página 111 do livro de linguagem: “Ligue um ponto ao outro e descubra a figura que formou.”
11h15 às 11h25min= Preparar a sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS