Roteiro de aula para 4º semana de maio de 2012
Componente curricular: Linguagem e matemática.
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação
motora, noções de posição espacial: Em frente/atrás.
08h00min
às 08h30min= Organizar
fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos
que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as
crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer
oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
09h10min às 11h15min= Colocar sobre uma mesa três
objetos (caderno, pote de giz de cera e brinquedo, por exemplo) colocar cada
item usando uma pequena distância. Solicitar que um aluno coloque uma borracha
entre o caderno e o giz, por exemplo. Propor atividades semelhantes aos demais
alunos, utilizando uma quantidade maior de objetos. Colocar as crianças em fila
e solicitar-lhes que mudem de posição, dizendo: na frente, atrás, entre.
Explicar que uma pessoa parada na frente de todos em uma fila está em primeiro
lugar e a pessoa parada atrás de todos está em último lugar.
Fazer atividade do livro de
matemática, página
119: “Pinte a criança que está atrás da professora.”
Fazer atividade xerocada: “Gatinho
(a) pinte de azul a parte da frente do elefante e de verde a parte de trás.”
Atividade em folha branca: Fazer uma teia de aranha usando um pedaço de
papel perfurado com perfurador e barbante.
Brincar de estátua usando a
música da Xuxa.
11h15min
às 11h30min= Organizar a
sala e mochilas para a saída.
Terça-feira, 22 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, natureza e sociedade
Conteúdo: Noções de posição espacial: Em frente/atrás e Minha escola.
07h30min
às 08h00min= Recepção,
oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h30min= Organizar
fila para ir à videoteca, assistir clipes infantis que envolvam os conteúdos
que serão trabalhados durante a semana. Organizar a sala para a saída, levar as
crianças ao banheiro, para beber água e lavar as mãos.
08h35min
às 09h10min= Fazer
oração, cantar e lanchar. Ao término, organizar lancheiras e limpar mesas.
9h10min
às 10h00min= Percorrer,
com as crianças, as dependências da escola. Dar explicações, apresentar as
pessoas que trabalham na escola, etc. promover atividades para que as crianças
memorizem o nome dos colegas. Verificar, por meio de brincadeiras, se as
crianças sabem os nomes dos colegas. Ganham a brincadeira às crianças que
disserem todos os nomes dos colegas. Explicar o que é importante os alunos
estudarem e o a escola pode fazer para melhorar suas vidas.
10h20min
às 11h00min= Fazer
atividade do livro de natureza e sociedade, página 76 “Pinte o espaço
que representa a sua escola.” Fazer
atividade xerocada: “Querido (a)
pinte de marrom a criança que está em cima da estrela e de rosa a que está em
baixo, ao final, pinte a estrela bem linda!.”
11h10
às 11h25min= Organizar a
sala e mochilas para a saída.
Quarta-feira, 23 de maio de 2012.
Componente curricular: Linguagem, matemática e natação
(10h30min às 11h30min).
Conteúdo: Desenvolvendo
a coordenação motora, noções de posição espacial: Em frente/atrás.
07h30min
às 08h00min= Recepção,
oração, rodinha de conversa, músicas, quantos somos hoje? e Chamadinha.
08h00min
às 08h35min= Propor essas
atividades: andar de cócoras para a frente, andar para atrás, levantar os
braços para cime, por as mãos em cima da cabeça. Promover a brincadeira “marcha
soldado”: as crianças, em fila, marcham cantando a cantiga, ir perguntando quem
está na frente de todos?, quem está atrás de todos?, quem está na frente de
fulano?, quem está atrás de fulano?.
08h35min
às 9h10min= Lavar as
mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e
limpar as mesas.
09h10min
às 10h00min= Fazer atividade do livro de matemática, página 120, “ Marque um x na
menina que está em frente à cadeira”. Fazer
atividade xerocada: “Amiguinho
(a), faça bolinhas de algodão e cole na nuvem que está na frente.”
Arrumar as crianças para a natação.
10h30min
às 11h30min= Natação ou
educação física.
11h10
às 11h30min= Trocar as
crianças.
Organizar a sala e mochilas para
a saída.
Quinta-feira, 24 de maio de 2012.
Componente curricular: Matemática, Natureza e sociedade
e inglês.
Conteúdo: Noções de posição espacial: Em
frente/atrás e Minha escola.
07h30min
às 08h35min= Recepção, oração
e inglês.
08h35min
às 9h10min= Lavar as
mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e
limpar as mesas.
9h10min
às 10h00min= Atividade em folha branca: Colar papéis rasgados para imitar
as escamas de um peixe.
Fazer atividade xerocada: “Amorzinho,
pinte o que as atividades que você mais gosta de fazer na escola.”
10h20min
às 11h15min= Fazer
momento de relaxamento, contar histórias, desenhar a história. Fazer atividade do livro de natureza e
sociedade, página 48 “Pinte conforme a legenda:”, Fazer atividade do livro de matemática, página 100, “Pinte a
arvore que está atrás da casa.”
11h15
às 11h25min= Fazer
momento de relaxamento até a saída. Organizar a sala e mochilas para a saída.
Sexta-feira, 25 de maio de 2012.
Componente curricular: Artes, linguagem, Educação Física
(10h45min às 11h30min), Natureza e sociedade.
Conteúdo: Desenvolvendo a coordenação
motora e Minha escola.
07h30min
às 08h00min= Recepção,
oração, rodinha de conversa e músicas.
08h00min
às 08h35min= Conversar
sobre os direitos e deveres dos alunos. Falar da importância da educação e o
respeito para com todos (enfatizar comportamentos sociais), falar da
colaboração com as atividades em prol da preservação do nosso meio ambiente
escolar.
08h35min
às 9h10min= Lavar as
mãos, ir ao banheiro, fazer oração, cantar, lanchar, arrumar as lancheiras e
limpar as mesas.
9h10min
às 10h00min= Fazer atividade do livro de linguagem, página 49 “Desenhe o caminho
que a bola percorreu.” Propor aos alunos
para amassar folhas de papel e formarem uma bola, depois amarrar com durex
colorido para concretizar o formato da bola e, no final da aula, levá-la para
casa.
10h00min
às 10h20min= Pula-pula e
momento de relaxamento.
10h30min
às 11h30min= Educação
física.
11h15
às 11h25min= Preparar a
sala para a saída. Fazer brincadeiras até o momento de sair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário