Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO
PARA A 4ª SEMANA DE AULA
DE 17 À 21
DE FEVEREIRO DE 2014
Segunda-feira, 17 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Natureza e
Sociedade
Conteúdos: Vogal E e I. Minha família.
Objetivos: Estruturar as diversas
constituições de família; Estabelecer as pessoas que fazem parte da família;
Identificar características semelhantes em famílias constituídas por
consanguinidade; Conhecer e grafar as letras que compõem a palavra FAMÍLIA;
Identificar as cores.
Recursos
materiais: Livro
de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de
papel colorido, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala, levar ao banheiro e beber água. Fazer rodinha, trabalhar
reconhecimento dos pré-nomes, apresentar o calendário, conversar sobre o final
de semana cantar músicas variadas. Contar a história do livro: A FAMÍLIA HUSKY/ EUNICE BRAIDO.
Entregar para as crianças a foto da família e pedir que elas apresentem suas
famílias. Explicar que existem muitos tipos de famílias, filhos biológicos,
filhos do coração, vovó e vovô, pai e pai, mãe e mãe. Conversar sobre a
importância da família.
2º momento: Fazer registro de leitura
do livro. Confeccionar decoração (moldura), para colocar no mural de sala.
Dispor diversos materiais para as crianças fazerem livremente a “moldura” das
fotos.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar (cantar uma música para lavar as mãos ou lanchar). Fazer agenda.
4º momento: Cantar a música! “Aqui
mora um alegre pessoal, família bem original” eu irei desenhar em meus dedos
rostinhos para representar cada membro da família conforme a música, entregar para
cada criança uma canetinha para elas fazerem o mesmo em seus dedinhos. Fazer o
bingo da palavra FAMÍLIA. Entregar
para as crianças uma folha tamanho A4
em posição de paisagem com a palavra. Sortear cada letra pedindo que as
crianças pintem com a cor determinada. Ao final do sorteio as crianças deverão
copiar as letras no espaço abaixo das mesmas usando lápis de escrever e
desenhar a família.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Terça-feira, 18 de fevereiro
Componentes curriculares: Natureza e Sociedade,
Matemática, Linguagem.
Conteúdos: Vogais I e revisão das
vogais A e E.
Objetivos: Identificar e
grafar a vogal I, vocalizar o som da vogal I, encontrar a vogal I nos
diferentes contextos. Animais selvagens (Iguana).
Recursos
materiais: Livro
de literatura, papel A4, material de registro, fichas, lantejoulas, retalhos de
papel colorido, tinta guache, cola.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento
do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história: BRENO, O
ESQUENTADINHO/ Marilza de Fátima Barbosa. Conversar sobre o controle da raiva e
expressão dos sentimentos.
2º momento: Apresentar a Vogal I e
fazer o jogo batatinha quente com imagens e figuras com a letra A, E, I. Fazer
jogo do chefinho mandou com as vogais A, E, I. Brincar de “Caça a vogal I”, estarão
espalhadas pela escola diversas fichas com a letra I, as crianças deverão
procurar essas letras. Quando encontrarmos, vamos voltar para a sala, anotar o
nome e quantidade que cada um encontrou.
3º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
4º momento: Falar sobre as iguanas para as crianças,
ler informações retiradas da internet. Escrever a palavra IGUANA no quadro e distribuir as letras que compõem a palavra
embaralhada para todas as crianças tentarem colocar na ordem. As crianças vão
colar do jeito delas e iremos fazer uma iguana com as mãos conforme figura ao
lado.
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
Quarta-feira, 19 de fevereiro
Componentes curriculares: Linguagem, Matemática,
Artes plásticas.
Conteúdos: Cores.
Objetivos: Conhecer um pouco da obra do
artista alemão Wassily Kandinsky, Identificar
cores, desenvolver gosto pelo fazer artístico por meio da confecção de obra,
conhecer a técnica da pintura de sopro.
Recursos materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças em
sala e fazer rodinha para informar rotinas do dia. Trabalhar reconhecimento do
nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar, ouvir história:
FLICTS/ZIRALDO. Conversar sobre a cor discriminada no livro, sobre as emoções
que as cores transmitem. Fazer reconto ou registro de leitura.
2º momento: Apresentar
para os alunos o artista as obras
Figura
1-Succession
Figura
2-Yellow, Red and Blue
Fazer
leitura das imagens explorando elementos figurativos, dimensão, cores. Falar um
pouco sobre a vida do artista. Fazer trabalho artístico usando tinta guache
diluída, as crianças deverão pingar a tinta sobre o papel com ajuda de uma
colher e assoprar para fazer as manchas de tintas, pode ser usado um canudinho. O trabalho fica semelhante a esses abaixo.
3º momento:. Aula de damas com o
professor R.
4º momento: Cozinha experimental: Suco verde. Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda
5º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
6º momento: Saída na brinquedoteca.
DEVER DE CASA: Atividade xerocada sobre os
temas da semana.
Quinta-feira, 20 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática, Linguagem,
Natureza e Sociedade.
Conteúdos: Todos os conteúdos
trabalhados durante a semana.
Objetivos: Assimilar e acomodar os
conteúdos construídos até o momento.
Recursos
materiais: Material
de registro, impressão com informações, tabela interativa para o quanto somos
hoje. Fichas com perguntas impressas.
Desenvolvimento:
1º momento: Recepcionar as crianças
em sala.
2º momento: Aula de informática.
3º momento: Fazer rodinha para
informar rotinas do dia. Explorar o quadro: “Quantos somos hoje?” e calendário.
Trabalhar reconhecimento do nome usando as fichas. Retomar conteúdos, cantar,
ouvir história: Olha quem chegou/Carmen Lúcia Campos. Conversar sobre a chegada
ou relacionamento com os irmãos, ciúmes e famílias. Fazer reconto ou registro
de leitura.
4º momento: Iremos realizar higiene e
lanchar. Fazer agenda.
5º momento: Separar as crianças em
dois grupos, cada grupo terá o nome da cor que tem a mesa em que estão
sentados. As crianças serão sorteadas pelo nome, eles deverão ler o nome para
saber quem irá responder a pergunta sobre os assuntos trabalhados durante a
semana e semanas anteriores.
Fazer
atividades xerocadas sobre os temas trabalhados durante a semana.
6º momento: Organizar os materiais
pessoais para ir embora.
7º momento: Saída na brinquedoteca.
Sexta-feira, 21 de fevereiro
Componentes curriculares:
Conteúdos:
Objetivos:.
Recursos
materiais:
Desenvolvimento:
1º momento: Recepção com músicas na
brinquedoteca.
2º momento (de 14:00 às
14:45): Psicomotricidade
com o professor G.
3º momento (de 14:45 às
15:30): Legozoom
com o professor R.
4º momento (de 15:30 às
16:00): Higiene e lanche.
5º momento (de 16:00 às
16:45): Hora
do brinquedo!
6º momento (de 16:45 às
17:30)
Música com o professor B.
7º momento: Organizar a sala para a
saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário