Jardim I vespertino
Professora Mirella
Azenha
PLANEJAMENTO PARA A 11ª SEMANA LETIVA
DE 07 à 11 DE ABRIL.
Conteúdos para a semana:
·
Linguagem
oral e escrita:
Letra D, palavra DINOSSAURO. Texto informativo. Revisão letra C. palavra COBRA.
·
Conhecimento
lógico e matemático:
Noções de posição espacial: Primeiro/último.
·
Natureza
e sociedade: Os
cômodos da casa e suas funções.
·
Identidade
e autonomia: Escovar
os dentes.
·
Movimento:
Pular
com os dois pés e um pé só.
·
Artes
Visuais: Pintura
em tecido.
·
Valores:
.
Habilidades e competências:
·
Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
·
Conhecer
um poucos sobre as cobras brasileiras;
·
Conhecer
e reproduzir o som da letra J e seus fonemas;
·
Descrever
histórias (reconto);
·
Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra J,
·
Registrar
ações;
·
Reproduzir
gestos por meio de cantigas;
·
Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
·
Identificar
emoções por meio de mímicas.
·
Estruturar
a localização de elementos adotando um referencial (longe/perto e dentro/fora).
·
Compreender
os conceitos estudados;
·
Perceber
a utilização de diferentes suportes para construção de obras;
·
Perceber
a importância de dizer a verdade e as consequências da mentira;
·
Compartilhar
as características de sua casa;
·
Conhecer
a técnica de papietagem;
·
Aprender
os movimentos corretos para escovar os dentes;
·
Arremessar
bola em locais determinados.
Recursos materiais a serem utilizados:
·
Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Tesoura
e cola;
·
Tinta
Guache,
·
Atividades
xerocadas;
·
Papel
A3 e A4;
·
Papel
crepom verde;
·
Garrafas
pet grandes;
·
Cola
quente (pistola e refil);
·
Estilete;
·
Material
informativo impresso;
·
Livros
de literatura.
Fontes de pesquisa:
·
CAGLIARI,
Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione,
2010. p. 423.
·
RIZZO,
Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·
Coleção
vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
SEGUNDA-FEIRA, 7 DE ABRIL
·
14:00 ÀS 14:45: Rotina. Apresentar o tipo de trabalho a ser
realizado para a vernissagem com a cobra de meia. de garrafa pet e a técnica da papietagem. Com
alguns “esqueletos” já montados com as garrafas. Colocar as camisas (avental)
em dois ou 4 alunos e dispor cola e papel crepom para revestir o corpo dos
jacarés utilizando papel crepom verde.
·
14:45 às 15:30: Informática.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às às 17:30: Rodinha, Realizar reconto dos
livros literários enviados para casa e fazer um desenho de um dos livros para
registro. Apresentar para os alunos informações sobre os jacarés comuns na
região Amazônica, em especial o jacaré Açu. Cantar músicas sobre os jacarés ♪¯ “Eu conheço um jacaré.., Jacaré
passeando na lagoa..., Jacaré está na lagoa, com preguiça de acordar... Jacaré
passeando na lagoa...” ♪¯ Apresentar a letra J e seus
fonemas. Brincar de batatinha quente com fotos e as respectivas palavras
iniciadas pela letra J.
·
17:30 às 17:45: Saída na
brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 8 DE ABRIL
·
14:00
ÀS 14:30: Rotina. Continuar o trabalho com os jacarés.
·
14:30
às 15:30: Lego Zoom.
·
15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 17:30: Dia da mentira. Cantar com as crianças a Música da barata ♪¯” A
barata diz que tem..” ♪¯
Pedir
que as crianças expliquem o que é mentira e por que é ruim praticar esse
hábito, explicar quais são as consequências do ato de mentir. Fazer atividade
sobre a música e esse valor. As crianças deverão caçar as letras já estudadas e
pintá-las com a cor indicada. Fazer momento da história e registro de leitura.
·
17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 9 DE ABRIL
·
14:00 às 15:30: Continuar o trabalho
com os jacarés.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 16:45: Fazer a brincadeira da
preguicinha ( com a palavra e o desenho escondidos por uma folha dobrada as
crianças deverão formular hipóteses de leitura apoiada pelas partes das
palavras que serão reveladas e lidas por mim e os desenhos que surgirão
lentamente, quando uma criança “adivinhar” a palavra e desenho serão revelados
imediatamente. Fazer atividade no caderno, a folha deste será dividida em 4
partes. Na primeira os alunos deverão grafar a letra J, na segunda, deverão
colar a letra j recortada de jornais e revistas, na terceira e quarta as
crianças irão fazer desenhos de coisas que começam com a letra J e pintar o
fundo do desenho.
·
16:45 às 17:30: Aula de Damas.
·
17:30 às 17:45: Saída na
brinquedoteca.
QUINTA-FEIRA, 10 DE ABRIL
·
14:00 às 15:30:
Rotina, Continuar o trabalho com os jacarés.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 16:45: Brincar de “bocha”.
Colocar algum objetos ou criança em determinada posição e pedir que outra jogue
a bola de meia (se tiver) ou bola comum perto ou longe do objeto. Pegar
emprestado uma parte do túnel da sala de psicomotricidade e algumas bolinhas e
brincar com as crianças de tiro ao alvo trabalhando os conceitos de dentro e
fora.
·
16:45 às 17:30: Inglês.
·
17:30 às 17:45: Saída na
brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA,
11 DE ABRIL
·
14:00 ÀS 14:45: Acolhida.
Psicomotricidade.
·
14:45 às 15:30: Continuar o trabalho
com os jacarés.
·
15:30 às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00 às 17:30: Rodinha de conversa
sobre a própria casa. Hora do brinquedo. Fazer atividades xerocadas sobre os
conteúdos trabalhados durante a semana. Inicial mural para colocar na próxima
segunda (07/04).
·
17:30 às 17:45: Saída na
brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário