PLANEJAMENTO PARA A 15ª SEMANA LETIVA
DE 5 à 9 de maio.
Conteúdos e
habilidades para a semana:
1. Linguagem
oral e escrita:
Letra M, Palavras: Mamãe, Magali, Mônica, Meia, Menina, Melancia, mamadeira,
mala, Marina, Manga, Melão, Melancia.
Habilidades:
·
Associar
imagens a suas palavras correspondentes;
·
Conhecer
e reproduzir o som da letra M, Descrever histórias (reconto);
·
Identificar,
grafar e vocalizar os fonemas da letra M;
·
Desenvolver
expressão oral por meio da expressão de ideias e opiniões;
2. Conhecimento
lógico e matemático:
Noções de capacidade e de massa: cheio/vazio, pesado/leve.
Habilidades:
·
Registrar
ações;
·
Estruturar
a localização de elementos adotando um referencial;
·
Compreender
a sequência crescente dos numerias (1 a 10)
3. Natureza
e sociedade:
Dia
do trabalho. Vida das abelhas.
Habilidades:
·
Compreender
o motivo pelo qual comemoramos o dia das mães;
4. Movimento/coordenação
motora/Brincadeira/jogo: Brincadeira
de roda e dança “ciranda do coco” da Bahia
Habilidades:
·
Aprender
os movimentos da dança, usando os dois pés indo para frente (um de cada vez) e
o mesmo para trás;
·
Aprender
os movimentos de coreografia proposta para a música: “Ciranda dos bichos” e “Ciranda”;
5. Artes
Visuais: Releitura
de Tarsila do Amaral.
Habilidades:
·
Desenvolver
coordenação motora por meio de pintura em tecido com pincel;
· Adquirir elementos para apreciação de uma obra de
arte;
· Construir uma releitura de obra consagrada
Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade;
Perceber o uso das cores como estratégia para criar contrastes e noção de profundidade;
· Reconhecer diferentes formas de representação de um
mesmo ser ou objeto;
· Expor ideias e impressões a partir de uma obra de
arte;
· Identificar, valorizar e respeitar a diversidade das
produções individuais.
6. Valores:
Preconceito.
Habilidades:
·
Compreender
o significado do preconceito e excluir ou minimizar essas atitudes no cotidiano;
·
Aprender
a esperar sua vez de realizar algo;
·
Auxiliar
seus companheiros espontâneamente.
Recursos
materiais a serem utilizados:
·
Material
de registro (lápis de escrever, giz de cera, lápis de cor, canetinhas);
·
Aparelho
de som, Cd;
·
Tesoura
e cola;
·
Tinta
Guache;
·
Atividades
xerocadas;
·
Papel
A3 e A4;
·
Material
informativo impresso;
·
Livros
de literatura;
Fontes
de pesquisa:
·
CAGLIARI,
Luiz Carlos. Alfabetização sem o BA-bé-bí-bó-bú. 2ª Ed. São Paulo: Scipione,
2010. p. 423.
·
RIZZO,
Gilda. Alfabetização Natural. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002. p. 284.
·
Coleção
vai começar a brincadeira, Manual pedagógico. FTD, 2011.
SEGUNDA-FEIRA, 5 DE MAIO
· 14:00 ÀS 14:45: Rotina. Explorar a caixa surpresa com a letra
M e fotos de mamães e seus filhinhos inclusive animais e seus filhotes. Falar
sobre a história do dia das mães para as crianças:
“No segundo domingo de maio
comemora-se o dia das mães.
A data
surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou
por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para
livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia
trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o
presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se
difundiu pelo mundo afora.
As mães
são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma
comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam
longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses
chamavam de “mothering day”.
Mãe é a
mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente
querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães
merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los,
sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Com o
passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os
filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de
carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
Nas
diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na
Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e
Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no
México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em
comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não
existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No
Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é
comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela
associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente
Getúlio Vargas, no ano de 1932.”
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
· 14:45 às 15:30:
Informática.
· 15:30 às 16:00: Ler
para as crianças o texto: Se as mães fossem coisas/ Sylvia Orthof
(vou tentar conseguir o livro, se não
conseguir eu leio o poema e
SE AS COISAS FOSSEM MÃES
Sylvia Orthof
Sylvia Orthof
O céu seria sua casa, casa das estrelas belas. O mar seria um jardim e os barcos seus caminhos. Conversaria com a lua sobre as crianças-estrelas, Falaria de receitas, pastéis de vento, quindins, Emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins! pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente. Toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria. Seria a mãe das vassouras, da Família Vassourada! |
Faria chá e remédio para as doenças da vida. Sentariam comportadas, teriam “boas maneiras”. Mãe verdadeira, ou postiça, mãe-vovó, mãe titia, Maria, Filó, Francisca, Gertrudes, Malvina, Alice, toda mãe é como eu disse. Erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora, Ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa. Esse, então, é uma beleza |
Começar
a fazer as ilustrações para cada verso, cada criança fará uma ilustração, para
o mural.
·
16:00
às 17:30: Continuar atividade com os desenhos para o
mural.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
TERÇA-FEIRA, 6 DE MAIO
·
14:00
ÀS 14:30: Continuar o trabalho descrito no dia anterior.
· 14:30
às 15:30: Lego Zoom.
· 15:30
às 16:00: Lanche e higiene.
·
16:00
às 17:30: Fazer atividade sobre a letra M no caderno. Colar o texto, dividir o
caderno conforme a figura 2:
as crianças deverão caçar
todas as letras M e pintá-las.
Nos numerais 1 e 2 as
crianças deverão desenhar 2 coisas começadas por M. no numero 3 as crianças vão
escrever e colar a letra M que estará embaralhada no meio de muitas outras
letras.
· 17:30
às 17:45: Saída na brinquedoteca.
QUARTA-FEIRA, 7 DE MAIO
·
14:00
às 15:30: Rotina.
Usar a caixa surpresa para fazer a brincadeira da batatinha quente com os
alunos. Dentro da caixa haverá outra caixinha menor com figuras e suas
respectivas palavras iniciadas por m, quando a criança for “queimada” ela
deverá abrir a caixinha e “ler” a palavra para os colegas, aproveitar o momento
para revisar os sons da letra M, seus encontros com as vogais, vogais presentes
nas palavras e quantidades de letras. Aproveitar a rodinha e abrir a caixa e
expor os trabalhos da Artista Brasileira Tarsila do Amaral, falar um pouco
sobre a mesma e o momento histórico que ela viveu no Brasil.
Figura 1 – Foto Tarsila do
Amaral
Figura 2 – Obra intitulada
“EFCB”
Figura 3 – A Feira
Figura 4 – Aboporu
Explorar os elementos
presentes nas obras como temas, proporcionalidade, cores, materiais utilizados.
As crianças deverão escolher uma das obras e fazer seu desenho sobre elas
usando giz de cera preto e depois pintar usando tinta guache.
·
15:30
às 16:00:
Higiene.
·
16:30
às 16:45:
Continuar o trabalho de releitura.
· 16:45 às 17:30: Aula
de Damas.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
QUINTA-FEIRA, 8 DE MAIO
14:00
às 15:30: Rotina, Apresentar para as crianças a dança Côco da Bahia e as músicas:
Ciranda Dos Bichos
Palavra
Cantada
A dança do jacaré quero ver quem sabe dançar.
A dança do jacaré, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre o bocão assim.
Remexe o rabo e nada no lago
Depois dá a mão para mim.
A dança do jacaré, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre o bocão assim.
Remexe o rabo e nada no lago
Depois dá a mão para mim.
A dança da cascavel, quero ver quem sabe dançar.
A dança da cascavel, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola ondulado
E estica o pescoço assim.
E sobe no galho, balança o chocalho
Depois dá a mão para mim.
A dança da cascavel, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola ondulado
E estica o pescoço assim.
E sobe no galho, balança o chocalho
Depois dá a mão para mim.
A dança do caranguejo, quero ver quem sabe dançar.
A dança do caranguejo, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Belisca o meu pé assim.
E mexe o olho e ande de lado
Depois dá a mão para mim.
A dança do caranguejo, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Belisca o meu pé assim.
E mexe o olho e ande de lado
Depois dá a mão para mim.
A dança do peixe boi, quero ver quem sabe dançar.
A dança do peixe boi, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre a boquinha assim.
Me dá um beijinho e nada um pouquinho
Depois dá a mão para mim.
A dança do peixe boi, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E abre a boquinha assim.
Me dá um beijinho e nada um pouquinho
Depois dá a mão para mim.
A dança do tuiuiu, quero ver quem sabe dançar.
A dança do tuiuiu, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E voa no ar assim.
E sobe um pouquinho e desce um pouquinho
Depois dá a mão para mim.
A dança do tuiuiu, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
E voa no ar assim.
E sobe um pouquinho e desce um pouquinho
Depois dá a mão para mim.
A dança da criançada, quero ver quem sabe dançar.
A dança da criançada, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Faz uma careta assim.
E dá uma voltinha, sacode a cabeça
Depois dá a mão para mim
A dança da criançada, quero ver quem sabe dançar.
Rebola para lá, rebola para cá
Faz uma careta assim.
E dá uma voltinha, sacode a cabeça
Depois dá a mão para mim
Ciranda
Palavra
Cantada
Deixa de manha de noite e de dia
Toda criança diz que tudo é seu
Hei, menino! Hei, menina! Larga disso, lagartixa
Que nessa ciranda o mundo inteiro é meu, é seu, é meu, é seu...
Toda criança diz que tudo é seu
Hei, menino! Hei, menina! Larga disso, lagartixa
Que nessa ciranda o mundo inteiro é meu, é seu, é meu, é seu...
Como uma vez tinha um tatu bolinha
Mais outra vez nasceu um monte de irmãos
Mais o amigo, mais a prima, o colega, a vizinha
E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...
Mais outra vez nasceu um monte de irmãos
Mais o amigo, mais a prima, o colega, a vizinha
E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...
E nessa ciranda o mundo inteiro é meu, é seu, é
meu, é seu...
E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...
E nessa ciranda o tatu bolinha virou bolão, balão, bolão, balão...
·
15:30
às 16:00:
Lanche e higiene.
·
16:00
às 16:45:
Fazer atividade sobre o Livro O que cabe no meu mundo – Preconceito. Trabalhar
ideias sobre o valor.
·
16:45
às 17:30:
Inglês.
·
17:30
às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
SEXTA-FEIRA, 9 DE MAIO
· 14:00 ÀS 14:45:
Acolhida. Psicomotricidade.
· 14:45 às 15:30: Trabalhar
a música: Criança não trabalha do Grupo Palavra Cantada. Com leitura de imagens
e palavras que aparecem na música.
· 15:30 às 16:00:
Lanche e higiene.
· 16:00 às 17:30: Mostrar
aos alunos 3 garrafas plásticas iguais, colocar na primeira, com ajuda de um
funil, água com anilina (para melhor observar a quantidade) até o topo da
garrafa, a segunda garrafa estará com água até a metade, a terceira estará
vazia. Pedir que os alunos observem as garrafas e perguntar: “Que pode me dizer
o que essas garrafas de igual? O que elas tem de diferente?” apontar para cada
garrafa e perguntar: “ Essa garrafa está cheia ou vazia?”. Depois colocar 3
garrafas de tamanhos diferentes e questionar qual garrafa é maior, menor, qual
cabe mais água, menos água. Pedir aos alunos que, segurando as garrafas possam
dizer qual garrafa está leve/pesada. Conversar com os alunos sobre a
importância da água e os cuidados que devemos ter para com esse recurso natural
e as maneiras de preservar. Fazer atividade sobre o conteúdo trabalhado.
· 17:30 às 17:45:
Saída na brinquedoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário