Planejamento: Agrupamento E
Professora: Mirella
Azenha
Auxiliar de atividades educativas:
Planejamento para
a semana de 7/8 á 11/8/2017.
É muito importante realizar atividades que
possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los,
sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de
pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito
importantes.
CONTEÚDOS,
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA A SEMANA:
- Reconhecer o próprio nome por meio de
atividades lúdicas como músicas e bingo;
- Realizar contagem da récita numérica usando
os brinquedos, crianças presentes e confecção de calendário;
- Realizar combinados com as crianças, a
partir das próprias concepções das crianças de como deve ser nosso comportamento
na escola;
- Desenvolver movimentos amplos, atenção e
coordenação visiomotora ao conhecer e participar de brincadeiras populares
como: Cabo de guerra e chicotinho queimado;
- Conhecer lendas da cultura brasileira: A
criação da noite, Vitória Régia.
- Perceber suas condutas e refletir sobre
elas;
- Desenvolver coordenação motora fina por
meio de colagem.
RECURSO
A SEREM UTILIZADOS:
-
Números impressos,
-
Folha branca,
-
Fita adesiva,
-
papel cartão ou cartolina,
-
livro de literatura,
-
cola,
-
Papel colorido,,
-
papel cartão ou cartolina,
-
Corda
segunda-feira,
7 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com brinquedos.
2º
momento: Tomar
café da manhã.
3º
momento:
Espaço: Sala de aula
- Roda do sentimento: “Uma palavra é um presente”, as crianças deverão dizer
algo de bom que o amigo ao lado tem. A professora irá começar dizendo uma
qualidade de cada um para estimular o olhar deles em relação ao outro. Cantar a
música: “bom
dia fulano
como vai?”, de modo que todos sejam mencionados.
- Apresentar o que vamos fazer durante a
segunda-feira, na parte da manhã.
- Roda de conversa e falar sobre o
final de semana, o que fizemos, onde visitamos, como e quais brincadeiras
experimentamos.
Espaço: refeitório
- Montar um calendário de varal do mês de
agosto;
Desenvolvimento: As crianças receberão vários
numerais que será composto o calendário, elas irão realizar hipóteses de
reconhecimentos dos números na ordem do calendário do mês.
- Iniciar uma conversa sobre os combinados da
turma: Iremos fazer uma mini assembleia e levantar o que não é legal em nossa atitudes
e o que podemos fazer para melhorar aquilo (nosso tratamento para com o outro).
Desenvolvimento: Fazer uma tabela
para deixar exposta para as crianças e sempre retomar. A prioridade
primeiramente será o tratamento para com o outro.
4º momento: Brincar
no pátio. Proposta de brincadeira: Cabo de
guerra.
5º momento: higiene
e almoço.
6º momento:
higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
________
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
terça-feira,
8 de agosto
1º momento: Acolhida em sala com roda de livros literários.
2º
momento: Tomar
café da manhã.
3º
momento:
Espaço: Sala de aula
- Roda do sentimento: Amigo abraço. Cada
criança escolhe uma criança para dar um abraço, aquela criança abraçada deverá
escolher alguma criança que ainda não foi abraçada para oferecer o seu, de
maneira com que nenhuma fique sem abraço.
- Fazer rodinha de quantos somos hoje, qual
dia é hoje, o que fizemos ontem, o que faremos amanhã?
- Continuar os combinados de sala.
- Falar sobre o
folclore o que é, o que envolve e festa
da família, perguntar as sugestões deles para como deveremos realizar esse
momento, anotar as sugestões, fazer um cartaz se possível.
Espaço: refeitório
- Apresentar aos
alunos a lenda da Vitória Régia do livro: Histórias encantadas indígenas/Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen.
- Fazer atividade sobre a lenda. Realizar colagem
representando a Vitória Régia. Disponibilizar aos alunos pedaços de papel para
eles confeccionarem a Flor. Desenhar as águas ao redor da flor usando somente
linhas.
4º momento: Brincar
no pátio. Proposta de brincadeira: Cabo de
guerra.
5º momento: higiene
e almoço.
6º momento:
higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
quarta-feira,
9 de agosto
1º
momento: Acolhida
em sala com desenho livre.
2º
momento: Tomar
café da manhã.
3º
momento:
Espaço: Sala de aula
- Roda do sentimento: Amigo fichas. A professora
entregará fichas erradas para os alunos de propósito. Sentaremos com a ficha
viradas para frente e a professora irá chamar de um por um para encontrar a sua
ficha até que todos fiquem com o seu nome correto.
-
Fazer roda de conversa com calendário,
quantos somos hoje, o que fizemos ontem, o que faremos hoje, o que faremos
amanhã.
Espaço: refeitório
-
Continuar falando sobre o folclore contando a história da criação da noite do
livro: Histórias encantadas indígenas/Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
-
Para essa atividade falaremos sobre as coisas que tem no dia e as coisas que
fazemos durante a noite...
-
Iremos usar a folha de atividades que será dividida ao meio para desenhar a
noite em um papel preto ou azul escuro de um lado, e como é o dia na parte
branca que sobrar.
4º momento: Brincar
no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho
queimado.
5º momento: higiene
e almoço.
6º momento:
higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
________
Registro: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
quinta-feira,
10 de agosto
1º
momento: Acolhida
em sala com desenho livre.
2º
momento: Tomar
café da manhã.
3º
momento:
Nesse dia eu terei um compromisso judicial já
combinado com a diretora, irei somente à tarde. Sugiro que as crianças executem
o que a professora que estiver proponha ou deixem brincar livremente, desenhar,
construir.
4º momento: Brincar
no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho
queimado.
5º momento: higiene
e almoço.
6º momento:
higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
________
Registro: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
sexta-feira,11
de agosto
1º momento: Acolhida em sala com brincar com os brinquedos trazidos de casa.
2º
momento: Tomar
café da manhã.
3º
momento:
Espaço: Sala de aula
-
Fazer roda de conversa com calendário, quantos somos hoje, o que fizemos ontem,
o que faremos hoje, o que faremos amanhã, reconhecer o nome com a ficha.
-
Colocar as fichas no centro da roda e cantar a Músicas: A canoa virou... e
dizer o nome da criança que irá encontrar o seu nome.
Espaço: refeitório
-
Fazer bingo do nome. Cada criança estará com sua ficha e a professora sorteará
letras aleatoriamente usando um alfabeto móvel e os alunos irão tentar
encontrar aquela letra em seu próprio nome, colocando algum tipo de objeto em
cima da letra sorteada.
4º momento: Brincar
no pátio. Proposta de brincadeira: Chicotinho
queimado.
5º momento: higiene
e almoço.
6º momento:
higiene e descanso.
Espaço/Tempo:
________
Registro:____________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário