Compartilho com vocês meu planejamento para a segunda semana letiva, lembro que meus alunos ainda não estão alfabetizados, então esse plano é para tentar avançar nesse processo de aquisição da escrita. Disponibilizo em duas versões.
____________________________________________
____________________________________________
______________________________________________________
Planejamento
para 2ª semana letiva
29/1 à 2 de fevereiro.
Segunda-feira, 29 de
janeiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Leitura e escrita
Objetivos
(geral e específicos): Formular hipóteses de leitura e escrita; Leitura de sentenças;
identificar letras iniciais de palavras; identificar sons de consoantes,
trabalhar sistema decimal, perceber e revisar adições, realizar trocas
simbólicas (10 notas de 1 por 1 de 10 reais, ou outras trocas monetárias).
Recursos:. Jogos
pedagógicos, atividades xerocadas.
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Convidar os alunos
a sentar em roda, falar da rotina e recontar a história do coelhinho que não
queria estudar. Copiar cabeçalho do quadro e o título: O coelhinho que não
queria estudar. Os alunos irão tentar escrever os nomes dos animais com
autonomia e desenhar eles. Quando todos terminarem, iremos corrigir
coletivamente refletindo sobre a escrita de cada um. Os alunos deverão deixar a
palavra que eles escrevam e escrever a palavra correta abaixo. Fazer a tarefa
do gato Xadrez (não fizemos semana passada, houve aula de Educação Física).
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior.
5º momento: Brincar
com jogos de matemática. Jogo trilha.
Pizza 10. Dominó das imagens/Jogo da memória/jogo da velha.
Colar tarefa para casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos
na semana seguinte.
Terça-feira, 30 de
janeiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa, História e Geografia,.
Conteúdos: Regras de convivência, leitura e
escrita de texto coletivo.
Objetivos
(geral e específicos): Compreender a importância das
regras para a boa convivência nos espaços de convivência coletiva; Produzir
texto oral, fortalecer a coordenação motora por meio de desenho e pintura.
Recursos: Material
de registro.
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefa do dia anterior
coletivamente. Sentar com os alunos e conversar sobre o que devemos e não devemos
fazer na sala de aula. Iremos discutir e registrar quais regras e combinados
serão as regras da nossa sala e quais seriam as consequências A professora vai
escrever em pequenas fichas e os alunos irão ilustrar.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Copiar do quadro o cabeçalho copiar 2 regras da nossa sala
e ilustrar.
5º momento: Copiar data no caderno de dever de
casa e comando: Faça uma lista das coisas que encontramos no mercado. Treine a
leitura dos itens escritos. Recorte, organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos
garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.
Quarta-feira, 31 de
janeiro
Componentes curriculares: Matemática
e Língua Portuguesa.
Conteúdos: Sequência numérica, medidas,
Objetivos
(geral e específicos): Compreender a sequência numérica.
Registrar valores. Confecccionar e interpretar tabelas.
Recursos: Trena,
cartaz, balança, material de registro.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de
aula.
5º momento: Perguntar
aos alunos qual é o tamanho de cada um, desenvolver com os alunos uma fila
crescente e uma decrescente. Perguntar aos alunos qual é o tamanho de cada um.
Apresentar uma trena aos alunos e medir todos os alunos. Faremos uma tabela de
e iremos comparar os tamanhos deles e falar brevemente sobre o metro e os
centímetros. Pesar todos e comparar os
pesos. Na tabela cada um vai escrever seu próprio nome. Quando pesarmos eles
vão anotar seu peso para escrever na tabela.
2º momento: Copiar cabeçalho no caderno e os
títulos: 1. Meu tamanho é:/2. meu peso é:/ 3. A maior criança da sala é o(a):/
4. A menor criança da turma é o(a): 5. Desenhe você.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Continuar a atividade do período
anterior.
5º momento: Organizar tarefas para casa. Recorte, organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento:
Observações:
Pedir aos alunos
garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.
Quinta-feira, 1º de
fevereiro
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos: Récita numérica, sucessor e antecessor dos números até 28,
calendário do mês de fevereiro.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar sucessor e antecessor
dos números até 28, montar e conhecer calendário do mês de fevereiro, perceber
os feriados, organizar sequência numérica dos numerais até 28, identificar e
representar os numerais, quantificar os numerais até 20.
Recursos:
Atividades impressa, números impressos.
Referências:
REAME,
Eliane ET AL. Matemática no dia a dia da Educação Infantil. Editora Saraiva.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia
no quadro. Fazer uma votação de qual história eles vão querer ouvir, fazer
gráfico quantitativo no quadro. As opções serão dos livros e histórias já lidas
até agora em sala. Sentar em roda, contar a história. Conversar oralmente sobre
a história (interpretação de texto). Fazer sobre o mês de fevereiro e montar o
calendário de varal. Os alunos vão receber um dia cada um e esticaremos um
barbante e iremos colar os dias do mês em ordem. Após terminar vamos conversar:
Em qual dia da semana caiu o primeiro dia e o último dia? Quantos sábados
teremos em fevereiro? E domingos? Quantos feriados? E assim por diante.
2º momento: Os alunos vão copiar cabeçalho no
quadro e o título: Sequência numérica. Os alunos terão alguns números
embaralhados para ordenar na sequência numérica no caderno (de 0 à 2).
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior.
5º momento: Explicar tarefa de casa: Fazer uma lista de todas as
frutas que conseguir. Recorte, organize as
sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações: Pedir aos alunos
garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.
Sexta-feira, 2 de
fevereiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa, Arte.
Conteúdos: Leitura e Escrita, Dramatização.
Objetivos
(geral e específicos): Formular hipóteses de escrita e leitura. Desenvolver a memória e
expressão oralmente por meio de jogos teatrais.
Recursos:
Máscaras,
atividades,
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a
tarefa do dia anterior.
2º momento: Contar novamente a história do gato xadrez e os alunos
vão representar usando máscaras. A professora vai tirar fotos que será uma
atividade de produção de texto nos dias subsequentes.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: No
caderno de Português os alunos vão copiar o cabeçalho, data e título: Era uma
vez um gato xadrez... Os alunos irão fazer uma lista de cores e desenhos dos
gatos da história. As crianças deverão formular hipóteses de escrita. Depois
faremos uma correção coletiva, deixar registrado no caderno as duas palavras.
5º
momento: Explicar tarefa de casa: Pesquise
em jornais e revistas palavras que começam com a letra C, recorte e cole abaixo:
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet
vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário