Seguidores

sábado, 27 de janeiro de 2018

Planejamento para a 2ª semana letiva - 2º ano

Compartilho com vocês meu planejamento para a segunda semana letiva, lembro que meus alunos ainda não estão alfabetizados, então esse plano é para tentar avançar nesse processo de aquisição da escrita. Disponibilizo em duas versões.
____________________________________________



    
______________________________________________________


Planejamento para 2ª semana letiva
     29/1 à 2 de fevereiro.

Segunda-feira, 29 de janeiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Leitura e escrita
Objetivos (geral e específicos): Formular hipóteses de leitura e escrita; Leitura de sentenças; identificar letras iniciais de palavras; identificar sons de consoantes, trabalhar sistema decimal, perceber e revisar adições, realizar trocas simbólicas (10 notas de 1 por 1 de 10 reais, ou outras trocas monetárias).
Recursos:. Jogos pedagógicos, atividades xerocadas.
Referências:  
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento:  Convidar os alunos a sentar em roda, falar da rotina e recontar a história do coelhinho que não queria estudar. Copiar cabeçalho do quadro e o título: O coelhinho que não queria estudar. Os alunos irão tentar escrever os nomes dos animais com autonomia e desenhar eles. Quando todos terminarem, iremos corrigir coletivamente refletindo sobre a escrita de cada um. Os alunos deverão deixar a palavra que eles escrevam e escrever a palavra correta abaixo. Fazer a tarefa do gato Xadrez (não fizemos semana passada, houve aula de Educação Física).
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior.
5º momento: Brincar com  jogos de matemática. Jogo trilha. Pizza 10. Dominó das imagens/Jogo da memória/jogo da velha.

Colar tarefa para casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.





Terça-feira, 30 de janeiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História e Geografia,.
Conteúdos: Regras de convivência, leitura e escrita de texto coletivo.
Objetivos (geral e específicos): Compreender a importância das regras para a boa convivência nos espaços de convivência coletiva; Produzir texto oral, fortalecer a coordenação motora por meio de desenho e pintura.
Recursos: Material de registro.
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Corrigir tarefa do dia anterior coletivamente. Sentar com os alunos e conversar sobre o que devemos e não devemos fazer na sala de aula. Iremos discutir e registrar quais regras e combinados serão as regras da nossa sala e quais seriam as consequências A professora vai escrever em pequenas fichas e os alunos irão ilustrar.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Copiar do quadro o cabeçalho copiar 2 regras da nossa sala e ilustrar.
5º momento: Copiar data no caderno de dever de casa e comando: Faça uma lista das coisas que encontramos no mercado. Treine a leitura dos itens escritos.  Recorte,  organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.



 



Quarta-feira, 31 de janeiro
Componentes curriculares: Matemática e Língua Portuguesa.
Conteúdos: Sequência numérica, medidas,
Objetivos (geral e específicos): Compreender a sequência numérica. Registrar valores. Confecccionar e interpretar tabelas.
Recursos: Trena, cartaz, balança, material de registro.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
5º momento: Perguntar aos alunos qual é o tamanho de cada um, desenvolver com os alunos uma fila crescente e uma decrescente. Perguntar aos alunos qual é o tamanho de cada um. Apresentar uma trena aos alunos e medir todos os alunos. Faremos uma tabela de e iremos comparar os tamanhos deles e falar brevemente sobre o metro e os centímetros.  Pesar todos e comparar os pesos. Na tabela cada um vai escrever seu próprio nome. Quando pesarmos eles vão anotar seu peso para escrever na tabela.
2º momento: Copiar cabeçalho no caderno e os títulos: 1. Meu tamanho é:/2. meu peso é:/ 3. A maior criança da sala é o(a):/ 4. A menor criança da turma é o(a): 5. Desenhe você.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar a atividade do período anterior.
5º momento: Organizar tarefas para casa.  Recorte,  organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento:
Observações:



Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.

Quinta-feira, 1º de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos: Récita numérica, sucessor e antecessor dos números até 28, calendário do mês de fevereiro.
Objetivos (geral e específicos): Identificar sucessor e antecessor dos números até 28, montar e conhecer calendário do mês de fevereiro, perceber os feriados, organizar sequência numérica dos numerais até 28, identificar e representar os numerais, quantificar os numerais até 20.
Recursos:  Atividades impressa, números impressos.
Referências: REAME, Eliane ET AL.  Matemática no dia a dia da Educação Infantil. Editora Saraiva.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Fazer uma votação de qual história eles vão querer ouvir, fazer gráfico quantitativo no quadro. As opções serão dos livros e histórias já lidas até agora em sala. Sentar em roda, contar a história. Conversar oralmente sobre a história (interpretação de texto). Fazer sobre o mês de fevereiro e montar o calendário de varal. Os alunos vão receber um dia cada um e esticaremos um barbante e iremos colar os dias do mês em ordem. Após terminar vamos conversar: Em qual dia da semana caiu o primeiro dia e o último dia? Quantos sábados teremos em fevereiro? E domingos? Quantos feriados? E assim por diante.  
2º momento: Os alunos vão copiar cabeçalho no quadro e o título: Sequência numérica. Os alunos terão alguns números embaralhados para ordenar na sequência numérica no caderno (de 0 à 2).
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Continuar atividade do período anterior.
5º momento: Explicar tarefa de casa: Fazer uma lista de todas as frutas que conseguir.  Recorte, organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.





Sexta-feira, 2 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte.
Conteúdos: Leitura e Escrita, Dramatização.
Objetivos (geral e específicos): Formular hipóteses de escrita e leitura. Desenvolver a memória e expressão oralmente por meio de jogos teatrais.
Recursos: Máscaras, atividades,
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Contar novamente a história do gato xadrez e os alunos vão representar usando máscaras. A professora vai tirar fotos que será uma atividade de produção de texto nos dias subsequentes.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: No caderno de Português os alunos vão copiar o cabeçalho, data e título: Era uma vez um gato xadrez... Os alunos irão fazer uma lista de cores e desenhos dos gatos da história. As crianças deverão formular hipóteses de escrita. Depois faremos uma correção coletiva, deixar registrado no caderno as duas palavras.
5º momento: Explicar tarefa de casa: Pesquise em jornais e revistas palavras que começam com a letra C, recorte e cole abaixo:
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações: Pedir aos alunos garrafas pet vazias para confeccionar jogos na semana seguinte.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS