Seguidores

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Planejamento primeira semana - 2º ano

     Planejamento para 1ª semana letiva
        22 à 26 de janeiro.
Segunda-feira, 22 de janeiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa/Arte
Conteúdos:
- Práticas de leitura e escrita. 
- Apropriação do Sistema de escrita. 
- Compreensão e direção convencional da escrita.
- Interpretação Oral
Objetivos (geral  e  específicos):
·        Socializar e conhecer professoras e alunos;
·        Realizar sondagem sobre habilidade motora, coordenação motora, manuseio de materiais diversos, autonomia;
·        Apreciar e expressar-se oralmente por meio de dinâmica e história;
Recursos:
Referências:
JUQUINHA, O COELHINHO QUE NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR. https://www.youtube.com/watch?v=tUL3Kpt2w6o
Desenvolvimento
1º momento (13h):
Receber a turma no pátio e encaminhar para a sala. Receber os materiais e guardar no armário, explicar aos alunos quais ficam na escola e quais ficam devem ir para casa e vir todos os dias para a escola. Convidar os alunos para sentar em roda e fazer a dinâmica do “Eu sou___, você é?__”, que consiste em...
Com o objetivo de memorizar os nomes de todos cantaremos a música: “O Fulano comeu pão na casa do João...”
2º momento (13h5min):
Contar para os alunos a história:
O COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR
Personagens: Coelhinho Juquinha, coelhinhos irmãos de Juquinha, tio Coelho, pássaro mensageiro, coelhinha e vários animaizinhos da floresta.
*Caracterizar as crianças; escolher um narrador (ou contar com fantoches).
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só um ficava em casa, o coelhinho Juquinha.
- Aprender a ler? Para que? Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir.
Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu distrair-se e pensou:
- Vou à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do tio Coelho, bateu... Chamou... Chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
- Com certeza tio Coelho foi fazer alguma visita. Vou embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
- Estou vindo de sua casa, tio Coelho. Que pena o senhor ter ido fazer visita justamente hoje.
- Fazer visitas? Você não leu o aviso que coloquei na porta?
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e explicou:
- Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.
- Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João de Barro não estava. Mas, bem embaixo de sua casa, havia uma cadeira com um aviso.
- Agora, já sei ler avisos. Senhor João de Barro volta já, vou sentar e esperar um pouco. Que horror! Sujei-me todo de tinta, por que não me avisaram?
Um pássaro mensageiro que passava disse: 
- Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: tinta fresca.
- Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo sobre avisos.
Juquinha foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel.
- Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo, aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe.
No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
- Um piquenique! E não me convidaram!
A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:
- Por que você está chorando, Juquinha?
- Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim.
- Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na caixa do correio de sua casa.
- Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta fresca.
- Ora Juquinha, que vergonha! Você precisa aprender a ler.
- Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles tinham se esquecido de mim, eu preciso aprender a ler, preciso aprender a ler. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.
Após a historia, conversar com os alunos e ver se as hipóteses levantadas se confirmaram e quais das hipóteses mais se aproximaram da história ouvida.  Reconto: Será que alguém saberia recontar a história que ouviram? Dar a oportunidade dos alunos fazerem o reconto.  Dar uma folha e pedir que ilustrem a história.

INTERPRETAÇÃO ORAL DA HISTÓRIA
A) QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA?
B) QUAL O NOME DO COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR?
C) PARA O COELHINHO JUQUINHA, PORQUE ELE NÃO PRECISAVA IR A ESCOLA?
D) QUAL FOI O 1º PASSEIO DO COELHO JUQUINHA?
E) O QUE O COELHO JUQUINHA FOI FAZER NA CASA DO TIO COELHO?
F) O QUE TINHA NO AVISO DA PORTA DA CASA DO TIO COELHO? PARA QUE SERVEM OS AVISOS? ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LOS?
G) O SEGUNDO PASSEIO DO COELHO JUQUINHA FOI NA CASA DO SENHOR JOÃO DE BARRO. QUE EPISÓDIO ACONTECEU NESTA VISITA? POR QUÊ?
H) O QUE TINHA NO AVISO NA CASA DO SENHOR JOÃO DE BARRO?
I) POR QUE O COELHO JUQUINHA SENTIU NECESSIDADE DE IR À ESCOLA?
-Discutir com alunos ao longo das aulas a importância de se estudar.
_ E vocês? Acham importante vir à escola e estudar? O que esperam aprender aqui na escola esse ano?
3º momento: Lanche.
4º momento: Recreio.
5º momento: Conversar com as crianças sobre o cuidado com o caderno, ler para eles os avisos que serão colados no caderno. Disponibilizar para os alunos pedaços de casinha para eles montarem (janelas, portas, telhados, paredes).
6º momento (16h50min):  Cantigas de roda/brinquedo cantado: Caranguejo não é peixe, Oi eu sou o Zé, Fui visitar minha tia em Marrocos...
7º momento (17h):  Organizar a sala para a saída, entregar lembrancinhas.
Observações:










Terça-feira, 23 de janeiro
Componentes curriculares: Matemática e Língua Portuguesa
Conteúdos: Revisar numerais de 0 à 20; Identificar numerais de 0 à 20; Revisar vogais; Formular hipóteses de leitura e escrita, Escrita espontânea.
Objetivos (geral e específicos):
·        Diagnosticar a situação de aprendizagem individual dos alunos;
·        Organizar caderno de Língua Portuguesa;
·        Sondar a escrita do nome;
·        Ampliar a coordenação motora por meio de coordenação motora, manuseio de materiais diversos,
·        Desenvolver autonomia;                                                                        
·        Apreciar história.
____________________________________________________________________________
Recursos: Fantoches, atividades xerocadas, caderno.
Desenvolvimento
1º momento (13h): Pátio com a turma para oração.
2º momento: Organizar as mochilas nas mesas e cadeiras. Sentar em roda, observar quem veio pela primeira vez e fazer novamente a dinâmica de apresentação e música do pão. Vamos relembrar o que fizemos no dia anterior. Contar a história o Gato xadrez com fantoches:


ERA UMA VEZ  UM GATO  XADREZ/Bia Vilella

ERA UMA VEZ   UM GATO XADREZ
CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.

ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.

ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO E
FEZ CARETA NO ESPELHO.

ERA UMA VEZ UM GATO AMARELO.
ESQUECEU DE COMER E
FICOU MEIO MAGRELO.

ERA UMA VEZ UM GATO VERDE.
ELE ERA PREGUIÇOSO
E FOI DEITAR NA REDE.

ERA UMA VEZ UM GATO COLORIDO.
BRICAVA COM OS AMIGOS
E ERA MUITO DIVERTIDO.

ERA UMA VEZ UM GATO LARANJA.
FICOU DOENTE E SÓ QUERIA CANJA.

ERA UM VEZ UM GATO MARROM.
OLHOU PRA GATA E FEZ "ROM ROM".

ERA UMA VEZ UM GATO ROSA.
COMEU UMA SARDINHA DELICIOSA.

ERA UMA VEZ UM GATO PRETO.
ERA TEIMOSO E BRINCOU COM UM ESPETO.

ERA UMA VEZ UM GATO BRANCO.
ERA TÃO SAPECA QUE PULOU DO BARRANCO.

ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ...
QUEM GOSTOU DESTA HISTÓRIA QUE CONTE OUTRA VEZ...


Falar sobre as palavras que rimam no texto. Os alunos vão ser desafiados a recontar a história. Cabeçalho no caderno de Língua Portuguesa:
Escola Mun. Cel. Salomão Clementino de Faria
Os alunos vão receber o texto com lacunas para completar usando as palavras faltosas.
3º momento: Lanche e Recreio.
4º momento: Escrever no caderno de matemática a cidade e data: Goiânia, 23 de janeiro de 2018.  Escrever o título: BINGO e colar uma cartela de bingo. Com números até 20.

5º momento: Colar tarefas para casa.
6º momento (16h50min): Organizar a sala para saída.
7º momento (17h10min):  Saída

Observações:




Quarta-feira, 24 de janeiro
Componentes curriculares: Matemática e Língua Portuguesa
Conteúdos: Nome e sobrenome. Alfabeto.
Objetivos (geral e específicos): Trabalhar identidade; letras do próprio nome; reconhecimento do alfabeto; conhecer artista brasileiro; apreciar obra musical MPB;
Recursos: Som, material de registro (lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera),
Referências:
Desenvolvimento
1º momento (13h): Pátio com a turma para oração.
2º momento: Sentar com as crianças em roda e relembrar o que fizemos no dia anterior. Fazer o reconto da história do dia anterior: O gato xadrez. Fazer uma brincadeira chamada preguicinha. A professora vai esconder os nomes dos alunos e ir revelando aos poucos, os alunos deverão tentar ler o nome oculto. Conversar com os alunos sobre os nomes e sobrenomes. Ouvir a música do Cantor/compositor Toquinho: Gente tem sobrenome. Escrever o cabeçalho no caderno e o título: bingo do meu nome. As crianças irão receber uma ficha com seu próprio nome e faremos um bingo dessas letras, os alunos deverão encontrar e pintar ou circular. Em um trecho da música os alunos irão encontrar algumas palavras ditadas pela professora. Desenhar eles mesmos depois disso.
3º momento: Lanche e Recreio.
4º momento: Continuar a atividade do período anterior.
5º momento: Colar atividade para casa.
6º momento (16h50min):  Organizar a sala para saída.
7º momento (17h10min):  Saída.
Observações:






Quinta-feira, 25 de janeiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa
Conteúdos:  Identidade; nome próprio; alfabeto.
Objetivos (geral e específicos):  Identificar vocabulário mínimo; identificar letras do alfabeto;  Formular regras e combinados para a sala/turma.
Recursos:  Livro, material de registro, atividades  xerocada.
Referências: RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural.
Desenvolvimento
1º momento (13h):  Pátio com a turma para oração.
2º momento: Ler para os alunos o livro: Bichodário/Telma Guimarães. Sentar em roda e conversar com os alunos sobre o alfabeto de sala. Perguntar pra eles quais palavras eles gostariam de aprender a ler e escrever. Anotar essas palavras e pedir que eles desenhem usando caneta/lápis de cor preto e pintar o fundo.
3º momento: Lanche e Recreio.
4º momento: Os alunos irão copiar cabeçalho e desenhar e copiar as palavras no caderno (palavras escolhidas para aprender a ler e escrever). Conversar sobre as regras para nossa sala/turma. Anotar as falas das crianças (professora como escrita).
5º momento: Colar tarefa no caderno de casa.

6º momento (16h50min):  Organizar a sala para saída.
7º momento (17h10min): Saída.
Observações:

Sexta-feira, 26 de janeiro
Componentes curriculares:  Língua Portuguesa/História e Geografia
Conteúdos: Identidade; nome próprio; alfabeto, identidade.
Objetivos (geral e específicos): Identificar vocabulário mínimo; identificar letras do alfabeto;  Formular regras e combinados para a sala/turma.
Recursos: Livro, material de registro, atividades  xerocada.
Referências: RIZZO, Gilda. Alfabetização Natural.
Desenvolvimento
1º momento (15h) : Pátio com a turma para oração.
2º momento: Sentar em roda com os alunos, relembrar o que fizemos no dia anterior. Recontar a história: Bichodário/Telma Guimarães. Trabalhar com as fichas de nomes dos alunos, reconhecimento de nome com músicas. Os alunos vão fazer um ditado de palavras simples com cada letra do alfabeto. Após terminar o ditado faremos uma correção coletiva, os alunos irão copiar a palavra que eles estiverem escrito errado, ao lado da primeira palavra.
3º momento: Lanche e Recreio.
4º momento: Fazer desenhos ilustrativos para as regras e combinados.
5º momento: Colar atividade para casa.
6º momento: Organizar a sala para saída.
7º momento: Saída.
Observações:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS