Planejamento
para 1ª semana letiva
22 à 26 de janeiro.
Segunda-feira, 22 de janeiro
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Componentes curriculares: Língua
Portuguesa/Arte
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Conteúdos:
- Práticas de leitura e escrita.
- Apropriação do Sistema de escrita.
- Compreensão e direção convencional da escrita.
- Interpretação Oral
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Objetivos (geral e específicos):
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Socializar e conhecer professoras e alunos;
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Realizar sondagem sobre habilidade motora, coordenação motora,
manuseio de materiais diversos, autonomia;
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Apreciar e expressar-se oralmente por meio de dinâmica e
história;
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Recursos:
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Referências:
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Desenvolvimento
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1º momento (13h):
Receber a turma no pátio e encaminhar para a sala.
Receber os materiais e guardar no armário, explicar aos alunos quais ficam na
escola e quais ficam devem ir para casa e vir todos os dias para a escola.
Convidar os alunos para sentar em roda e fazer a dinâmica do “Eu sou___, você
é?__”, que consiste em...
Com
o objetivo de memorizar os nomes de todos cantaremos a música: “O Fulano comeu
pão na casa do João...”
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2º momento (13h5min):
Contar
para os alunos a história:
O COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR
Personagens: Coelhinho Juquinha,
coelhinhos irmãos de Juquinha, tio Coelho, pássaro mensageiro, coelhinha e
vários animaizinhos da floresta.
*Caracterizar as crianças; escolher um narrador (ou contar com
fantoches).
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só um ficava
em casa, o coelhinho Juquinha.
- Aprender a ler? Para que? Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar
cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir.
Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu
distrair-se e pensou:
- Vou à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do tio Coelho, bateu... Chamou... Chamou,
ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na
porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
- Com certeza tio Coelho foi fazer alguma visita. Vou embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto
andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
- Estou vindo de sua casa, tio Coelho. Que pena o senhor ter ido fazer
visita justamente hoje.
- Fazer visitas? Você não leu o aviso que coloquei na porta?
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se
lembrou de que ele não sabia ler e explicou:
- Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.
- Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar
um pouco. Seu João de Barro não estava. Mas, bem embaixo de sua casa, havia
uma cadeira com um aviso.
- Agora, já sei ler avisos. Senhor João de Barro volta já, vou sentar
e esperar um pouco. Que horror! Sujei-me todo de tinta, por que não me
avisaram?
Um pássaro mensageiro que passava disse:
- Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você
não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: tinta fresca.
- Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo
sobre avisos.
Juquinha foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do
correio aberta. Dentro dela havia um papel.
- Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo,
aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe.
No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que
estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos
passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas,
bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a
acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta.
Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
- Um piquenique! E não me convidaram!
A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:
- Por que você está chorando, Juquinha?
- Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim.
- Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na
caixa do correio de sua casa.
- Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta
fresca.
- Ora Juquinha, que vergonha! Você precisa aprender a ler.
- Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles
tinham se esquecido de mim, eu preciso aprender a ler, preciso aprender a
ler. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.
Após a historia, conversar com os alunos e ver se
as hipóteses levantadas se confirmaram e quais das hipóteses mais se
aproximaram da história ouvida. Reconto: Será que
alguém saberia recontar a história que ouviram? Dar a oportunidade dos alunos
fazerem o reconto. Dar uma folha e pedir que ilustrem a história.
INTERPRETAÇÃO ORAL DA HISTÓRIA
A) QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA?
B) QUAL O NOME DO COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR?
C) PARA O COELHINHO JUQUINHA, PORQUE ELE NÃO PRECISAVA IR A ESCOLA?
D) QUAL FOI O 1º PASSEIO DO COELHO JUQUINHA?
E) O QUE O COELHO JUQUINHA FOI FAZER NA CASA DO TIO COELHO?
F) O QUE TINHA NO AVISO DA PORTA DA CASA DO TIO COELHO? PARA QUE
SERVEM OS AVISOS? ONDE PODEMOS ENCONTRÁ-LOS?
G) O SEGUNDO PASSEIO DO COELHO JUQUINHA FOI NA CASA DO SENHOR JOÃO DE
BARRO. QUE EPISÓDIO ACONTECEU NESTA VISITA? POR QUÊ?
H) O QUE TINHA NO AVISO NA CASA DO SENHOR JOÃO DE BARRO?
I) POR QUE O COELHO JUQUINHA SENTIU NECESSIDADE DE IR À ESCOLA?
-Discutir com alunos ao longo das aulas a importância de se estudar.
_ E vocês? Acham importante vir à escola e
estudar? O que esperam aprender aqui na escola esse ano?
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3º momento: Lanche.
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4º momento: Recreio.
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5º momento: Conversar
com as crianças sobre o cuidado com o caderno, ler para eles os avisos que
serão colados no caderno. Disponibilizar para os alunos pedaços de casinha
para eles montarem (janelas, portas, telhados, paredes).
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6º momento (16h50min): Cantigas de roda/brinquedo cantado:
Caranguejo não é peixe, Oi eu sou o Zé, Fui visitar minha tia em Marrocos...
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7º momento (17h):
Organizar
a sala para a saída, entregar lembrancinhas.
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Observações:
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Terça-feira, 23 de
janeiro
Componentes curriculares: Matemática e Língua Portuguesa
Conteúdos: Revisar numerais de 0 à 20;
Identificar numerais de 0 à 20; Revisar vogais; Formular hipóteses de leitura e
escrita, Escrita espontânea.
Objetivos (geral e específicos):
·
Diagnosticar a
situação de aprendizagem individual dos alunos;
·
Organizar caderno
de Língua Portuguesa;
·
Sondar a escrita
do nome;
·
Ampliar a
coordenação motora por meio de coordenação motora, manuseio de materiais
diversos,
·
Desenvolver
autonomia;
·
Apreciar
história.
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Recursos: Fantoches,
atividades xerocadas, caderno.
Referências: http://www.espacoprofessor.com/2013/04/era-uma-vez-um-gato-xadrez.html https://br.pinterest.com/source/atividadesparaeducadores.blogspot.com.br/
Desenvolvimento
1º momento (13h): Pátio com
a turma para oração.
2º momento: Organizar as mochilas nas mesas e cadeiras. Sentar
em roda, observar quem veio pela primeira vez e fazer novamente a dinâmica de
apresentação e música do pão. Vamos relembrar o que fizemos no dia anterior.
Contar a história o Gato xadrez com fantoches:
ERA UMA VEZ UM
GATO XADREZ/Bia Vilella
ERA UMA VEZ UM GATO
XADREZ
CAIU DA JANELA E FOI SÓ UMA VEZ.
ERA UMA VEZ UM GATO AZUL.
LEVOU UM SUSTO E FUGIU PRO SUL.
ERA UMA VEZ UM GATO VERMELHO.
ENTROU NO BANHEIRO E
FEZ CARETA NO ESPELHO.
ERA UMA VEZ UM GATO AMARELO.
ESQUECEU DE COMER E
FICOU MEIO
MAGRELO.
ERA UMA VEZ UM GATO VERDE.
ELE ERA PREGUIÇOSO
E FOI DEITAR NA REDE.
ERA UMA VEZ UM GATO COLORIDO.
BRICAVA COM OS AMIGOS
E ERA MUITO DIVERTIDO.
ERA UMA VEZ UM GATO LARANJA.
FICOU DOENTE E SÓ QUERIA CANJA.
ERA UM VEZ UM GATO MARROM.
OLHOU PRA GATA E FEZ "ROM
ROM".
ERA UMA VEZ UM GATO ROSA.
COMEU UMA SARDINHA DELICIOSA.
ERA UMA VEZ UM GATO PRETO.
ERA TEIMOSO E BRINCOU COM UM ESPETO.
ERA UMA VEZ UM GATO BRANCO.
ERA TÃO SAPECA QUE PULOU DO BARRANCO.
ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ...
QUEM GOSTOU DESTA HISTÓRIA QUE CONTE
OUTRA VEZ...
Falar sobre as palavras que rimam no texto. Os alunos vão ser desafiados
a recontar a história. Cabeçalho no caderno de Língua Portuguesa:
Escola
Mun. Cel. Salomão Clementino de Faria
Os alunos vão
receber o texto com lacunas para completar usando as palavras faltosas.
3º momento: Lanche
e Recreio.
4º momento: Escrever no
caderno de matemática a cidade e data: Goiânia, 23 de janeiro de 2018. Escrever o título: BINGO e colar uma cartela de bingo. Com números até 20.
5º momento: Colar tarefas para casa.
6º momento (16h50min): Organizar a sala para saída.
7º momento (17h10min): Saída
Observações:
Quarta-feira, 24 de
janeiro
Componentes curriculares: Matemática e Língua Portuguesa
Conteúdos: Nome
e sobrenome. Alfabeto.
Objetivos (geral e
específicos): Trabalhar
identidade; letras do próprio nome; reconhecimento do alfabeto; conhecer
artista brasileiro; apreciar obra musical MPB;
Recursos: Som, material
de registro (lápis de escrever, lápis de cor, giz de cera),
Referências:
Desenvolvimento
1º momento (13h): Pátio com a turma para oração.
2º momento: Sentar com as
crianças em roda e relembrar o que fizemos no dia anterior. Fazer o reconto da
história do dia anterior: O gato xadrez. Fazer uma brincadeira chamada
preguicinha. A professora vai esconder os nomes dos alunos e ir revelando aos
poucos, os alunos deverão tentar ler o nome oculto. Conversar com os alunos
sobre os nomes e sobrenomes. Ouvir a música do Cantor/compositor Toquinho:
Gente tem sobrenome. Escrever o cabeçalho no caderno e o título: bingo do meu
nome. As crianças irão receber uma ficha com seu próprio nome e faremos um
bingo dessas letras, os alunos deverão encontrar e pintar ou circular. Em um
trecho da música os alunos irão encontrar algumas palavras ditadas pela
professora. Desenhar eles mesmos depois disso.
3º momento: Lanche
e Recreio.
4º momento: Continuar
a atividade do período anterior.
5º momento: Colar
atividade para casa.
6º momento (16h50min): Organizar a
sala para saída.
7º momento (17h10min): Saída.
Observações:
Quinta-feira, 25 de
janeiro
Componentes curriculares: Língua Portuguesa
Conteúdos: Identidade; nome
próprio; alfabeto.
Objetivos (geral e específicos): Identificar vocabulário mínimo;
identificar letras do alfabeto; Formular
regras e combinados para a sala/turma.
Recursos: Livro, material de registro,
atividades xerocada.
Referências: RIZZO, Gilda.
Alfabetização Natural.
Desenvolvimento
1º momento (13h): Pátio com
a turma para oração.
2º momento: Ler
para os alunos o livro: Bichodário/Telma Guimarães. Sentar em
roda e conversar com os alunos sobre o alfabeto de sala. Perguntar pra eles
quais palavras eles gostariam de aprender a ler e escrever. Anotar essas
palavras e pedir que eles desenhem usando caneta/lápis de cor preto e pintar o
fundo.
3º momento: Lanche
e Recreio.
4º momento: Os alunos
irão copiar cabeçalho e desenhar e copiar as palavras no caderno (palavras
escolhidas para aprender a ler e escrever). Conversar sobre as regras para
nossa sala/turma. Anotar as falas das crianças (professora como escrita).
5º momento: Colar tarefa
no caderno de casa.
6º momento (16h50min): Organizar a
sala para saída.
7º momento (17h10min): Saída.
Observações:
Sexta-feira, 26 de
janeiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa/História e Geografia
Conteúdos: Identidade;
nome próprio; alfabeto, identidade.
Objetivos (geral e
específicos): Identificar
vocabulário mínimo; identificar letras do alfabeto; Formular regras e combinados para a
sala/turma.
Recursos: Livro,
material de registro, atividades
xerocada.
Referências: RIZZO, Gilda.
Alfabetização Natural.
Desenvolvimento
1º momento (15h) : Pátio com
a turma para oração.
2º momento: Sentar
em roda com os alunos, relembrar o que fizemos no dia anterior. Recontar a
história: Bichodário/Telma Guimarães. Trabalhar com
as fichas de nomes dos alunos, reconhecimento de nome com músicas. Os
alunos vão fazer um ditado de palavras simples com cada letra do alfabeto. Após
terminar o ditado faremos uma correção coletiva, os alunos irão copiar a
palavra que eles estiverem escrito errado, ao lado da primeira palavra.
3º momento: Lanche
e Recreio.
4º momento: Fazer
desenhos ilustrativos para as regras e combinados.
5º momento: Colar
atividade para casa.
6º momento: Organizar
a sala para saída.
7º momento: Saída.
Observações:
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