Planejamento
para 4ª semana letiva
5 à 9 de fevereiro.
Segunda-feira, 5 de fevereiro
Componentes
curriculares: Língua Portuguesa e
Matemática
Conteúdos: Leitura e escrita de gráficos e tabelas.
Objetivos (geral e
específicos): Compreender sistema
monetário; nomear cédulas; adicionar e subtrair; Participar de jogo obedecendo as
regras; formular hipóteses de escrita de numerais, ordenar sequência numérica.
Recursos:. Materiais recicláveis (garrafas pet).
Referências: http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/62-caderno-7-alfabetizacao-matematica-na-perspectiva-do-letramento
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer oração com os
alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º
momento: Sentar com os alunos em
roda e mostrar as cédulas do nosso sistema monetário. O jogo
é composto por 6 garrafas, cada uma ilustrada com uma cédula nos valores R$
2,00 / R$ 5,00 / R$ 10,00 / R$ 20,00 / R$ 50,00 / R$ 100,00. As crianças precisam
identificar o valor da nota e representá-lo por escrito, usando símbolos matemáticos.
O objetivo do jogo é obter o maior valor monetário entre os grupos formados
acertando-se as garrafas. Cada grupo recebeu uma tabela para que, a cada rodada
do jogo, eles anotassem os valores que foram adquiridos pelos componentes do grupo, no momento de cada jogada. Cada
jogador escrevia seu nome e registrava os valores obtidos em cada jogada. Ao
explicar todas as regras e Procedimentos
aos alunos, posicionamos as garrafas e estipulamos o limite de distância para
arremessar a argola ou bola.
______________________________________________________________________
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Fazer atividade no caderno. Copiar cabeçalho. Os alunos vão
receber uma lista de imagens de cédulas. Os alunos vão tentar escrever os nomes
das cédulas por extenso. No final iremos corrigir coletivamente no quadro e
refletir sobre a escrita desses números.
5º momento: Explicar tarefa de casa.
Colar tarefa para casa.
6º
momento: Organizar a sala para a
saída.
7º
momento: Saída.
Observações:
Terça-feira, 6 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita; Correspondência
imagem/som/letra inicial.
Objetivos
(geral e específicos): Fazer correspondência entre
som/letra inicial e imagens. Identificar letras do alfabeto. Reproduzir os sons
das letras do alfabeto. Formular hipóteses de escrita.
Recursos: Material de registro.
Referências: Como fazer para a criança aprender as letras/Taise Agostini
https://www.youtube.com/watch?v=ZToud0yY5Mo&pbjreload=10
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar a rotina do dia. Corrigir tarefa do dia anterior.
Contar a história: O senhor Alfabeto/ Davi Piedade. Conversar sobra a história (interpretação de
texto oral). Revisar os sons das consoantes com os alunos. Brincar de passa a
lata (batatinha quente), dentro da lata haverá figuras cujos nomes correspondam
à letras que estarão no centro da roda. Quando a lata parar na mão de alguma
criança ela irá pegar uma figura e buscar sua letra inicial se ela acertar
ficará com o par, ganha quem ficar com mais pares no final. Música: “Passa pela
roda, sem a roda desmanchar, quem ficar com a lata, uma letra vai tirar.”, ela
vai falar em voz alta o nome da letra. Vamos reforçar os sons das letras que
surgirem.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Copiar do quadro o cabeçalho. A
professora vai fazer um ditado com as figuras do jogo. Depois iremos corrigir
no quadro.
5º momento: Explicar tarefa de casa.
Pesquisar, recortar e colar palavras que começam com a letra C.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Quarta-feira, 7 de fevereiro
Componentes curriculares: Matemática,
Língua Portuguesa e Arte.
Conteúdos: Sequência numérica, adição e
subtração, alfabeto, contagens, quantidade. Leitura e escrita. Movimento.
Objetivos
(geral e específicos): Compreender sequência numérica.
Registrar valores. Formular hipótese de leitura e escrita. Desenvolver
lateralidade. Perceber ritmo. Reproduzir movimento. Adicionar e subtrair.
Identificar letras em um texto. Encontrar palavras. Completar sentenças
(frases).
Recursos: Papel pardo, texto impresso, som,
pendrive, material de registro.
Referências: RIZZO,
gilda. Alfabetização natural. Rio de
janeiro: Bertrand, 2002.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de
aula.
2º momento: Informar aos alunos a rotina do dia. Colocar a música: Lindo balão
azul/A turma do balão mágico. Apresentar um cartaz com a letra da música
faltando algumas palavras. Essas palavras ausentes serão distribuídas entre os
alunos e eles deverão perceber quais estão com eles para completar o texto,
escrevendo ela no espaço. Haverá também figuras correspondendo as palavras
ausentes para ajudar os alunos a acompanhar o texto.
Lindo Balão Azul
Guilherme Arantes
Eu vivo sempre
No __________ da ___________
No __________ da ___________
Por que sou ______ _________
O meu papo futurista
É lunático
O meu papo futurista
É lunático
Eu vivo sempre
No _________ da _____________
Tenho alma de ______________
Sou um gênio ______________
E romântico
No _________ da _____________
Tenho alma de ______________
Sou um gênio ______________
E romântico
Eu vivo sempre
No _______ da ______
Porque sou ______________
Desde o meu __________ passo
Pro _____________
No _______ da ______
Porque sou ______________
Desde o meu __________ passo
Pro _____________
Eu vivo sempre
No _______ da ______
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
No _______ da ______
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona
Nessa cauda de cometa
Ver a via láctea
_____________ tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa ______________
Voltar pra _________________
Nosso _______ _______ _______
Nessa cauda de cometa
Ver a via láctea
_____________ tão bonita
Brincar de esconde-esconde
Numa ______________
Voltar pra _________________
Nosso _______ _______ _______
Nosso lindo balão azul
Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh!
Nosso lindo balão azul
Uh! Uh! Uh! Uh
Uh! Uh! Uh! Uh
|
Depois disso vamos dançar a
coreografia da música.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Os alunos farão tarefa no caderno
de completar o texto/letra da música.
5º momento: Organizar tarefas para casa. Pesquise
em casa panfletos, revistas ou jornais palavras que comecem com a letra E
recorte e cole abaixo. Recorte, organize as sílabas e cole as palavras.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Quinta-feira, 8º de fevereiro
Componentes curriculares: Língua portuguesa
Conteúdos: Leitura e escrita. Letras E e M. Leitura e escrita.
Letra/imagem/som.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar, grafar, ler,
reproduzir som das Letras E e M. Formular hipóteses de escrita. Relacionar
letra/om/imagem. Identificar letras e palavras em texto.
Recursos: Fichas de leitura, papel pardo,
material de registro.
Referências: http://tatiana-alfabetizacao.blogspot.com.br/2007/07/preguicinha-oral-uma-das-atividades-que.html
Desenvolvimento
1º momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar aos alunos a rotina do dia.
Fazer calendário e chamada com fichas de nomes. Contar a história: A Escola do
Marcelo/Ruth Rocha. Conversar sobre a história. Fazer a brincadeira preguicinha
com palavras iniciadas om a letra E e M. O seu
processo é a leitura lenta, enunciando-se o som de cada letra à medida que vai
sendo descoberto, procurando-se emendar cada som emitido ao seguinte, como na palavra original. Não deixando que
fiquem isolados. Após o término, releitura em velocidade normal.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las.
O objetivo dessa atividade e fazer o aluno compreender o processo analítico que está realizando. A preguicinha é uma análise estrutural. O todo significado da palavra permanece inteiro, não é destruído, seu significado não é despedaçado em partes menores, sem conteúdo ideativo. O aluno aprende a descobrir o valor sonoro de cada letra ou conjunto de letras, dentro do todo audiovisual da palavra inteira, sem isolá-las.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Confeccionar cartaz com caçadas às
letra E e M. usando as palavras da preguicinha. Copiar cabeçalho no caderno de
Português e copiar algumas palavras e fazer desenho representando a palavra,
circular as letras estudadas.
5º momento: Desenhe sua casa e sua família,
faça uma lista dos nomes dos seus familiares. Recorte, organize as sílabas e cole as
palavras.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações:
Sexta-feira, 9 de fevereiro
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita. Literatura.
Objetivos
(geral e específicos): Formular hipóteses de leitura e escrita. Interpretar textos.
Recursos: Máscaras, atividades,
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no
pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a
tarefa do dia anterior.
2º momento: Em roda, recontar a história: A Escola do Marcelo/Ruth Rocha.
Interpretaremos o texto de maneira oral. Faremos um ditado de palavras sobre o
livro, tais como: escola, Marcelo, professora, Márcia, pátio, gato, rato,
campo, cidade, imaginação, caderno, ratinho, brincadeira, quadro, cadeira,
mesa, livro, lápis, números, salamandra, papel, cor, canetinha. Haverá balões
na sala e dentro de cada um haverá uma palavra dessas citadas. Os alunos
escolherão um balão e irão estourar e depois tentar ler, se ler sozinho ganha
um pirulito, de precisar da ajuda de um amigo e acertarem, os dois irão ganhar
uma balinha. Os balões serão numerados e teremos um cartaz numerado também,
cada palavra estourada deverá ser copiada no cartaz.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Tomar a leitura dos
alunos, cada número eles deverão ler a palavra escrita. Copiar cabeçalho no caderno de Língua
Portuguesa e responder as perguntas:
Escola Mun. Cel. Salomão C. de Faria
Goiânia, 9 de fevereiro de 2018. Interpretação de texto:1. Qual é o título do Livro? 2.Qual é o nome da escritora? 3. Desenhe a história.
5º momento: Não Haverá atividade para casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário