Seguidores

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Planejamento para 7ª semana letiva: 5 a 9 de março.


     Planejamento para 7ª semana: 5 a 9 de março.
Segunda-feira, 5 de março
Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Letras E e M.
Objetivos (geral e específicos): Representar, identificar e perceber os sons das sílabas e palavras iniciadas pelas letra E e M. Apreciar história. Desenvolver gosto pela leitura.
Recursos: Livro, palavras soltas, cola, papel pardo.
Referências:  Alfabetização Natural, Gilda Rizzo.
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar aos alunos a rotina do dia. Fazer calendário e chamada com fichas de nomes. Contar a história: Escola do Marcelo/Ruth Rocha. Conversar sobre a história. Fazer a brincadeira preguicinha com palavras iniciadas com a letra E /M. Confeccionar cartaz com caçadas as letra E  e M, usando as palavras da preguicinha. Copiar cabeçalho no caderno de Português e copiar algumas palavras e fazer desenho representando a palavra, circular as letras estudadas.  
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Montar Calendário do mês de março.
5º momento: Organizar tarefas para casa. Pesquise em casa panfletos, revistas ou jornais palavras que comecem com a letra E e M.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:

Terça-feira, 6 de março
Componentes curriculares: Língua Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita; Correspondência imagem/som/letra inicial.
Objetivos (geral e específicos): Fazer correspondência entre som/letra inicial e imagens. Identificar letras do alfabeto. Reproduzir os sons das letras do alfabeto. Formular hipóteses de escrita.
Recursos: Material de registro.

Referências: Como fazer para a criança aprender as letras/Taise Agostini https://www.youtube.com/watch?v=ZToud0yY5Mo&pbjreload=10

Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar a rotina do dia. Corrigir tarefa do dia anterior. Contar a história: O senhor Alfabeto/ Davi Piedade. Conversar sobra a história (interpretação de texto oral). Revisar os sons das consoantes com os alunos. Brincar de passa a lata (batatinha quente), dentro da lata haverá figuras cujos nomes correspondam à letras que estarão no centro da roda. Quando a lata parar na mão de alguma criança ela irá pegar uma figura e buscar sua letra inicial se ela acertar ficará com o par, ganha quem ficar com mais pares no final. Música: “Passa pela roda, sem a roda desmanchar, quem ficar com a lata, uma letra vai tirar.”, ela vai falar em voz alta o nome da letra. Vamos reforçar os sons das letras que surgirem.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Copiar do quadro o cabeçalho. A professora vai fazer um ditado com as figuras do jogo. Depois iremos corrigir no quadro.

5º momento: Explicar tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:


Quarta-feira, 7 de março
Componentes curriculares: Língua Portuguesa
Conteúdos: Alfabeto/letra/som. Leitura e escrita.
Objetivos (geral e específicos): Identificar, relacionar letra/som. Fazer tentativas de escrita com as palavras da história.
Recursos: Figuras, livro, material de registro.

Desenvolvimento
1º momento:  Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.

2º momento: Recontar a história: O aniversário do Senhor Alfabeto/Amir Piedade. Copiar o cabeçalho e escolher algumas figuras da história para desenhar e escrever, buscando uma escrita espontânea. Quando terminar, vamos construir a escrita das figuras de maneira coletiva, de modo que os alunos vão deixar seu desenho, sua escrita e a maneira correta de escrever.


CMZ

camisa


3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Aula de Ciências – Profª Hayla
5º momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
Tarefa de casa:
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:

Quinta-feira, 8 de março
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos: Adição e subtração. Agrupamento e desagrupamento.
Objetivos (geral e específicos): Adicionar e subtrair, agrupar e desagrupar. Identificar, relacionar números com quantidades.
Recursos: palitos de picolé, tampinhas.
Desenvolvimento
1º momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
2º momento: Aula de Hist/Geo – Profª Hayla
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Fazer atividades de adição e subtração no quadro. Para resolver utilizaremos alguns materiais concretos como palitos, tampinhas, e o que mais for preciso para responder.
5º momento: Explicar a tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações:
  


Sexta-feira, 9 de março
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos:  Sequência numérica, quantidades, agrupamento e desagrupamento.
Objetivos (geral e específicos):  Identificar, contar e perceber números e numerais.
Recursos: jogos, atividade xerocada.
Referências:
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Fazer atividade xerocada.
3º momento: Lanche e recreio
4º momento: Jogar com os alunos alguns jogos de matemática com quantidades, numerais, lógica, jogo da velha, adição entre outros.

5º momento: Explicar tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Saída.
Observações:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORPOS REDONDOS