Planejamento para 7ª semana: 5 a 9 de março.
Segunda-feira, 5 de março
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa e Matemática
Conteúdos: Letras E e M.
Objetivos
(geral e específicos): Representar, identificar e perceber os sons das sílabas e palavras
iniciadas pelas letra E e M. Apreciar história. Desenvolver gosto pela leitura.
Recursos: Livro,
palavras soltas, cola, papel pardo.
Referências: Alfabetização Natural, Gilda Rizzo.
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar aos alunos a rotina do dia. Fazer calendário e
chamada com fichas de nomes. Contar a história: Escola do Marcelo/Ruth Rocha.
Conversar sobre a história. Fazer a brincadeira preguicinha com palavras
iniciadas com a letra E /M. Confeccionar cartaz com caçadas as letra E e M, usando as palavras da preguicinha.
Copiar cabeçalho no caderno de Português e copiar algumas palavras e fazer
desenho representando a palavra, circular as letras estudadas.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Montar
Calendário do mês de março.
5º
momento: Organizar tarefas para casa.
Pesquise em casa panfletos, revistas ou jornais palavras que comecem com a
letra E e M.
6º
momento: Organizar a sala para a saída.
7º
momento: Saída.
Observações:
Terça-feira, 6 de março
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa.
Conteúdos: Leitura e escrita; Correspondência
imagem/som/letra inicial.
Objetivos
(geral e específicos): Fazer correspondência entre
som/letra inicial e imagens. Identificar letras do alfabeto. Reproduzir os sons
das letras do alfabeto. Formular hipóteses de escrita.
Recursos: Material
de registro.
Referências: Como fazer para a criança aprender as letras/Taise Agostini https://www.youtube.com/watch?v=ZToud0yY5Mo&pbjreload=10
Desenvolvimento
1º momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Informar a rotina do dia. Corrigir
tarefa do dia anterior. Contar a história: O senhor Alfabeto/ Davi Piedade.
Conversar sobra a história
(interpretação de texto oral). Revisar os sons das consoantes com os alunos.
Brincar de passa a lata (batatinha quente), dentro da lata haverá figuras cujos
nomes correspondam à letras que estarão no centro da roda. Quando a lata parar
na mão de alguma criança ela irá pegar uma figura e buscar sua letra inicial se
ela acertar ficará com o par, ganha quem ficar com mais pares no final. Música:
“Passa pela roda, sem a roda desmanchar, quem ficar com a lata, uma letra vai
tirar.”, ela vai falar em voz alta o nome da letra. Vamos reforçar os sons das
letras que surgirem.
3º momento: Lanche
e recreio
4º momento: Copiar do quadro o cabeçalho. A professora vai fazer um
ditado com as figuras do jogo. Depois iremos corrigir no quadro.
5º momento: Explicar tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala para a saída.
7º momento: Saída.
Observações:
Quarta-feira, 7 de março
Componentes curriculares: Língua
Portuguesa
Conteúdos: Alfabeto/letra/som. Leitura e
escrita.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar, relacionar letra/som.
Fazer tentativas de escrita com as palavras da história.
Recursos: Figuras, livro, material de
registro.
Referências: http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2014/03/livro-o-aniversario-do-seu-alfabeto.html#.WoNkSqinHIU
Desenvolvimento
1º momento: Fazer oração com
os alunos no pátio e ir para a sala de aula.
2º momento: Recontar
a história: O aniversário do Senhor Alfabeto/Amir Piedade. Copiar
o cabeçalho e escolher algumas figuras da história para desenhar e escrever, buscando
uma escrita espontânea. Quando terminar, vamos construir a escrita das figuras
de maneira coletiva, de modo que os alunos vão deixar seu desenho, sua escrita
e a maneira correta de escrever.
|
CMZ
|
camisa
|
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Aula de Ciências – Profª Hayla
5º
momento: Aula de Educação Física – Profª Antonieta
Tarefa de casa:
6º
momento: Organizar a sala para a saída.
7º
momento: Saída.
Observações:
Quinta-feira, 8 de março
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos: Adição e subtração. Agrupamento e desagrupamento.
Objetivos
(geral e específicos): Adicionar e subtrair, agrupar e
desagrupar. Identificar, relacionar números com quantidades.
Recursos: palitos de picolé, tampinhas.
Referências: http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2014/03/livro-o-aniversario-do-seu-alfabeto.html#.WoNkSqinHIU
Desenvolvimento
1º momento: Aula de Educação Física – Profª
Antonieta
2º momento: Aula
de Hist/Geo – Profª Hayla
3º momento: Lanche
e recreio
4º
momento: Fazer
atividades de adição e subtração no quadro. Para
resolver utilizaremos alguns materiais concretos como palitos, tampinhas, e o
que mais for preciso para responder.
5º momento: Explicar a tarefa de casa.
6º momento: Organizar a sala.
7º momento: Organizar a sala para a saída.
Observações:
Sexta-feira, 9 de março
Componentes curriculares: Matemática
Conteúdos: Sequência numérica, quantidades, agrupamento e desagrupamento.
Objetivos
(geral e específicos): Identificar, contar e perceber
números e numerais.
Recursos: jogos, atividade xerocada.
Referências:
Desenvolvimento
1º
momento: Fazer
oração com os alunos no pátio e ir para a sala de aula. Anotar a rotina do dia
no quadro. Corrigir a tarefa do dia anterior.
2º momento: Fazer atividade xerocada.
3º momento: Lanche e recreio
4º
momento: Jogar
com os alunos alguns jogos de matemática com quantidades, numerais, lógica,
jogo da velha, adição entre outros.
5º
momento: Explicar tarefa de casa.
6º
momento: Organizar a sala.
7º
momento: Saída.
Observações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário