No
nível Pré-silábico/Silábico a criança ainda
não escreve a sílaba de uma maneira convencional. Ela atribui uma letra para
cada sílaba ou fonema, essa letra pode ter valor sonoro ou não, ou seja, para
escrever a palavra MALA, ela pode escreve AA,
ML, MA, LA, ou usar duas letras de seu nome. A criança já
percebe os “pedacinhos” (separação silábica oral). Observe a evolução de escrita de um aluno partindo do pré-silábico, existe uma evolução nessa escrita. Para iniciar a escrita da palavra cavalo, essa criança pode ter começado por: CVL, AAO, por exemplo.
fonte: https://assessoriaacademicasorocaba.blogspot.com.br/2016/05/artigo-formacao-de-professores-em.html |
O que precisamos fazer nessa
etapa é aumentar seu repertório de letras e fonemas para que assim o aluno amplie
suas possibilidades na hora da tentativa de escrita.
Como ele acredita
que cada pedaço/sílaba é escrito por apenas um letra devemos utilizar
atividades que “quebre” esse pensamento deles desafiando-os a pensar mais com
apoio da professora e fazer com que eles avancem. Compreender a estruturas das sílabas e palavras, quantidades de letras, identificar consoantes e vogais é necessário nessa hipóteses. Como a escrita do nome é algo
bastante significativo, é importante partir do nome da criança, perguntar se aquela
letra que ele escolheu tem no nome dele, se ele sabe o nome dela, seu som, qual
palavra escrevemos com ela...
Atividades para os
pré-silábicos:
* Forca;
* Cruzadinhas
* Completar
palavras
* Montar nomes, palavras
e sílabas com ajuda do alfabeto móvel
Postagem com o alfabeto dos fonemas para "bombar" esses pré-silábicos:
http://mirellaazenha.blogspot.com.br/2018/02/alfabeto-dos-fonemas.html
Postagem com o alfabeto dos fonemas para "bombar" esses pré-silábicos:
http://mirellaazenha.blogspot.com.br/2018/02/alfabeto-dos-fonemas.html
Para saber mais indico esses dois livros:
Abaixo
disponho alguns exemplos de atividades, afirmo que ESSAS
ATIVIDADES NÃO FORAM FEITAS POR MIM e algumas tem seus
autores nas margens, vale a pena ir até esses sites pois eles sempre tem mais
atividades interessantes. Meu objetivo é que vocês percebam quais tipos de
atividades utilizar para ajudar os alunos avançarem em suas escritas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário